Publicidade
OMDN
  • Notícias
  • Freetime
  • Colunistas
  • Comexpedia
No Result
View All Result
OMDN
  • Notícias
  • Freetime
  • Colunistas
  • Comexpedia
No Result
View All Result
No Result
View All Result
OMDN
Home Especiais
in Especiais, Notícias

Capacidade técnica do porto é fundamental

12/12/2019 - 11h38min
Capacidade técnica do porto é fundamental, OMDN, O Mundo dos Negócios

Foto Divulgação/Portonave

Todo o trabalho de planejamento do agente de carga conta com a parceria do terminal portuário por onde será feito o transporte. E no porto o projeto também exige tratativa operacional diferenciada. O supervisor de equipamentos da Portonave, David da Silva Raimundo (Ceroll), explica que alguns fatores técnicos, regrados pelas normas de segurança, devem ser considerados como centro de gravidade, ângulo de içamento, esforço dos materiais de acordo com ângulo de fixação, fragilidade de carga em exposição e peças que se sobressaem. “Para essas unidades também é necessário um planejamento prévio de local de armazenagem e equipamento a ser utilizado, além das equipes que farão o trabalho” acrescenta.

Na Portonave, a movimentação de cargas especiais representa menos de 1% do total movimentado, “mas temos expertise para atuar com cargas em excesso e/ou break bulk em navios contêineres”, reforça o supervisor de equipamentos.

Tipos de carga

As mercadorias que mais exigem esta atenção especial são os componentes de fábricas, máquinas com grandes dimensões, geradores, veículos (automóveis, lanchas/iates, aeronaves), equipamentos de construção, trens. O supervisor da Portonave lembra de um transporte feito em 2012 em que foi embarcado um transformador da WEG de cerca de 150 toneladas.

Publicidade

Foi uma operação especial, realizada simultaneamente por dois MHCs (Mobile Harbour Crane). Durou cerca de uma hora e requereu muitos cuidados, tanto para preservar a mercadoria do cliente quanto para garantir a segurança dos profissionais envolvidos”, conta.

Complexidade

A complexidade deste transporte é tão grande que há situações onde o porto pode declinar do trabalho. “O terminal pode negar o transporte em casos em que as características da carga estejam acima do limite da capacidade dos equipamentos de içamento; contenham materiais perigosos não permitidos; estejam indevidamente alocadas nos contêineres; e não exista garantia de segurança no manuseio”, exemplifica Ceroll.

Leia também…
Carga com excesso de dimensões: planejamento para tudo dar certo

Tags: LogísticaPortonaveTransporte Marítimo

Compartilhe:

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Publicidade

Últimas Notícias

Internacionalização de Empresas de Tecnologia
Notícias

Internacionalização de Empresas de Tecnologia

Como saber se é o momento de transpor fronteiras e como conduzir este processo

by OMDN
26/05/2022 - 12h34min
0

Dos muitos caminhos para uma companhia de tecnologia marcar presença no exterior, um tem se mostrado cada vez mais interessante...

Read more
Movimentação de contêineres aumenta nos portos do país
Especiais

Movimentação de contêineres aumenta nos portos do país

O porto catarinense Portonave lidera o crescimento em 44% no período de comparação

by OMDN
02/05/2022 - 12h22min
0

Assim como ocorre no mundo todo, o Brasil tem visto um crescimento elevado na movimentação portuária em 2021. Até setembro,...

Read more
Como evitar multas na importação?
Especiais

Como evitar multas na importação?

Classificação equivocada ou imprecisa da mercadoria é o principal motivo de dor de cabeça na hora de importar

by OMDN
22/04/2022 - 12h35min
0

Crocs é uma marca de calçado impermeável ou de sandália de borracha? Perguntas assim podem não ter importância no dia...

Read more
Por que falta matéria-prima no mundo?
Destaques

Por que falta matéria-prima no mundo?

Escassez de contêineres se tornou causa e efeito de problemas na cadeia global de suprimentos

by OMDN
11/04/2022 - 18h26min
0

A começar por contêineres, chegando a embalagens, semicondutores e peças de reposição, o mundo todo passa por uma crise de...

Read more

Acesse+



Entenda os câmbios

Revistas

Portal lança a nova edição da Revista OMDN

NÃO PERCA! Revista OMDN apresenta sua vigésima primeira edição

Vigésima Edição da Revista OMDN já à Disposição

Capa Revista OMDN 19 - O MUNDO DOS NEGÓCIOS

O Mundo dos Negócios – Edição 19 – já está disponível!

Capa Revista OMDN 18 - O MUNDO DOS NEGÓCIOS

O Mundo dos Negócios – Edição 18 – já está disponível!

Veja todas as edições
Publicidade

Colunistas

Marcelo Raupp

A Responsabilidade do Comércio Exterior

Marcelo Raupp

Marcelo Raupp

Porto Público ou Porto Privado?

Marcelo Raupp

Renata Goulart Fernandes

Exportação Direta ou Indireta?

Renata Goulart Fernandes

Claudia Fiedler

Afinal, qual a importância da NCM – Nomenclatura Comum do Mercosul?

Claudia Fiedler

Renata Goulart Fernandes

Diferenças entre vender para o Brasil e para o exterior

Renata Goulart Fernandes

Mais Lidas

Qual é o tamanho de um container?

Tipos de caminhões: conheça o Truck ou Caminhão Pesado

O que é peso bruto e peso líquido?

Tipos de Navios: conheça o Roll on-Roll off (Ro-Ro)

Caça-Palavras do Comex

Siga-nos

  • Quem Somos
  • Contato
  • Participe
  • Catálogo Comex
  • Produtos OMDN
  • Anuncie Aqui
Next Post
Carga com excesso de dimensões: planejamento para tudo dar certo, OMDN, O Mundo dos Negócios

Carga com excesso de dimensões: planejamento para tudo dar certo

  • Quem Somos
  • Contato
  • Participe
  • Catálogo Comex
  • Produtos OMDN
  • Anuncie Aqui
  • Home
  • Notícias
  • FreeTime
  • Colunistas
  • Comexpedia
  • Quem Somos
  • Contato
  • Participe
  • Catálogo Comex
  • Produtos OMDN
  • Anuncie Aqui
  • Revistas OMDN
  • Política de Privacidade

© 2019 - Design by Move | Code & Development by Bike