Publicidade
OMDN
  • Notícias
  • Freetime
  • Colunistas
  • Comexpedia
No Result
View All Result
OMDN
  • Notícias
  • Freetime
  • Colunistas
  • Comexpedia
No Result
View All Result
No Result
View All Result
OMDN
Home Colunistas
in Colunistas, Notícias

Carga no porto/aeroporto, por que ela não embarcou?

15/10/2019 - 10h40min
Rafael SchneiderbyRafael Schneider
Carga no porto/aeroporto, por que ela não embarcou, OMDN, O mundo dos Negócios

Por Rafael Schneider

Quem lida diariamente com o transporte de carga internacional, eventualmente, se depara com a seguinte situação: Todos os dead lines foram cumpridos e a sua carga já está no porto ou aeroporto aguardando ser embarcada conforme a data prevista. No dia seguinte a previsão de embarque chega a “célebre” informação: “sua carga não embarcou no navio ou aeronave como previamente programada e por isso a nova data, prevista, de embarque é…”.

Os dois principais fatores que fazem as cargas ficarem no chão, ou rolarem para um próximo embarque, são overbooking e blank sailing.

O overbooking, ou excesso de reserva/carga, acontece quando uma determinada companhia marítima ou aérea vende mais espaço do que pode embarcar, como consequência, algumas cargas são cortadas do embarque programado e são realocadas no próximo embarque.

O blank sailing, ou a omissão de navio, ocorre quando o armador, operador de navio, cancela a sua escala em um específico porto ou o serviço que abrange todos os portos previstos na viagem do navio é cancelado. Quando a omissão de navio acontece, as cargas são roladas para o próximo embarque disponível, caso haja espaço.

O motivo que leva o armador ou a companhia aérea a gerar o overbooking é exclusivamente comercial. Esta situação garante que o espaço comprado pela companhia no navio, ou na aeronave, seja completamente atendido e em períodos com pouco volume de carga, ajuda a garantir o acúmulo de carga para os próximos embarques.

Publicidade

Diferente do overbooking, o blank sailing pode acontecer por motivo comercial ou operacional.

Contexto Comercial: quando é motivada por questões financeiras e estratégicas, como, quando a demanda por espaço no navio é baixa. Neste caso o armador cancela a viagem no intuito de acumular cargas para o navio seguinte.

Contexto Operacional: quando certa circunstância adversa obriga o armador a promover estas omissões. Casos fortuitos ou de força maior, como, por exemplo: greves ou fatores meteorológicos que impossibilitem a atracação do navio, fazendo com que o navio seja obrigado a cancelar a atracação/escala neste porto para que os demais portos da escala possam ser atendidos.

Qual é o período com maior incidência de rolagem de carga?

Peak seson, ou alta temporada, que se inicia em agosto ou setembro e que finda em novembro, ou em feriados chineses como Ano Novo Chinês e o Dia Nacional que são feriados com duração de sete dias, são períodos com maior incidência de rolagem de carga.

Como as omissões afetam seu embarque?

Se a sua carga foi reservada em uma viagem que foi cancelada ou sofreu com overbooking, ela será reprogramada para seguir na próxima partida disponível. A Ethima Logistics está constantemente em busca destas informações e mantem os clientes atualizados sobre o status das suas cargas através dos follow ups.

Se você ainda não conhece a Ethima Logistics, acesso o nosso site: www.ethima.com.br ou entre em contato comigo através do telefone (47) 3349-2767 ou por e-mail rafael@ethima.com.br

Tags: Ethima LogisticsLogísticaRafael SchneiderTransporte AéreoTransporte Marítimo

Compartilhe:

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Publicidade

Últimas do Colunista

Transporte Internacional de cargas LCLConsolidadas e custos no Brasil_OMDN_O Mundo dos Negócios_kjpargeter-freepik
Colunistas

Transporte internacional de cargas LCL e os custos no Brasil

Embarque consolidado é opção para quem quer importar pequenos volumes

by Rafael Schneider
16/04/2020 - 17h30min
0

Por Rafael Schneider Em momentos como este que estamos vivenciando, onde a economia brasileira encolhe, é normal as empresas importarem...

