Publicidade
OMDN
  • Notícias
  • Freetime
  • Colunistas
  • Comexpedia
No Result
View All Result
OMDN
  • Notícias
  • Freetime
  • Colunistas
  • Comexpedia
No Result
View All Result
No Result
View All Result
OMDN
Home Notícias
in Notícias, Principal

Porto de Santos tem novas normas para atracação e prioridade

Diretrizes visam modernizar as operações na estrutura portuária

29/04/2020 - 17h01min
Porto de Santos tem novas normas para atracação e prioridade_OMDN_O Mundo dos Negócios_SPA

Foto: Divulgação/SPA

A Santos Port Authority (SPA) estabeleceu novas normas de atracação e prioridades de acesso de embarcações nas instalações do Porto de Santos (SP). As disposições alteram uma resolução da extinta Portobrás que regulava a atividade há mais de 40 anos. As novas diretrizes estão previstas na Resolução nº 59/2020 e são voltadas à modernização das operações.

Dentre as normativas está o novo plano para amarração de navios, com sugestões de arranjos para os berços. De acordo com a SPA, essa questão já contempla navios com 366 metros de comprimento, os chamados LOA 366 (do inglês, “lenght overall”). As mudanças consideraram os relatórios técnicos e a observação das melhores práticas no último ano.

Além disso, a disposição também prevê a inclusão de movimentação mínima. Para isso, passa a ser adotada uma tabela de produtividade, que variará conforme o tipo de carga. Essa base é gerada a partir das estatísticas de operação em berços públicos, permitindo otimizar a ocupação desses espaços.

Publicidade

Outra novidade prevista pela autoridade portuária é a Requisição Virtual de Atracação. Esse ponto estabelece que as demandas de atracação sejam aceitas somente por meio eletrônico. Em um primeiro momento, isso ocorrerá via e-mail, mas, posteriormente, contará com sistema próprio. A medida possibilitará alinhar processos e novas tecnologias, instituindo o fim das reuniões presenciais.

Pontos debatidos com a comunidade

Segundo a SPA, o novo regramento se baseou nas melhores práticas internacionais e foi discutido com a comunidade portuária. Esse debate ocorreu em fevereiro, por meio de consulta pública. Além disso, as diretrizes já estão adequadas para quando entrar em operação o VTS (Vessel Traffic Service – ou “Serviço de Tráfego de Embarcações”, em português).

“As novas normas representam mais um passo importante na modernização das atividades do porto”, reforça o presidente da SPA, Fernando Biral.

 

Leia também:
Porto de Santos: leilão dos terminais de celulose é aprovado
Porto de Santos volta a apresentar resultado positivo

Tags: AtracaçãoPortoPorto de Santos

Compartilhe:

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Publicidade

Últimas Notícias

Internacionalização de Empresas de Tecnologia
Notícias

Internacionalização de Empresas de Tecnologia

Como saber se é o momento de transpor fronteiras e como conduzir este processo

by OMDN
26/05/2022 - 12h34min
0

Dos muitos caminhos para uma companhia de tecnologia marcar presença no exterior, um tem se mostrado cada vez mais interessante...

Read more
Movimentação de contêineres aumenta nos portos do país
Especiais

Movimentação de contêineres aumenta nos portos do país

O porto catarinense Portonave lidera o crescimento em 44% no período de comparação

by OMDN
02/05/2022 - 12h22min
0

Assim como ocorre no mundo todo, o Brasil tem visto um crescimento elevado na movimentação portuária em 2021. Até setembro,...

Read more
Como evitar multas na importação?
Especiais

Como evitar multas na importação?

Classificação equivocada ou imprecisa da mercadoria é o principal motivo de dor de cabeça na hora de importar

by OMDN
22/04/2022 - 12h35min
0

Crocs é uma marca de calçado impermeável ou de sandália de borracha? Perguntas assim podem não ter importância no dia...

Read more
Por que falta matéria-prima no mundo?
Destaques

Por que falta matéria-prima no mundo?

Escassez de contêineres se tornou causa e efeito de problemas na cadeia global de suprimentos

by OMDN
11/04/2022 - 18h26min
0

A começar por contêineres, chegando a embalagens, semicondutores e peças de reposição, o mundo todo passa por uma crise de...

Read more

Acesse+



Entenda os câmbios

Revistas

Portal lança a nova edição da Revista OMDN

NÃO PERCA! Revista OMDN apresenta sua vigésima primeira edição

Vigésima Edição da Revista OMDN já à Disposição

Capa Revista OMDN 19 - O MUNDO DOS NEGÓCIOS

O Mundo dos Negócios – Edição 19 – já está disponível!

Capa Revista OMDN 18 - O MUNDO DOS NEGÓCIOS

O Mundo dos Negócios – Edição 18 – já está disponível!

Veja todas as edições
Publicidade
Água Marinha Comex, OMDN, O Mundo dos Negócios

Colunistas

Marcelo Raupp

A Responsabilidade do Comércio Exterior

Marcelo Raupp

Marcelo Raupp

Porto Público ou Porto Privado?

Marcelo Raupp

Renata Goulart Fernandes

Exportação Direta ou Indireta?

Renata Goulart Fernandes

Claudia Fiedler

Afinal, qual a importância da NCM – Nomenclatura Comum do Mercosul?

Claudia Fiedler

Renata Goulart Fernandes

Diferenças entre vender para o Brasil e para o exterior

Renata Goulart Fernandes

Mais Lidas

Qual é o tamanho de um container?

O que é peso bruto e peso líquido?

Tipos de caminhões: conheça o Truck ou Caminhão Pesado

Tipos de Navios: conheça o Roll on-Roll off (Ro-Ro)

Caça-Palavras do Comex

Siga-nos

  • Quem Somos
  • Contato
  • Participe
  • Catálogo Comex
  • Produtos OMDN
  • Anuncie Aqui
Next Post
Seguro de transporte internacional em tempos de COVID-19_OMDN_O Mundo dos Negócios_Rinson Chory Unsplash

Seguro de transporte internacional em tempos de Covid-19

  • Quem Somos
  • Contato
  • Participe
  • Catálogo Comex
  • Produtos OMDN
  • Anuncie Aqui
  • Home
  • Notícias
  • FreeTime
  • Colunistas
  • Comexpedia
  • Quem Somos
  • Contato
  • Participe
  • Catálogo Comex
  • Produtos OMDN
  • Anuncie Aqui
  • Revistas OMDN
  • Política de Privacidade

© 2019 - Design by Move | Code & Development by Bike