Publicidade
OMDN
  • Notícias
  • Freetime
  • Colunistas
  • Comexpedia
No Result
View All Result
OMDN
  • Notícias
  • Freetime
  • Colunistas
  • Comexpedia
No Result
View All Result
No Result
View All Result
OMDN
Home Colunistas
in Colunistas, Notícias, Principal

O que é o container NOR? Quais vantagens ele pode oferecer?

Opção por este equipamento pode reduzir custos de frete em até 30%

09/01/2020 - 18h44min
Carlos CastrobyCarlos Castro
O que é o container NOR? Quais vantagens ele pode oferecer? OMDN, O Mundo dos Negócios

Apesar de atualmente ser uma opção mais conhecida no mercado, ainda é uma modalidade que para muitos precisa ser mais bem esclarecida e explorada. O container NOR “Non-Operating Reefer”, é a unidade de container Reefer que permanece desligada durante todo o trajeto, sendo muito utilizado para importação de carga geral seca e não restrita.

O Brasil possui uma grande demanda de exportação de mercadorias congeladas para outros países, especialmente países asiáticos, desta forma fazendo-se necessário o reposicionamento destes equipamentos para atender novas demandas de exportações no Brasil; porém a demanda por containers Reefer nas exportações superam em muito a demanda nas importações; isso faz com que haja um déficit de equipamentos disponíveis nos terminais de containers no Brasil.

A solução logística encontrada para manter os estoques de equipamentos Reefers nos terminais balanceados em relação a demanda de importação e exportação que são desiguais, foi a utilização desses equipamentos para cargas secas na importação, ou seja, cargas gerais que possam ser transportadas nestes equipamentos com segurança sem que haja danos ao mesmo e nem à mercadoria.

O maior benefício na utilização desses equipamentos está diretamente ligado ao preço reduzido do frete. Ao optar pelo container NOR, pode-se obter uma redução no valor do frete internacional de até 30% se comparado com o valor do frete de um container DRY, dependendo do período do ano.

Um ponto a ser destacado, é para quem utiliza exclusivamente equipamentos de 20 pés DRY para o transporte das mercadorias na importação. Quanto substituído por um NOR, a opção será apenas de container de 40 pés, uma vez que basicamente não há disponibilidade de equipamentos de 20 pés reefer no mercado. Neste caso deve-se observar o valor do frete para equipamento de 20 pés DRY naquele período e fazer os comparativos, pois pode haver diferença de custos na origem para o exportador no THC (capatazias de origem), bem como no valor do transporte rodoviário ao substituir o equipamento de 20 pés pelo de 40’.

Publicidade

É necessário estar atento a metragem cúbica total da carga antes de optar pelo NOR. A capacidade volumétrica do equipamento de 40 pés NOR é menor em relação ao equipamento de 40 pés HC. Essa redução de espaço pode apresentar uma perda de até 9 m³ tornando inviável a substituição.

Optar pelo uso do container NOR pode ser uma ótima escolha para redução de custos, uma vez que o frete internacional está diretamente ligado a base de cálculos dos impostos nas importações, mas fique atento ao escolher o container NOR. É importante analisar previamente o tipo de mercadoria a ser transportada neste container, pois, a parede interna possui um isolamento térmico feito de poliuretano e revestido com alumínio ou aço inoxidável que pode ser avariado dependendo o tipo de mercadoria ou amarração utilizada. Na dúvida consulte sempre um agente de carga de confiança e com conhecimento neste tipo de equipamento.

Tags: Carlos CastroContainersEthima LogisticsLogística

Compartilhe:

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Publicidade

Últimas do Colunista

A lacuna no transporte aéreo em tempos de Covid-19_OMDN_O Mundo dos Negócios_Vale
Colunistas

A lacuna no transporte aéreo em tempos de Covid-19

Dinâmica do modal foi interrompida em diversos países como medida de enfrentamento ao coronavírus

by Carlos Castro
13/05/2020 - 16h45min
0

Desde o início da pandemia de Covid-19, muitos países têm adotado medidas restritivas, buscando, de alguma forma, frear ou amenizar...

