Publicidade
OMDN
  • Notícias
  • Freetime
  • Colunistas
  • Comexpedia
No Result
View All Result
OMDN
  • Notícias
  • Freetime
  • Colunistas
  • Comexpedia
No Result
View All Result
No Result
View All Result
OMDN
Home Especiais
in Especiais, Notícias

Rotas estratégicas: quais fatores determinam trajeto dos navios

Especialista explica o que leva as companhas marítimas a oferecer serviços em determinados portos

03/09/2019 - 15h55min
Rotas estratégicas: quais fatores determinam trajeto dos navios

Do valor total das mercadorias negociadas internacionalmente, dois terços são transportados pelos armadores, de acordo com dados do World Shipping Council. O transporte marítimo é o meio mais procurado para levar cargas a grandes distâncias, e a eficiência das operações depende da disponibilidade e da frequência com que os navios atracam nos portos. Mas, antes de soltar a âncora, muitos fatores são considerados pelas companhias marítimas.

Segundo o especialista em transporte internacional da Ethima Logistics, Rafael Schneider, os armadores escolhem os locais por onde vão passar de acordo, principalmente, com a demanda de carga para um destino e a possibilidade de encaixar o terminal em uma rota já existente.

Além da demanda, também é considerada a disponibilidade de outras companhias utilizarem este porto, condições operacionais e os custos para adicionar um porto a mais na rota”, explica.

Entre as condições operacionais, as companhias de transporte marítimo prezam pela infraestrutura dos terminais e a disponibilidade das chamadas “janelas de atracação”, que são os agendamentos de data e horário para atracação e desatracação do navio no porto. Outro diferencial importante é a possibilidade de conexão entre várias linhas num mesmo terminal, como entre um serviço de cabotagem (transporte marítimo na costa de um mesmo país) e um de longo curso (entre dois países).

Publicidade

Encurtar distâncias

Importantes para a economia mundial, os armadores estão sempre buscando formas de encurtar as distâncias com maior eficiência, de modo a evitar desperdício de tempo, espaço vazio e custo de oportunidade. “Um armador faz alterações em seus serviços sempre que há necessidade, porém, sabemos que as alterações não são tão comuns de acontecer. As variáveis que influenciam uma mudança no serviço podem ser de cunho comercial ou operacional”, acrescenta Schneider.

As variáveis de cunho comercial a que ele se refere são, principalmente, relacionadas aos preços praticados pelo porto ou até mesmo uma solicitação por parte dos principais clientes. Assim como essas condições podem atrair os armadores para operar em um porto caso sejam positivas, o contrário também é verdadeiro. Ou seja, as companhias podem retirar serviços se a operação deixar de ser estrategicamente interessante.

Tags: Ethima LogisticsNaviosRafael SchneiderTransporte Marítimo

Compartilhe:

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Publicidade

Últimas Notícias

Internacionalização de Empresas de Tecnologia
Notícias

Internacionalização de Empresas de Tecnologia

Como saber se é o momento de transpor fronteiras e como conduzir este processo

by OMDN
26/05/2022 - 12h34min
0

Dos muitos caminhos para uma companhia de tecnologia marcar presença no exterior, um tem se mostrado cada vez mais interessante...

Read more
Movimentação de contêineres aumenta nos portos do país
Especiais

Movimentação de contêineres aumenta nos portos do país

O porto catarinense Portonave lidera o crescimento em 44% no período de comparação

by OMDN
02/05/2022 - 12h22min
0

Assim como ocorre no mundo todo, o Brasil tem visto um crescimento elevado na movimentação portuária em 2021. Até setembro,...

Read more
Como evitar multas na importação?
Especiais

Como evitar multas na importação?

Classificação equivocada ou imprecisa da mercadoria é o principal motivo de dor de cabeça na hora de importar

by OMDN
22/04/2022 - 12h35min
0

Crocs é uma marca de calçado impermeável ou de sandália de borracha? Perguntas assim podem não ter importância no dia...

Read more
Por que falta matéria-prima no mundo?
Destaques

Por que falta matéria-prima no mundo?

Escassez de contêineres se tornou causa e efeito de problemas na cadeia global de suprimentos

by OMDN
11/04/2022 - 18h26min
0

A começar por contêineres, chegando a embalagens, semicondutores e peças de reposição, o mundo todo passa por uma crise de...

Read more

Acesse+



Entenda os câmbios

Revistas

Portal lança a nova edição da Revista OMDN

NÃO PERCA! Revista OMDN apresenta sua vigésima primeira edição

Vigésima Edição da Revista OMDN já à Disposição

Capa Revista OMDN 19 - O MUNDO DOS NEGÓCIOS

O Mundo dos Negócios – Edição 19 – já está disponível!

Capa Revista OMDN 18 - O MUNDO DOS NEGÓCIOS

O Mundo dos Negócios – Edição 18 – já está disponível!

Veja todas as edições
Publicidade
Água Marinha Comex, OMDN, O Mundo dos Negócios

Colunistas

Marcelo Raupp

A Responsabilidade do Comércio Exterior

Marcelo Raupp

Marcelo Raupp

Porto Público ou Porto Privado?

Marcelo Raupp

Renata Goulart Fernandes

Exportação Direta ou Indireta?

Renata Goulart Fernandes

Claudia Fiedler

Afinal, qual a importância da NCM – Nomenclatura Comum do Mercosul?

Claudia Fiedler

Renata Goulart Fernandes

Diferenças entre vender para o Brasil e para o exterior

Renata Goulart Fernandes

Mais Lidas

Qual é o tamanho de um container?

O que é peso bruto e peso líquido?

Tipos de caminhões: conheça o Truck ou Caminhão Pesado

Tipos de Navios: conheça o Roll on-Roll off (Ro-Ro)

Caça-Palavras do Comex

Siga-nos

  • Quem Somos
  • Contato
  • Participe
  • Catálogo Comex
  • Produtos OMDN
  • Anuncie Aqui
Next Post
Novidades Legais, legislação, OMDN, O Mundo dos Negócios

Novidades Legais: ZPEs e antidumping

  • Quem Somos
  • Contato
  • Participe
  • Catálogo Comex
  • Produtos OMDN
  • Anuncie Aqui
  • Home
  • Notícias
  • FreeTime
  • Colunistas
  • Comexpedia
  • Quem Somos
  • Contato
  • Participe
  • Catálogo Comex
  • Produtos OMDN
  • Anuncie Aqui
  • Revistas OMDN
  • Política de Privacidade

© 2019 - Design by Move | Code & Development by Bike