Publicidade
OMDN
  • Notícias
  • Freetime
  • Colunistas
  • Comexpedia
No Result
View All Result
OMDN
  • Notícias
  • Freetime
  • Colunistas
  • Comexpedia
No Result
View All Result
No Result
View All Result
OMDN
Home Notícias
in Notícias, Principal

Governo federal envia programa BR do Mar ao Congresso

Proposta é voltada ao incentivo da cabotagem no país

12/08/2020 - 08h32min
Governo federal envia programa BR do Mar ao Congresso_OMDN_O Mundo dos Negócios_Diego Baravelli MInfra-min

Crédito da imagem: Diego Baravelli/MInfra

Após meses em discussão pelo governo federal, o Programa de Incentivo à Cabotagem, BR do Mar, foi enviado ao Congresso. A proposta foi encaminhada nessa terça-feira (11), em caráter de urgência, em forma de projeto de lei (PL).

Além de aumentar a oferta da cabotagem, a medida legislativa também objetiva incentivar a concorrência, criar novas rotas e reduzir custos. A pretensão é que, com o programa aprovado, o volume de contêineres transportados no país aumente 66% até 2022. Segundo o Ministério da Infraestrutura (MInfra), o volume anual passará de 1,2 milhão de TEU, registrado em 2019, para 2 milhões de TEUs.

Com o BR do Mar, o governo também pretende ampliar em 40% a capacidade da frota marítima dedicada à cabotagem. Esse aumento é projetado para os próximos três anos – excluindo as embarcações dedicadas ao transporte de petróleo e derivados.

Atualmente, a cabotagem – navegação entre portos do mesmo país – apresenta crescimento no Brasil. Em relação às cargas transportadas em contêineres, o aumento anual é de 10%. Entretanto, o governo acredita que há potencial para o índice chegar perto de 30% ao ano.

Incentivos à cabotagem no país

O programa de incentivo à cabotagem é aguardado há anos por empresas e agentes de diferentes setores. O BR do Mar foi encaminhado ao Congresso dois meses após a data inicialmente prevista pela Casa Civil. Em junho, frente à demora da iniciativa governamental, a senadora Kátia Abreu apresentou outro projeto de estímulo à navegação no Brasil. O PL nº 3.129/2020 está em tramitação no Senado.

Segundo o MInfra, para a formulação do BR do Mar, foram realizadas reuniões com autoridades governamentais, usuários, armadores, representantes da construção naval e sindicatos de marítimos.

Confira o vídeo institucional sobre o BR do Mar divulgado pelo Ministério da Infraestrutura:

Programa BR do Mar

A proposta definida pelo governo federal foca em quatro eixos temáticos: frota, indústria naval, custos e porto. Entenda cada um deles:

Frota

O programa estimula a frota em operação para que as Empresas Brasileiras de Navegação (EBNs) tenham maior controle e segurança. A proposta é que a empresa que detém frota nacional se beneficie de afretamentos a tempo. Ou seja, quando o navio é afretado com a bandeira estrangeira, permitindo menores custos operacionais. Outras hipóteses previstas nesse contexto são substituir embarcações que estiverem em reparo ou construção; atender operações que ainda não existam; e cumprir exclusivamente contratos de longo prazo.

Já os novos entrantes ou empresas de menor porte sem embarcações próprias poderão afretar a casco nu. Dessa forma, o navio passa a adotar a bandeira brasileira sem a necessidade de lastro em embarcações próprias.

Indústria naval

São previstas ações para fomentar a indústria naval, especialmente no segmento de manutenção e reparos. Uma delas é a possibilidade de empresas estrangeiras utilizarem recursos do Fundo da Marinha Mercante (FMM) para financiarem a docagem das embarcações em estaleiros brasileiros. Segundo o MInfra, a medida trará maior escala para as operações dos estaleiros, beneficiando, também, as EBNs, que atualmente utilizam estruturas na Europa e China.

Custos

O programa contempla ações que buscam viabilizar o aumento da competitividade das operações. As propostas impactam em custos de diversos tipos, como as burocracias que sobrecarregam a cabotagem.

Portos

Nesse eixo, é prevista permissão do uso de contratos temporários para a movimentação de cargas que ainda não possuem operação no porto. Com isso, há mais agilidade para a entrada em operação de terminais dedicados à cabotagem. Além disso, há a proposta para a inclusão de novos investimentos em contratos já existentes.