Read more
O pós-coronavírus na China e os reflexos no mercado_OMDN_O Mundo dos Negócios
Colunistas

O pós-coronavírus na China e os reflexos no mercado

Capacidade limitada das fábricas e entraves no setor logístico impactam na importação de produtos chineses

by Carlos Castro
02/03/2020 - 11h31min
0

A China é um dos principais fornecedores de matérias-primas e produtos acabados para muitas empresas no Brasil, que dependem do...

Read more
Floripa Airport Cargo: quais benefícios SC pode ter? OMDN, O Mundo dos Negócios
Colunistas

Floripa Airport Cargo: quais benefícios SC pode ter?

by Carlos Castro
07/11/2019 - 11h12min
0

A nova e moderna infraestrutura do Floripa Airport em Florianópolis está atraindo a atenção de muitas companhias aéreas para ampliação...

Read more
Como os feriados chineses afetam as rotinas das exportações
Colunistas

Como os feriados chineses afetam as rotinas das exportações

by Carlos Castro
05/09/2019 - 13h52min
0

Por Carlos Castro Temos oito feriados importantes no calendário chinês, dos quais dois desses (Chinese New Year e o National...

Read more
Colunistas

Baterias de lítio no transporte marítimo consolidado

by Carlos Castro
07/08/2019 - 10h48min
0

Por Carlos Castro Todo mundo que um dia precisou importar mercadorias com restrições provavelmente encontrou pela frente morosidade e dezenas...

Read more

Acesse+

Carlos Castro

Carlos Castro

Administrador de empresas (IFES, Brasil). Experiência de mais de 17 anos na área de comércio exterior. Amplo conhecimento na área de agenciamento de cargas internacional (aéreo, marítimo, rodoviário e projetos). Experiência em desenvolvimento de parceiros no Brasil e no Exterior com viagens realizadas para Ásia, Europa e Estados Unidos. Manager business development na Ethima Logistics.

carlos@ethima.com.br


Entenda os câmbios

Revistas

Portal lança a nova edição da Revista OMDN

NÃO PERCA! Revista OMDN apresenta sua vigésima primeira edição

Vigésima Edição da Revista OMDN já à Disposição

Capa Revista OMDN 19 - O MUNDO DOS NEGÓCIOS

O Mundo dos Negócios – Edição 19 – já está disponível!

Capa Revista OMDN 18 - O MUNDO DOS NEGÓCIOS

O Mundo dos Negócios – Edição 18 – já está disponível!

Veja todas as edições
Publicidade
Água Marinha Comex, OMDN, O Mundo dos Negócios

Colunistas

Marcelo Raupp

A Responsabilidade do Comércio Exterior

Marcelo Raupp

Marcelo Raupp

Porto Público ou Porto Privado?

Marcelo Raupp

Renata Goulart Fernandes

Exportação Direta ou Indireta?

Renata Goulart Fernandes

Claudia Fiedler

Afinal, qual a importância da NCM – Nomenclatura Comum do Mercosul?

Claudia Fiedler

Renata Goulart Fernandes

Diferenças entre vender para o Brasil e para o exterior

Renata Goulart Fernandes

Mais Lidas

Qual é o tamanho de um container?

O que é peso bruto e peso líquido?

Tipos de caminhões: conheça o Truck ou Caminhão Pesado

Tipos de Navios: conheça o Roll on-Roll off (Ro-Ro)

Caça-Palavras do Comex

Siga-nos

  • Quem Somos
  • Contato
  • Participe
  • Catálogo Comex
  • Produtos OMDN
  • Anuncie Aqui
Next Post
Exportações de calçados: queda em faturamento e alta em volume, OMDN, O Mundo dos Negócios

Exportações de calçados: queda em faturamento e alta em volume

  • Quem Somos
  • Contato
  • Participe
  • Catálogo Comex
  • Produtos OMDN
  • Anuncie Aqui
  • Home
  • Notícias
  • FreeTime
  • Colunistas
  • Comexpedia
  • Quem Somos
  • Contato
  • Participe
  • Catálogo Comex
  • Produtos OMDN
  • Anuncie Aqui
  • Revistas OMDN
  • Política de Privacidade

© 2019 - Design by Move | Code & Development by Bike