Publicidade
OMDN
  • Notícias
  • Freetime
  • Colunistas
  • Comexpedia
No Result
View All Result
OMDN
  • Notícias
  • Freetime
  • Colunistas
  • Comexpedia
No Result
View All Result
No Result
View All Result
OMDN
Home Especiais
in Especiais, Notícias, Principal

Fidelização de clientes é desafio para as exportações

Processo faz parte do cotidiano da analista de exportação Barbara Zanette Degasperi, que auxilia empresas cerâmicas no mercado internacional

18/02/2020 - 15h46min
Fidelização de clientes é desafio para as exportações_OMDN_O Mundo dos Negócios_Bárbara Zanette Degasperi_Profissionais Unesc

Empresa onde Barbara trabalha possui atuação no mercado cerâmico, o que contribui para o processo de fidelização de clientes | Foto: arquivo pessoal

Responsável por movimentar mais de US$ 500 milhões em 2018, a exportação de produtos cerâmicos tem contribuído para o aquecimento da economia interna. Entretanto, a fidelização de clientes internacionais e abertura de determinados mercados ainda são desafios para as empresas que decidem ampliar a área de atuação. Por isso, estar atento às oportunidades é fundamental na busca por estreitar laços com parceiros de outros países.

Para a analista de exportação da Decor Export Representações Comerciais, Barbara Zanette Degasperi, o processo de fidelização de clientes se torna peça-chave para o comércio internacional. Ainda mais o Brasil sendo considerado um dos principais players cerâmicos do mundo. Segundo ela, esse posicionamento gera resultados especialmente na América do Sul, onde o produto nacional ganha da China em competitividade. “Temos uma grande quantidade de fábricas brasileiras posicionadas e trabalhando com exportação, possibilitando ao cliente um leque maior de opções para escolher importar. Mas precisamos estar sempre nos inovando e buscando novas alternativas para enfrentar o processo de exportação que, ainda para alguns destinos, se torna muito burocrático”, analisa.

No caso da Decor Export, por exemplo, a atuação voltada ao setor cerâmico favorece relações mais próximas com clientes externos. “Sem dúvida isso contribui, pois, dessa forma, possuindo um segmento como foco, você consegue se especializar ainda mais no produto que está vendendo, agregando conhecimento específico e técnico para auxiliar o cliente a vender ao consumidor final, além de ganhar experiência em todos os tipos de inconvenientes que podem ocorrer durante o processo e conseguir solucioná-los com maior rapidez”, observa Barbara.

Estratégias para a fidelização

Nesse processo, segundo ela, pequenos detalhes fazem toda diferença para ganhar a confiança e, consequentemente, a fidelização nas relações comerciais. “É muito importante buscar estratégias para se diferenciar da concorrência, como prestar um atendimento de qualidade, buscar soluções logísticas para entrega de um material urgente, pensar na viabilidade de desenvolver um produto específico para a necessidade do cliente, ter conhecimento das leis e burocracias que envolvem o processo de exportação do produto e adaptar sua embalagem para que esteja em conformidade com as exigências do país importador”, detalha.

Atuação profissional

Graduada em Comércio Exterior pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) e com MBA em Controladoria e Finanças pela mesma instituição, Barbara tem uma atuação dinâmica com os clientes. As atribuições da analista de exportação vão desde o primeiro atendimento às empresas, passando pelos processos que envolvem a elaboração de pedidos até chegar aos trâmites do pós-venda.

Publicidade

Para ela, a motivação na carreira vem, justamente, desses desafios diários e do contato direto com diferentes locais do planeta, numa troca de experiências que não deixa o trabalho cair na rotina. “O comércio exterior é isso: o fato de você poder conectar interesses de pessoas de todo o mundo, negociar com culturas completamente diferentes da sua, idiomas diferentes, e todos os dias trabalhar para deixar o Brasil ainda mais presente em todos os continentes. É aproximar países, desenvolver estratégias e explorar novos produtos e serviços”, finaliza Barbara.

