Publicidade
OMDN
  • Notícias
  • Freetime
  • Colunistas
  • Comexpedia
No Result
View All Result
OMDN
  • Notícias
  • Freetime
  • Colunistas
  • Comexpedia
No Result
View All Result
No Result
View All Result
OMDN
Home Especiais
in Especiais, Notícias, Principal

É possível contratar o seguro de transporte internacional no exterior?

Contratante precisa analisar a licitude do processo, antes de qualquer definição

09/07/2020 - 18h02min
É possível contratar o seguro de transporte internacional no exterior_OMDN_O Mundo dos Negócios (1)

Uma das formas de cobertura envolve as importações e exportações baseadas nos Incoterms CIF e CIP | Crédito da imagem: Silvio Smera

Aplicado em operações de comércio exterior, o seguro de transporte internacional possui particularidades que exigem atenção dos envolvidos no processo. Desde a contratação – que depende do Incoterm – até o acionamento da cobertura, são diversos os pontos a serem analisados previamente por importadores e exportadores. Uma dessas questões está relacionada à contratação do serviço no exterior, que esbarra na legislação e em regras específicas.

De acordo com a diretora comercial da Ação Administradora e Corretora de Seguros Ltda., Fernanda Ruths, quando contratado no exterior, o seguro de transporte internacional de cargas pode ter duas formas de cobertura. Uma envolve as importações/exportações baseadas nos termos CIF ou CIP. Já a outra engloba os casos de empresas multinacionais que possuem apólices globais.

Na primeira situação, quando o vendedor contrata a apólice de seguro, o importador precisa estar atento a alguns pontos críticos. “Em relação à falta de conhecimento das condições e coberturas contratadas, o que envolve procedimentos em casos de avaria/sinistros. Detalhe importante é que, qualquer questionamento, o importador fica sujeito às normas e leis estabelecidas no local da contratação”, pontua a diretora.

Exemplo disso é que os Incoterms CIF e CIP preveem coberturas securitárias até pontos específicos. Quando CIF (aplicado exclusivamente no transporte marítimo), ela segue somente até o porto de destino. A partir daí, o importador ficará descoberto. Já no CIP, que engloba qualquer modal, o seguro segue até um local determinado, seja no porto, aeroporto, fronteira ou mesmo no destino final. Ele prevê cobertura ampla, incluindo todos os riscos envolvidos no processo. Porém, ao ser contratado pelo exportador no exterior, não estão previstas coberturas adicionais, como despesas e impostos no destino, que precisarão ser assumidas pelo comprador.

Atenção às leis vigentes

Quando o seguro envolve os chamados programas mundiais, o cuidado precisa ser em outro sentido. De acordo com a diretora da Ação, é normal a matriz de uma multinacional estabelecer políticas comuns para as subsidiárias. Em algumas situações, as importações intercompany ocorrem com apólices emitidas no exterior, independentemente do Incoterm definido. “Nesses casos as empresas subsidiárias precisam ficar atentas às leis, ambiente regulatório e fiscal de cada país, se é permitido ou não contratar seguro no exterior”, alerta Fernanda Ruths.

Isso porque, segundo ela, no Brasil, o seguro de importação precisa ser firmado obrigatoriamente com sociedades seguradoras brasileiras. É isso o que prevê o Decreto-Lei nº 73/1966 e a Lei Complementar nº 126/2007. Essa determinação busca expandir o mercado interno do segmento e evitar a evasão de divisas.

Dessa forma, quando as importações forem nos termos EXW, FCA, CPT, FAS, FOB e CFR, se contratado, o seguro precisa ser realizado no Brasil. Nos Incoterms DAP, DPU e DDP ele pode ser realizado tanto pelo importador quanto pelo exportador. Assim, para contratar no exterior, é preciso analisar a licitude da contratação e a legislação aplicável”, enfatiza a diretora.

Além disso, a Circular Susep nº 603/2020 prevê que a contratação de seguros no exterior fica restrita aos casos previstos na Resolução CNSP nº 197/2008.

Cuidados prévios fazem a diferença

Verificar a legislação vigente é o ponto principal para garantir a viabilidade do serviço. Porém, essa não é a única questão que deve ser observada por importadores e exportadores. “O contratante precisa sempre pensar em proteger o seu negócio. O seguro, quando contratado no Brasil, é uma dessas proteções. Porque assim ele terá controle da operação, acionamento de qualquer sinistro localmente e, em caso de discussão judicial, será de acordo com a lei local. Além de proporcionar muitos outros benefícios”, ressalta a diretora da Ação Seguros.