Read more
Efeito coronavírus na liberação de mercadorias nos portos brasileiros_OMDN_O Mundo dos Negócios_Tania Rego Agência Brasil
Colunistas

Efeito coronavírus na liberação de mercadorias nos portos brasileiros

Demora de empresas chinesas a retomarem as atividades interfere no envio de remessas com documentos originais

by Rafael Schneider
07/02/2020 - 14h07min
0

Estamos sendo constantemente atualizados, por intermédio das mídias, sobre o surto de coronavírus na China. Porém, o que sabemos até...

Read more
O que é IMO 2020? OMDN, O Mundo dos Negócios
Colunistas

O que é IMO 2020?

by Rafael Schneider
10/12/2019 - 15h58min
0

Por Rafael Schneider IMO 2020 é uma regulamentação criada pela Organização Marítima Internacional (IMO) com o objetivo de reduzir o...

Read more
GRI General Rate Increase, OMDN ,O Mundo dos Negócios
Colunistas

Aumento Geral do Frete Marítimo (GRI – General Rate Increase)

É o ajuste (normalmente um aumento) das taxas de frete básico em linhas específicas

by Rafael Schneider
08/08/2019 - 14h12min
0

Por Rafael Schneider O GRI é a sigla para o termo em inglês General Rate Increase, que em português é...

Read more

Acesse+

Rafael Schneider

Rafael Schneider

Administrador de empresas, Diretor Comercial na Ethima Logistics. Trabalha mais de 10 anos na área de Comércio Exterior com ênfase em importação e logística internacional. Atuou como coordenador de importação com foco em análise de custo, desenvolvimento de parceiros logísticos (armazém e transporte) e em gestão de pessoas.

rafael@ethima.com.br


Entenda os câmbios

Revistas

Portal lança a nova edição da Revista OMDN

NÃO PERCA! Revista OMDN apresenta sua vigésima primeira edição

Vigésima Edição da Revista OMDN já à Disposição

Capa Revista OMDN 19 - O MUNDO DOS NEGÓCIOS

O Mundo dos Negócios – Edição 19 – já está disponível!

Capa Revista OMDN 18 - O MUNDO DOS NEGÓCIOS

O Mundo dos Negócios – Edição 18 – já está disponível!

Veja todas as edições
Publicidade

Colunistas

Marcelo Raupp

A Responsabilidade do Comércio Exterior

Marcelo Raupp

Marcelo Raupp

Porto Público ou Porto Privado?

Marcelo Raupp

Renata Goulart Fernandes

Exportação Direta ou Indireta?

Renata Goulart Fernandes

Claudia Fiedler

Afinal, qual a importância da NCM – Nomenclatura Comum do Mercosul?

Claudia Fiedler

Renata Goulart Fernandes

Diferenças entre vender para o Brasil e para o exterior

Renata Goulart Fernandes

Mais Lidas

Qual é o tamanho de um container?

O que é peso bruto e peso líquido?

Tipos de caminhões: conheça o Truck ou Caminhão Pesado

Tipos de Navios: conheça o Roll on-Roll off (Ro-Ro)

Caça-Palavras do Comex

Siga-nos

  • Quem Somos
  • Contato
  • Participe
  • Catálogo Comex
  • Produtos OMDN
  • Anuncie Aqui
Next Post
CNI diz que Balança Comercial terá queda de 16% em 2019

CNI diz que Balança Comercial terá queda de 16% em 2019

  • Quem Somos
  • Contato
  • Participe
  • Catálogo Comex
  • Produtos OMDN
  • Anuncie Aqui
  • Home
  • Notícias
  • FreeTime
  • Colunistas
  • Comexpedia
  • Quem Somos
  • Contato
  • Participe
  • Catálogo Comex
  • Produtos OMDN
  • Anuncie Aqui
  • Revistas OMDN
  • Política de Privacidade

© 2019 - Design by Move | Code & Development by Bike