Leia também:
Aprendizado e experiência do outro lado do mundo
Exportação contribui para estabilidade da indústria cerâmica

Tags: Comércio ExteriorExportaçõesUnesc

Compartilhe:

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Publicidade

Últimas Notícias

Internacionalização de Empresas de Tecnologia
Notícias

Internacionalização de Empresas de Tecnologia

Como saber se é o momento de transpor fronteiras e como conduzir este processo

by OMDN
26/05/2022 - 12h34min
0

Dos muitos caminhos para uma companhia de tecnologia marcar presença no exterior, um tem se mostrado cada vez mais interessante...

Read more
Movimentação de contêineres aumenta nos portos do país
Especiais

Movimentação de contêineres aumenta nos portos do país

O porto catarinense Portonave lidera o crescimento em 44% no período de comparação

by OMDN
02/05/2022 - 12h22min
0

Assim como ocorre no mundo todo, o Brasil tem visto um crescimento elevado na movimentação portuária em 2021. Até setembro,...

Read more
Como evitar multas na importação?
Especiais

Como evitar multas na importação?

Classificação equivocada ou imprecisa da mercadoria é o principal motivo de dor de cabeça na hora de importar

by OMDN
22/04/2022 - 12h35min
0

Crocs é uma marca de calçado impermeável ou de sandália de borracha? Perguntas assim podem não ter importância no dia...

Read more
Por que falta matéria-prima no mundo?
Destaques

Por que falta matéria-prima no mundo?

Escassez de contêineres se tornou causa e efeito de problemas na cadeia global de suprimentos

by OMDN
11/04/2022 - 18h26min
0

A começar por contêineres, chegando a embalagens, semicondutores e peças de reposição, o mundo todo passa por uma crise de...

Read more

Acesse+



Entenda os câmbios

Revistas

Portal lança a nova edição da Revista OMDN

NÃO PERCA! Revista OMDN apresenta sua vigésima primeira edição

Vigésima Edição da Revista OMDN já à Disposição

Capa Revista OMDN 19 - O MUNDO DOS NEGÓCIOS

O Mundo dos Negócios – Edição 19 – já está disponível!

Capa Revista OMDN 18 - O MUNDO DOS NEGÓCIOS

O Mundo dos Negócios – Edição 18 – já está disponível!

Veja todas as edições
Publicidade

Colunistas

Marcelo Raupp

A Responsabilidade do Comércio Exterior

Marcelo Raupp

Marcelo Raupp

Porto Público ou Porto Privado?

Marcelo Raupp

Renata Goulart Fernandes

Exportação Direta ou Indireta?

Renata Goulart Fernandes

Claudia Fiedler

Afinal, qual a importância da NCM – Nomenclatura Comum do Mercosul?

Claudia Fiedler

Renata Goulart Fernandes

Diferenças entre vender para o Brasil e para o exterior

Renata Goulart Fernandes

Mais Lidas

Qual é o tamanho de um container?

O que é peso bruto e peso líquido?

Tipos de caminhões: conheça o Truck ou Caminhão Pesado

Tipos de Navios: conheça o Roll on-Roll off (Ro-Ro)

Caça-Palavras do Comex

Siga-nos

  • Quem Somos
  • Contato
  • Participe
  • Catálogo Comex
  • Produtos OMDN
  • Anuncie Aqui
Next Post
Três mortos e três desaparecidos após naufrágio em Zhoushan, OMDN, O Mundo dos Negócios

Três mortos e três desaparecidos após naufrágio em Zhoushan

  • Quem Somos
  • Contato
  • Participe
  • Catálogo Comex
  • Produtos OMDN
  • Anuncie Aqui
  • Home
  • Notícias
  • FreeTime
  • Colunistas
  • Comexpedia
  • Quem Somos
  • Contato
  • Participe
  • Catálogo Comex
  • Produtos OMDN
  • Anuncie Aqui
  • Revistas OMDN
  • Política de Privacidade

© 2019 - Design by Move | Code & Development by Bike