Publicidade
OMDN
  • Notícias
  • Freetime
  • Colunistas
  • Comexpedia
No Result
View All Result
OMDN
  • Notícias
  • Freetime
  • Colunistas
  • Comexpedia
No Result
View All Result
No Result
View All Result
OMDN
Home Colunistas
in Colunistas, Notícias

O que é IMO 2020?

10/12/2019 - 15h58min
Rafael SchneiderbyRafael Schneider
O que é IMO 2020? OMDN, O Mundo dos Negócios

Por Rafael Schneider

IMO 2020 é uma regulamentação criada pela Organização Marítima Internacional (IMO) com o objetivo de reduzir o limite de teor de enxofre emitido pelos navios, que, atualmente, é de 3,5% e que passará a ser de 0,5% a partir do dia 1º de janeiro de 2020.

A Organização Marítima Internacional é um braço da ONU que tem como objetivo garantir uma indústria mundial limpa, segura e eficiente de transporte marítimo. O debate a respeito da IMO 2020 iniciou em 2008 e tem como prazo limite para adequação pelos órgãos competentes o início de 2020.

A IMO 2020 menciona quatro métodos que atendem aos padrões de redução de emissão de enxofre e que devem ser aplicados aos navios.

Estes métodos são:

  • Utilizar combustíveis que possuam menor teor de enxofre, dentro do limite obrigatório (de 0% a 0,5%);
  • Utilizar catalisadores, dispositivos de controle da poluição do ar, utilizados para remover partículas de enxofre e assim limitar a quantidade de poluentes emitidos;
  • Utilizar gás como combustível;
  • Utilizar metanol como combustível alternativo.

Quando a IMO 2020 entrar em vigor, a indústria de navegação prevê que mais de 90% da frota global de navios precisará de combustíveis alternativos para atender as regras de redução de enxofre. Estima-se que será preciso um período de 5 a 10 anos, acompanhado de um grande investimento, para que as companhias desenvolvam tecnologias para atender as novas regulamentações.

Qual o impacto desta regulamentação no transporte marítimo de carga?

O combustível (bunker) com menor teor de enxofre é mais caro do que o combustível atual, portanto será mais frequente a inclusão de taxas complementares ao frete para compensar este reajuste.

Outro ponto que trará impacto ao frete é a diminuição da frota de navios em função dos reparos necessários para a adequação da frota. Como consequência haverá uma grande diminuição de espaço disponível no mercado de transporte de carga, fazendo com que o frete aumente (lei da oferta e demanda).

Por que há essa preocupação com o enxofre?

Atualmente há uma grande mobilização global para o controle e diminuição dos níveis de emissão de poluição no meio ambiente. Várias legislações e regulamentações estão sendo criadas a fim de controlar a emissão de gases tóxicos emitidos através da atividade industrial em todo o mundo.

Publicidade

A queima de combustíveis fosseis lança para a atmosfera, anualmente, bilhões de toneladas de dióxido de carbono e dióxido de enxofre e contaminam o planeta. Estes gases tóxicos são os causadores das chuvas ácidas e tem como consequência a contaminação do solo e dos lençóis freáticos, o aumento da acidez das águas oceânicas, rios, lagos e trazem prejuízo a vida marinha, e afetam a saúde humana.

A Ethima Logistics se mantem constantemente atualizada sobre todas as mudanças que acontecem no mercado de transporte internacional e assessora seus clientes ajudando-os na escolha da melhor solução logística para o seu negócio.

Se você ainda não conhece a Ethima Logistics, acesse o nosso site: www.ethima.com.br ou entre em contato comigo através do telefone (47) 3349-2767 ou por e-mail rafael@ethima.com.br.

Tags: Ethima LogisticsLogísticaRafael SchneiderTransporte Marítimo

Compartilhe:

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Publicidade

Últimas do Colunista

Transporte Internacional de cargas LCLConsolidadas e custos no Brasil_OMDN_O Mundo dos Negócios_kjpargeter-freepik
Colunistas

Transporte internacional de cargas LCL e os custos no Brasil

Embarque consolidado é opção para quem quer importar pequenos volumes

by Rafael Schneider
16/04/2020 - 17h30min
0

Por Rafael Schneider Em momentos como este que estamos vivenciando, onde a economia brasileira encolhe, é normal as empresas importarem...

