Publicidade
OMDN
  • Notícias
  • Freetime
  • Colunistas
  • Comexpedia
No Result
View All Result
OMDN
  • Notícias
  • Freetime
  • Colunistas
  • Comexpedia
No Result
View All Result
No Result
View All Result
OMDN
Home Notícias
in Notícias

Containers: guerra comercial pode diminuir demanda em 0,5%

Projeção é a da AP Moller-Maersk, uma das maiores empresas do setor de transporte marítimo do mundo

16/08/2019 - 09h21min
Containers_guerra_comercial_OMDN_O_Mundo_dos_Negocios

Foto Divulgação/Maersk

Relatório da AP Moller-Maersk alerta que a atual guerra comercial EUA-China está impactando o crescimento do setor, e que poderia “isoladamente remover até 0,5% da demanda global por containers” em 2019 e 2020.

Embora o comércio global de contêineres tenha crescido cerca de 2% no segundo trimestre de 2019 em comparação com o mesmo período do ano passado, houve uma desaceleração generalizada em todas as principais economias, com efeitos negativos das crescentes restrições comerciais que também pesaram no crescimento do comércio.

Em abril, os Estados Unidos aumentaram as tarifas sobre as importações chinesas de 10% para 25% em bens com valor equivalente a 2-3% dos bens comercializados globalmente.

Publicidade

Mais tarde no início de agosto, as tarifas dos EUA de 10% sobre US $ 300 bilhões adicionais foram anunciadas para entrar em vigor em 1º de setembro de 2019.

Até agora, os importadores dos EUA transferiram as importações da China para outros países, como Vietnã, Coréia, Tailândia, Índia e México”, afirmou a Maersk em seu último relatório de resultados do segundo trimestre.

Impacto da guerra comercial

“O impacto da tarifa recentemente imposta deverá ser significativo para o comércio bilateral EUA-China e poderá isoladamente remover até 0,5% da demanda global de containers em 2019 e 2020, e quando as tarifas dos EUA sobre US $ 300 bilhões adicionais forem implementadas mais tarde. No ano, isso pode resultar em uma redução de até 1% em 2020”, informa o mesmo relatório.

O CEO do grupo de transporte marítimo Soren Skou alertou que o cenário de baixo crescimento não deve terminar em breve, e existe a possibilidade de uma recessão, embora seja improvável que isso aconteça nos EUA em 2019 ou 2020.

Para todo o ano de 2019, o comércio global de containers deverá aumentar entre 1 e 3%.

As incertezas relacionadas à força da demanda por containers em 2019 representam um risco para as taxas de frete, em geral, acrescenta o representante da Maersk.

As taxas de afretamento temporário declinaram em 18% com relação ao ano anterior no segundo trimestre, mas se recuperaram em relação ao primeiro trimestre em 7,6%.

Leia mais…
Indicador da OMC sugere enfraquecimento do comércio global
Guerra comercial entre EUA e China: câmbio agita mercados

Tags: ChinaContainersEconomiaEstados UnidosNegócios Internacionais

Compartilhe:

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Publicidade

Últimas Notícias

Internacionalização de Empresas de Tecnologia
Notícias

Internacionalização de Empresas de Tecnologia

Como saber se é o momento de transpor fronteiras e como conduzir este processo

by OMDN
26/05/2022 - 12h34min
0

Dos muitos caminhos para uma companhia de tecnologia marcar presença no exterior, um tem se mostrado cada vez mais interessante...

Read more
Movimentação de contêineres aumenta nos portos do país
Especiais

Movimentação de contêineres aumenta nos portos do país

O porto catarinense Portonave lidera o crescimento em 44% no período de comparação

by OMDN
02/05/2022 - 12h22min
0

Assim como ocorre no mundo todo, o Brasil tem visto um crescimento elevado na movimentação portuária em 2021. Até setembro,...

Read more
Como evitar multas na importação?
Especiais

Como evitar multas na importação?

Classificação equivocada ou imprecisa da mercadoria é o principal motivo de dor de cabeça na hora de importar

by OMDN
22/04/2022 - 12h35min
0

Crocs é uma marca de calçado impermeável ou de sandália de borracha? Perguntas assim podem não ter importância no dia...

Read more
Por que falta matéria-prima no mundo?
Destaques

Por que falta matéria-prima no mundo?

Escassez de contêineres se tornou causa e efeito de problemas na cadeia global de suprimentos

by OMDN
11/04/2022 - 18h26min
0

A começar por contêineres, chegando a embalagens, semicondutores e peças de reposição, o mundo todo passa por uma crise de...

Read more

Acesse+



Entenda os câmbios

Revistas

Portal lança a nova edição da Revista OMDN

NÃO PERCA! Revista OMDN apresenta sua vigésima primeira edição

Vigésima Edição da Revista OMDN já à Disposição

Capa Revista OMDN 19 - O MUNDO DOS NEGÓCIOS

O Mundo dos Negócios – Edição 19 – já está disponível!

Capa Revista OMDN 18 - O MUNDO DOS NEGÓCIOS

O Mundo dos Negócios – Edição 18 – já está disponível!

Veja todas as edições
Publicidade
Água Marinha Comex, OMDN, O Mundo dos Negócios

Colunistas

Marcelo Raupp

A Responsabilidade do Comércio Exterior

Marcelo Raupp

Marcelo Raupp

Porto Público ou Porto Privado?

Marcelo Raupp

Renata Goulart Fernandes

Exportação Direta ou Indireta?

Renata Goulart Fernandes

Claudia Fiedler

Afinal, qual a importância da NCM – Nomenclatura Comum do Mercosul?

Claudia Fiedler

Renata Goulart Fernandes

Diferenças entre vender para o Brasil e para o exterior

Renata Goulart Fernandes

Mais Lidas

Qual é o tamanho de um container?

Tipos de caminhões: conheça o Truck ou Caminhão Pesado

O que é peso bruto e peso líquido?

Tipos de Navios: conheça o Roll on-Roll off (Ro-Ro)

Caça-Palavras do Comex

Siga-nos

  • Quem Somos
  • Contato
  • Participe
  • Catálogo Comex
  • Produtos OMDN
  • Anuncie Aqui
Next Post
indicador da omc, OMDN, O Mundo dos Negocios

Indicador da OMC sugere enfraquecimento do comércio global

  • Quem Somos
  • Contato
  • Participe
  • Catálogo Comex
  • Produtos OMDN
  • Anuncie Aqui
  • Home
  • Notícias
  • FreeTime
  • Colunistas
  • Comexpedia
  • Quem Somos
  • Contato
  • Participe
  • Catálogo Comex
  • Produtos OMDN
  • Anuncie Aqui
  • Revistas OMDN
  • Política de Privacidade

© 2019 - Design by Move | Code & Development by Bike