Publicidade
OMDN
  • Notícias
  • Freetime
  • Colunistas
  • Comexpedia
No Result
View All Result
OMDN
  • Notícias
  • Freetime
  • Colunistas
  • Comexpedia
No Result
View All Result
No Result
View All Result
OMDN
Home Notícias
in Notícias, Principal

Porto de Itajaí registra crescimento de 150% em três anos

Reunião da Fiesc discutiu investimentos nos portos de SC

13/02/2020 - 12h21min
Porto de Itajaí registra crescimento de 150% em três anos, OMDN, O Mundo dos Negócios

Reunião na Fiesc discutiu os investimentos nos Portos de Santa Catarina. Foto de Filipi Scotti

A movimentação de containers do Complexo Portuário de Itajaí cresceu 150% nos últimos três anos (2017 a 2019). A informação foi repassada pelo superintendente do porto, Marcelo Werner Salles durante a reunião da Câmara de Assuntos de Transporte e Logística da Fiesc e do Conselho de Infraestrutura. O encontro foi realizado para discutir os investimentos nos portos de Santa Catarina.

O presidente da Fiesc, Mario Cezar de Aguiar, destacou que Santa Catarina tem a segunda maior movimentação de containers do país e responde por 19% do total nacional. “Sem uma infraestrutura adequada, que permita a chegada e a saída de containers dos portos com agilidade, podemos perder atratividade”, disse, lembrando ainda que há um dado internacional que mostra que um container movimenta cerca de $ 1,2 mil dólares na economia. “Infraestrutura é a grande demanda de Santa Catarina. Temos que nos preparar para o futuro. As tendências são navios maiores e temos que nos preparar para recebê-los. Os dados confirmam a importância de termos portos dinâmicos e atrativos”, completou.

Neste contexto ficou evidenciada a importância do Completo Portuário de Itajaí, que movimentou 70% das exportações catarinenses em 2019 (cerca de US$ 6,2 bilhões).

Publicidade

Com relação aos investimentos, Marcelo Salles explicou que no final de 2019 foi finalizado um conjunto de obras que envolveu a bacia de evolução e sinalização náutica e permite receber navios de até 350 metros de comprimento, conhecidos como mega ships. Mas são necessários recursos da União para iniciar a segunda etapa das obras, orçada em R$ 250 milhões. “O projeto da segunda etapa está pronto e estamos buscando os recursos para dar continuidade. Se não fizermos as obras, futuramente teremos impacto na movimentação dos containers”, disse Salles, lembrando que todos os novos navios que estão sendo contratados são de 400 metros de comprimento, o que exige readequação da estrutura para receber essas embarcações maiores.

Na reunião, o diretor-presidente do Porto de São Francisco, Diego Enke, destacou as obras em andamento e as previstas para melhorar as condições operacionais. Também abordou o projeto de dragagem e aprofundamento do canal de acesso ao complexo portuário da Babitonga. “O projeto está pronto e em breve vai ter edital de chamamento público, no máximo em 90 dias”, informou.

Tags: Complexo Portuário de ItajaíFiescPorto de São Francisco do SulPortos

Compartilhe:

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Publicidade

Últimas Notícias

Internacionalização de Empresas de Tecnologia
Notícias

Internacionalização de Empresas de Tecnologia

Como saber se é o momento de transpor fronteiras e como conduzir este processo

by OMDN
26/05/2022 - 12h34min
0

Dos muitos caminhos para uma companhia de tecnologia marcar presença no exterior, um tem se mostrado cada vez mais interessante...

Read more
Movimentação de contêineres aumenta nos portos do país
Especiais

Movimentação de contêineres aumenta nos portos do país

O porto catarinense Portonave lidera o crescimento em 44% no período de comparação

by OMDN
02/05/2022 - 12h22min
0

Assim como ocorre no mundo todo, o Brasil tem visto um crescimento elevado na movimentação portuária em 2021. Até setembro,...

Read more
Como evitar multas na importação?
Especiais

Como evitar multas na importação?

Classificação equivocada ou imprecisa da mercadoria é o principal motivo de dor de cabeça na hora de importar

by OMDN
22/04/2022 - 12h35min
0

Crocs é uma marca de calçado impermeável ou de sandália de borracha? Perguntas assim podem não ter importância no dia...

Read more
Por que falta matéria-prima no mundo?
Destaques

Por que falta matéria-prima no mundo?

Escassez de contêineres se tornou causa e efeito de problemas na cadeia global de suprimentos

by OMDN
11/04/2022 - 18h26min
0

A começar por contêineres, chegando a embalagens, semicondutores e peças de reposição, o mundo todo passa por uma crise de...

Read more

Acesse+



Entenda os câmbios

Revistas

Portal lança a nova edição da Revista OMDN

NÃO PERCA! Revista OMDN apresenta sua vigésima primeira edição

Vigésima Edição da Revista OMDN já à Disposição

Capa Revista OMDN 19 - O MUNDO DOS NEGÓCIOS

O Mundo dos Negócios – Edição 19 – já está disponível!

Capa Revista OMDN 18 - O MUNDO DOS NEGÓCIOS

O Mundo dos Negócios – Edição 18 – já está disponível!

Veja todas as edições
Publicidade

Colunistas

Marcelo Raupp

A Responsabilidade do Comércio Exterior

Marcelo Raupp

Marcelo Raupp

Porto Público ou Porto Privado?

Marcelo Raupp

Renata Goulart Fernandes

Exportação Direta ou Indireta?

Renata Goulart Fernandes

Claudia Fiedler

Afinal, qual a importância da NCM – Nomenclatura Comum do Mercosul?

Claudia Fiedler

Renata Goulart Fernandes

Diferenças entre vender para o Brasil e para o exterior

Renata Goulart Fernandes

Mais Lidas

Qual é o tamanho de um container?

O que é peso bruto e peso líquido?

Tipos de caminhões: conheça o Truck ou Caminhão Pesado

Tipos de Navios: conheça o Roll on-Roll off (Ro-Ro)

Caça-Palavras do Comex

Siga-nos

  • Quem Somos
  • Contato
  • Participe
  • Catálogo Comex
  • Produtos OMDN
  • Anuncie Aqui
Next Post
Exportação de minério cai em 2019, mas faturamento cresce, OMDN, O Mundo dos Negócios

Exportação de minério cai em 2019, mas faturamento cresce

  • Quem Somos
  • Contato
  • Participe
  • Catálogo Comex
  • Produtos OMDN
  • Anuncie Aqui
  • Home
  • Notícias
  • FreeTime
  • Colunistas
  • Comexpedia
  • Quem Somos
  • Contato
  • Participe
  • Catálogo Comex
  • Produtos OMDN
  • Anuncie Aqui
  • Revistas OMDN
  • Política de Privacidade

© 2019 - Design by Move | Code & Development by Bike