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in Colunistas, Notícias, Principal

Transporte internacional de cargas LCL e os custos no Brasil

Embarque consolidado é opção para quem quer importar pequenos volumes

16/04/2020 - 17h30min
Rafael SchneiderbyRafael Schneider
Transporte Internacional de cargas LCLConsolidadas e custos no Brasil_OMDN_O Mundo dos Negócios_kjpargeter-freepik

Crédito da imagem: Kjpargeter/Freepik

Por Rafael Schneider

Em momentos como este que estamos vivenciando, onde a economia brasileira encolhe, é normal as empresas importarem menos para manter seus negócios rodando até o reaquecimento econômico. Neste período é muito comum a procura por embarque LCL (Less than Container Load) ou consolidado como opção para trazer as mercadorias.

O embarque LCL é um serviço mais barato, pois o cliente acaba ocupando uma parte do contêiner e rateando o custo do frete e despesas de destino com outros embarcadores. Essa é uma excelente opção para pequenos volumes/pesos.

Embora seja um serviço de baixo custo em frete internacional e despesas de destino, outros custos na cadeia logística brasileira são bem elevados para esse perfil de carga. Um exemplo é a despesa no armazém de destino onde será realizada a desunitização do contêiner para a presença de carga.

A conclusão do embarque LCL se dá no momento em que a carga é desovada e presenciada. Esse procedimento só é possível ser realizado dentro de recintos alfandegados, sejam zonas primárias ou secundárias.

A definição de qual armazém alfandegado fará esse trâmite logístico é feita pelo agente consolidador, também conhecido como co-loader. É ele quem faz toda a logística de consolidação da carga no país de origem e quem determina onde o contêiner será desovado. O co-loader tem total autonomia para mudar o armazém de desova a qualquer momento, inclusive com a carga já no mar.

Os custos de movimentação e armazenagem da tabela pública (sem negociação) cobrados por estes armazéns alfandegados para carga LCL é extremamente alto, se comparados com os das cargas FCL (full container). Na maioria dos casos, eles excedem muito ao valor do frete internacional e podem inviabilizar a importação.

Portanto, embora o embarque LCL seja uma excelente opção para baratear o frete internacional, por outro lado, o importador terá um custo logístico alto.

Para que o importador possa se resguardar de possíveis “surpresas” relacionadas ao custo do seu embarque LCL é importante que:

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  • Durante a negociação do frete internacional do embarque LCL, pergunte ao agente de carga qual será o terminal de desova;
  • Caso já possua uma tabela de armazenagem e movimentação negociada para carga LCL com algum armazém alfandegado (porto ou CLIA), informe seu agente de carga no momento da solicitação de cotação para que ele possa acionar o co-loader que faz a operação no mesmo terminal;
  • Se ainda não tem uma tabela de valores negociados, solicite uma negociação diferenciada da tabela pública para seus embarques LCL. Nesses casos, o agente de carga pode auxiliar informando o contato comercial dos terminais ou, como no Porto de Santos, o agente de cargas pode solicitar a negociação caso a caso;

Caso você tenha alguma dúvida quanto aos trâmites para embarque ou negociação de carga LCL, entre em contato comigo através do e-mail rafael@ethima.com.br ou pelo telefone (47) 3319-4265, para que eu possa ajudar você a encontrar o melhor caminho para sua importação.

 

Leia também outros artigos e reportagens com Rafael Schneider.

Tags: Carga LCLEthima LogisticsRafael Schneidertransporte internacional

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Rafael Schneider

Rafael Schneider

Administrador de empresas, Diretor Comercial na Ethima Logistics. Trabalha mais de 10 anos na área de Comércio Exterior com ênfase em importação e logística internacional. Atuou como coordenador de importação com foco em análise de custo, desenvolvimento de parceiros logísticos (armazém e transporte) e em gestão de pessoas.

rafael@ethima.com.br


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