Read more
Efeito coronavírus na liberação de mercadorias nos portos brasileiros_OMDN_O Mundo dos Negócios_Tania Rego Agência Brasil
Colunistas

Efeito coronavírus na liberação de mercadorias nos portos brasileiros

Demora de empresas chinesas a retomarem as atividades interfere no envio de remessas com documentos originais

by Rafael Schneider
07/02/2020 - 14h07min
0

Estamos sendo constantemente atualizados, por intermédio das mídias, sobre o surto de coronavírus na China. Porém, o que sabemos até...

Read more
Carga no porto/aeroporto, por que ela não embarcou, OMDN, O mundo dos Negócios
Colunistas

Carga no porto/aeroporto, por que ela não embarcou?

by Rafael Schneider
15/10/2019 - 10h40min
0

Por Rafael Schneider Quem lida diariamente com o transporte de carga internacional, eventualmente, se depara com a seguinte situação: Todos...

Read more
GRI General Rate Increase, OMDN ,O Mundo dos Negócios
Colunistas

Aumento Geral do Frete Marítimo (GRI – General Rate Increase)

É o ajuste (normalmente um aumento) das taxas de frete básico em linhas específicas

by Rafael Schneider
08/08/2019 - 14h12min
0

Por Rafael Schneider O GRI é a sigla para o termo em inglês General Rate Increase, que em português é...

Read more

Acesse+

Rafael Schneider

Rafael Schneider

Administrador de empresas, Diretor Comercial na Ethima Logistics. Trabalha mais de 10 anos na área de Comércio Exterior com ênfase em importação e logística internacional. Atuou como coordenador de importação com foco em análise de custo, desenvolvimento de parceiros logísticos (armazém e transporte) e em gestão de pessoas.

rafael@ethima.com.br


Entenda os câmbios

Revistas

Portal lança a nova edição da Revista OMDN

NÃO PERCA! Revista OMDN apresenta sua vigésima primeira edição

Vigésima Edição da Revista OMDN já à Disposição

Capa Revista OMDN 19 - O MUNDO DOS NEGÓCIOS

O Mundo dos Negócios – Edição 19 – já está disponível!

Capa Revista OMDN 18 - O MUNDO DOS NEGÓCIOS

O Mundo dos Negócios – Edição 18 – já está disponível!

Veja todas as edições
Publicidade

Colunistas

Marcelo Raupp

A Responsabilidade do Comércio Exterior

Marcelo Raupp

Marcelo Raupp

Porto Público ou Porto Privado?

Marcelo Raupp

Renata Goulart Fernandes

Exportação Direta ou Indireta?

Renata Goulart Fernandes

Claudia Fiedler

Afinal, qual a importância da NCM – Nomenclatura Comum do Mercosul?

Claudia Fiedler

Renata Goulart Fernandes

Diferenças entre vender para o Brasil e para o exterior

Renata Goulart Fernandes

Mais Lidas

Qual é o tamanho de um container?

O que é peso bruto e peso líquido?

Tipos de caminhões: conheça o Truck ou Caminhão Pesado

Tipos de Navios: conheça o Roll on-Roll off (Ro-Ro)

Caça-Palavras do Comex

Siga-nos

  • Quem Somos
  • Contato
  • Participe
  • Catálogo Comex
  • Produtos OMDN
  • Anuncie Aqui
Next Post
Paraguai assume a presidência do Mercosul, OMDN, O Mundo dos Negócios

Paraguai assume a presidência do Mercosul

  • Quem Somos
  • Contato
  • Participe
  • Catálogo Comex
  • Produtos OMDN
  • Anuncie Aqui
  • Home
  • Notícias
  • FreeTime
  • Colunistas
  • Comexpedia
  • Quem Somos
  • Contato
  • Participe
  • Catálogo Comex
  • Produtos OMDN
  • Anuncie Aqui
  • Revistas OMDN
  • Política de Privacidade

© 2019 - Design by Move | Code & Development by Bike