Coberturas securitárias nos países

Em geral, as condições de cobertura seguem alguns preceitos básicos no mundo. Isso remonta à origem do seguro de transporte internacional, ligada ao Lloyd’s of London – mercado de seguro e resseguro britânico. “Podemos dizer que ele é base para as condições de coberturas, mas cada país tem suas normas/diretrizes”, comenta Fernanda Ruths.

Publicidade

Em território brasileiro, até 2007, o único ressegurador local era o Instituto de Resseguros do Brasil (IRB). Ele tinha parceria com o Lloyd´s, seguindo muitas das condições inglesas e americanas. Atualmente, interessadas em trabalhar com o serviço no país precisam de homologação junto à Superintendência de Seguros Privados (Susep).

+Notícias sobre seguro de transporte internacional de cargas

WhatsApp_OMDN_O Mundo dos NegóciosClique aqui e receba as notícias do OMDN diretamente no WhatsApp.

Tags: Ação Corretora de SegurosFernanda RuthsSeguro de Transporte InternacionalSeguros

Compartilhe:

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Publicidade

Últimas Notícias

Internacionalização de Empresas de Tecnologia
Notícias

Internacionalização de Empresas de Tecnologia

Como saber se é o momento de transpor fronteiras e como conduzir este processo

by OMDN
26/05/2022 - 12h34min
0

Dos muitos caminhos para uma companhia de tecnologia marcar presença no exterior, um tem se mostrado cada vez mais interessante...

Read more
Movimentação de contêineres aumenta nos portos do país
Especiais

Movimentação de contêineres aumenta nos portos do país

O porto catarinense Portonave lidera o crescimento em 44% no período de comparação

by OMDN
02/05/2022 - 12h22min
0

Assim como ocorre no mundo todo, o Brasil tem visto um crescimento elevado na movimentação portuária em 2021. Até setembro,...

Read more
Como evitar multas na importação?
Especiais

Como evitar multas na importação?

Classificação equivocada ou imprecisa da mercadoria é o principal motivo de dor de cabeça na hora de importar

by OMDN
22/04/2022 - 12h35min
0

Crocs é uma marca de calçado impermeável ou de sandália de borracha? Perguntas assim podem não ter importância no dia...

Read more
Por que falta matéria-prima no mundo?
Destaques

Por que falta matéria-prima no mundo?

Escassez de contêineres se tornou causa e efeito de problemas na cadeia global de suprimentos

by OMDN
11/04/2022 - 18h26min
0

A começar por contêineres, chegando a embalagens, semicondutores e peças de reposição, o mundo todo passa por uma crise de...

Read more

Acesse+



Entenda os câmbios

Revistas

Portal lança a nova edição da Revista OMDN

NÃO PERCA! Revista OMDN apresenta sua vigésima primeira edição

Vigésima Edição da Revista OMDN já à Disposição

Capa Revista OMDN 19 - O MUNDO DOS NEGÓCIOS

O Mundo dos Negócios – Edição 19 – já está disponível!

Capa Revista OMDN 18 - O MUNDO DOS NEGÓCIOS

O Mundo dos Negócios – Edição 18 – já está disponível!

Veja todas as edições
Publicidade

Colunistas

Marcelo Raupp

A Responsabilidade do Comércio Exterior

Marcelo Raupp

Marcelo Raupp

Porto Público ou Porto Privado?

Marcelo Raupp

Renata Goulart Fernandes

Exportação Direta ou Indireta?

Renata Goulart Fernandes

Claudia Fiedler

Afinal, qual a importância da NCM – Nomenclatura Comum do Mercosul?

Claudia Fiedler

Renata Goulart Fernandes

Diferenças entre vender para o Brasil e para o exterior

Renata Goulart Fernandes

Mais Lidas

Qual é o tamanho de um container?

O que é peso bruto e peso líquido?

Tipos de caminhões: conheça o Truck ou Caminhão Pesado

Tipos de Navios: conheça o Roll on-Roll off (Ro-Ro)

Caça-Palavras do Comex

Siga-nos

  • Quem Somos
  • Contato
  • Participe
  • Catálogo Comex
  • Produtos OMDN
  • Anuncie Aqui
Next Post
Camex disciplina redução tarifária para evitar casos de desabastecimento_OMDN_O Mundo dos Negócios_Arno Senoner on Unsplash

Camex disciplina redução tarifária para evitar casos de desabastecimento

  • Quem Somos
  • Contato
  • Participe
  • Catálogo Comex
  • Produtos OMDN
  • Anuncie Aqui
  • Home
  • Notícias
  • FreeTime
  • Colunistas
  • Comexpedia
  • Quem Somos
  • Contato
  • Participe
  • Catálogo Comex
  • Produtos OMDN
  • Anuncie Aqui
  • Revistas OMDN
  • Política de Privacidade

© 2019 - Design by Move | Code & Development by Bike