Publicidade

Aliado a isso, o governo trabalha ainda uma agenda de modernização portuária. Desde o ano passado, já foram concluídos os processos de arrendamento de 14 áreas. Outras 14 serão licitadas ainda em 2020, além de 33 terminais de uso privado que serão autorizados, conforme o ministério.

Informações da Assessoria Especial de Comunicação do MInfra. 

WhatsApp_OMDN_O Mundo dos NegóciosClique aqui e receba as notícias do OMDN no WhatsApp.

Tags: BR do MarCabotagemGoverno FederalMinistério da Infraestrutura

Compartilhe:

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Publicidade

Últimas Notícias

Internacionalização de Empresas de Tecnologia
Notícias

Internacionalização de Empresas de Tecnologia

Como saber se é o momento de transpor fronteiras e como conduzir este processo

by OMDN
26/05/2022 - 12h34min
0

Dos muitos caminhos para uma companhia de tecnologia marcar presença no exterior, um tem se mostrado cada vez mais interessante...

Read more
Movimentação de contêineres aumenta nos portos do país
Especiais

Movimentação de contêineres aumenta nos portos do país

O porto catarinense Portonave lidera o crescimento em 44% no período de comparação

by OMDN
02/05/2022 - 12h22min
0

Assim como ocorre no mundo todo, o Brasil tem visto um crescimento elevado na movimentação portuária em 2021. Até setembro,...

Read more
Como evitar multas na importação?
Especiais

Como evitar multas na importação?

Classificação equivocada ou imprecisa da mercadoria é o principal motivo de dor de cabeça na hora de importar

by OMDN
22/04/2022 - 12h35min
0

Crocs é uma marca de calçado impermeável ou de sandália de borracha? Perguntas assim podem não ter importância no dia...

Read more
Por que falta matéria-prima no mundo?
Destaques

Por que falta matéria-prima no mundo?

Escassez de contêineres se tornou causa e efeito de problemas na cadeia global de suprimentos

by OMDN
11/04/2022 - 18h26min
0

A começar por contêineres, chegando a embalagens, semicondutores e peças de reposição, o mundo todo passa por uma crise de...

Read more

Acesse+



Entenda os câmbios

Revistas

Portal lança a nova edição da Revista OMDN

NÃO PERCA! Revista OMDN apresenta sua vigésima primeira edição

Vigésima Edição da Revista OMDN já à Disposição

Capa Revista OMDN 19 - O MUNDO DOS NEGÓCIOS

O Mundo dos Negócios – Edição 19 – já está disponível!

Capa Revista OMDN 18 - O MUNDO DOS NEGÓCIOS

O Mundo dos Negócios – Edição 18 – já está disponível!

Veja todas as edições
Publicidade
Água Marinha Comex, OMDN, O Mundo dos Negócios

Colunistas

Marcelo Raupp

A Responsabilidade do Comércio Exterior

Marcelo Raupp

Marcelo Raupp

Porto Público ou Porto Privado?

Marcelo Raupp

Renata Goulart Fernandes

Exportação Direta ou Indireta?

Renata Goulart Fernandes

Claudia Fiedler

Afinal, qual a importância da NCM – Nomenclatura Comum do Mercosul?

Claudia Fiedler

Renata Goulart Fernandes

Diferenças entre vender para o Brasil e para o exterior

Renata Goulart Fernandes

Mais Lidas

Qual é o tamanho de um container?

O que é peso bruto e peso líquido?

Tipos de caminhões: conheça o Truck ou Caminhão Pesado

Tipos de Navios: conheça o Roll on-Roll off (Ro-Ro)

Caça-Palavras do Comex

Siga-nos

  • Quem Somos
  • Contato
  • Participe
  • Catálogo Comex
  • Produtos OMDN
  • Anuncie Aqui
Next Post
O que é peso bruto e peso líquido_OMDN_O Mundo dos Negócios_8photo freepik

O que é peso bruto e peso líquido?

  • Quem Somos
  • Contato
  • Participe
  • Catálogo Comex
  • Produtos OMDN
  • Anuncie Aqui
  • Home
  • Notícias
  • FreeTime
  • Colunistas
  • Comexpedia
  • Quem Somos
  • Contato
  • Participe
  • Catálogo Comex
  • Produtos OMDN
  • Anuncie Aqui
  • Revistas OMDN
  • Política de Privacidade

© 2019 - Design by Move | Code & Development by Bike