Publicidade
OMDN
  • Notícias
  • Freetime
  • Colunistas
  • Comexpedia
No Result
View All Result
OMDN
  • Notícias
  • Freetime
  • Colunistas
  • Comexpedia
No Result
View All Result
No Result
View All Result
OMDN
Home Notícias
in Notícias, Principal

Demanda de frete aéreo teve o pior ano da última década

Setor teve o desempenho mais fraco desde a crise financeira global de 2019

05/02/2020 - 11h26min
Demanda de frete aéreo cai pelo décimo terceiro mês seguido, OMDN, O Mundo dos Negócios

Foto IATA/Divulgação

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) divulgou dados de todo o ano de 2019 para os mercados globais de frete aéreo, mostrando que a demanda, medida em quilômetros por tonelada (FTKs), caiu 3,3% em relação a 2018, enquanto a capacidade (AFTK) aumentou 2,1%. Este foi o primeiro ano de queda nos volumes de frete desde 2012 e o desempenho mais fraco, desde a crise financeira global em 2009 (quando o mercado de frete aéreo contraiu 9,7%).

Em dezembro, o volume de cargas contraiu 2,7% em relação ao ano anterior, enquanto a capacidade aumentou 2,8%.

América Latina

As companhias aéreas latino-americanas sofreram a queda mais acentuada da demanda de frete aéreo em dezembro, de 5,3%. A região também foi a única a ver uma redução de capacidade (-3,1%). Embora a região tenha sido a segundo mais forte em todo o ano de 2019, limitando seu declínio em volumes a apenas 0,4%, a agitação social e as dificuldades econômicas em vários países importantes levaram ao pior resultado internacional do FTK desde 2015. A capacidade anual aumentou 4,7%.

Publicidade

Mercado global

O desempenho da carga aérea em 2019 foi prejudicado pelo fraco crescimento do comércio global que foi apenas 0,9%. O baixo desempenho do setor também se deveu, em particular, à desaceleração do crescimento do PIB nas economias baseadas em manufatura. A confiança mais suave dos negócios e do consumidor, juntamente com a queda nos pedidos de exportação, também contribuíram.

Há sinais de que a confiança e os pedidos poderiam aumentar em 2020. É muito cedo para dizer quais efeitos a longo prazo serão vistos pelo impacto das restrições associadas ao combate ao surto de coronavírus.

“As tensões comerciais estão na raiz do pior ano para a carga aérea desde o final da crise financeira global em 2009. Embora estas estejam diminuindo, há pouco alívio nessas boas notícias, pois estamos em território desconhecido com relação ao impacto eventual do coronavírus na economia global. Com todas as restrições em vigor, certamente será um empecilho para o crescimento econômico. E, com certeza, 2020 será outro ano desafiador para os negócios de carga aérea ”, disse o diretor geral e CEO da IATA, Alexandre de Juniac.

Tags: IATATransporte Aéreo

Compartilhe:

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Publicidade

Últimas Notícias

Internacionalização de Empresas de Tecnologia
Notícias

Internacionalização de Empresas de Tecnologia

Como saber se é o momento de transpor fronteiras e como conduzir este processo

by OMDN
26/05/2022 - 12h34min
0

Dos muitos caminhos para uma companhia de tecnologia marcar presença no exterior, um tem se mostrado cada vez mais interessante...

Read more
Movimentação de contêineres aumenta nos portos do país
Especiais

Movimentação de contêineres aumenta nos portos do país

O porto catarinense Portonave lidera o crescimento em 44% no período de comparação

by OMDN
02/05/2022 - 12h22min
0

Assim como ocorre no mundo todo, o Brasil tem visto um crescimento elevado na movimentação portuária em 2021. Até setembro,...

Read more
Como evitar multas na importação?
Especiais

Como evitar multas na importação?

Classificação equivocada ou imprecisa da mercadoria é o principal motivo de dor de cabeça na hora de importar

by OMDN
22/04/2022 - 12h35min
0

Crocs é uma marca de calçado impermeável ou de sandália de borracha? Perguntas assim podem não ter importância no dia...

Read more
Por que falta matéria-prima no mundo?
Destaques

Por que falta matéria-prima no mundo?

Escassez de contêineres se tornou causa e efeito de problemas na cadeia global de suprimentos

by OMDN
11/04/2022 - 18h26min
0

A começar por contêineres, chegando a embalagens, semicondutores e peças de reposição, o mundo todo passa por uma crise de...

Read more

Acesse+



Entenda os câmbios

Revistas

Portal lança a nova edição da Revista OMDN

NÃO PERCA! Revista OMDN apresenta sua vigésima primeira edição

Vigésima Edição da Revista OMDN já à Disposição

Capa Revista OMDN 19 - O MUNDO DOS NEGÓCIOS

O Mundo dos Negócios – Edição 19 – já está disponível!

Capa Revista OMDN 18 - O MUNDO DOS NEGÓCIOS

O Mundo dos Negócios – Edição 18 – já está disponível!

Veja todas as edições
Publicidade

Colunistas

Marcelo Raupp

A Responsabilidade do Comércio Exterior

Marcelo Raupp

Marcelo Raupp

Porto Público ou Porto Privado?

Marcelo Raupp

Renata Goulart Fernandes

Exportação Direta ou Indireta?

Renata Goulart Fernandes

Claudia Fiedler

Afinal, qual a importância da NCM – Nomenclatura Comum do Mercosul?

Claudia Fiedler

Renata Goulart Fernandes

Diferenças entre vender para o Brasil e para o exterior

Renata Goulart Fernandes

Mais Lidas

Qual é o tamanho de um container?

O que é peso bruto e peso líquido?

Tipos de caminhões: conheça o Truck ou Caminhão Pesado

Tipos de Navios: conheça o Roll on-Roll off (Ro-Ro)

Caça-Palavras do Comex

Siga-nos

  • Quem Somos
  • Contato
  • Participe
  • Catálogo Comex
  • Produtos OMDN
  • Anuncie Aqui
Next Post
China ampliará importações para combate ao coronavírus, OMDN, O Mundo dos Negócios

China ampliará importações para combate ao coronavírus

  • Quem Somos
  • Contato
  • Participe
  • Catálogo Comex
  • Produtos OMDN
  • Anuncie Aqui
  • Home
  • Notícias
  • FreeTime
  • Colunistas
  • Comexpedia
  • Quem Somos
  • Contato
  • Participe
  • Catálogo Comex
  • Produtos OMDN
  • Anuncie Aqui
  • Revistas OMDN
  • Política de Privacidade

© 2019 - Design by Move | Code & Development by Bike