Publicidade
OMDN
  • Notícias
  • Freetime
  • Colunistas
  • Comexpedia
No Result
View All Result
OMDN
  • Notícias
  • Freetime
  • Colunistas
  • Comexpedia
No Result
View All Result
No Result
View All Result
OMDN
Home Notícias
in Notícias, Principal

Em quatro anos, mais de 9 mil trânsitos de navios Neopanamax

Terceiro jogo de eclusas do Canal do Panamá alcança o quarto ano em operação

02/07/2020 - 17h58min
Canal ampliado registra mais de 9 mil trânsitos de navios Neopanamax_OMDN_O Mundo dos Negócios_Canal de Panamá

Crédito da imagem: Divulgação/Autoridade do Canal do Panamá

Desde a inauguração, a estrutura ampliada do Canal do Panamá recebeu mais de 9 mil trânsitos dos chamados Neopanamax. O terceiro jogo de eclusas completa quatro anos em funcionamento, com papel importante para a competitividade da rota interoceânica. Somente em 2020, mesmo com a redução nas operações em razão da pandemia de Covid-19, já foram mais de 2,2 mil trânsitos envolvendo essa classe de navios.

Segundo a Autoridade do Canal do Panamá (ACP), o segmento de porta-container é o que mais utiliza a via expandida. Essa categoria de navios representou 46% dos trânsitos registrados nesses quatro anos de operações. Em seguida, as embarcações Neopanamax mais comuns são as de GLP (25%), GNL (12%) e graneleiros (9%).

Com estrutura adequada para atender navios maiores, consequentemente, o canal tem aumentado a capacidade de operações. Até 2016, as eclusas só permitiam a passagem dos chamados Panamax, que transportam uma média de 4,8 mil containers. As novas comportas passaram a permitir o trânsito de embarcações até três vezes maiores (15.455 containers) pelo Panamá.

Novas estruturas consolidam a rota

Na avaliação da ACP, o canal ampliado tem contribuído ativamente para a consolidação e competitividade da hidrovia. “Desde a sua abertura, em 26 de junho de 2016, o terceiro conjunto de eclusas aumentou a capacidade do Canal do Panamá, a ponto de, com 27% dos trânsitos de navios, representar 50% da tonelagem que a rota aquática mobiliza”, ressaltou a autoridade responsável pela rota marítima entre os oceanos Atlântico e Pacífico.

Em 2020, em meio à pandemia, as novas eclusas têm auxiliado no transporte de suprimentos essenciais para a economia global. Durante este ano fiscal, o canal ampliado já operou 13 milhões de toneladas de gás de cozinha e 4,9 milhões de toneladas de grãos.

Publicidade

Leia também:
Canal do Panamá avalia estratégias para o futuro das operações
Canal do Panamá: um “atalho” interoceânico

WhatsApp_OMDN_O Mundo dos NegóciosClique aqui e receba as notícias do OMDN diretamente no WhatsApp.

Tags: Canal do PanamáNeopanamaxPanamax

Compartilhe:

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Publicidade

Últimas Notícias

Internacionalização de Empresas de Tecnologia
Notícias

Internacionalização de Empresas de Tecnologia

Como saber se é o momento de transpor fronteiras e como conduzir este processo

by OMDN
26/05/2022 - 12h34min
0

Dos muitos caminhos para uma companhia de tecnologia marcar presença no exterior, um tem se mostrado cada vez mais interessante...

Read more
Movimentação de contêineres aumenta nos portos do país
Especiais

Movimentação de contêineres aumenta nos portos do país

O porto catarinense Portonave lidera o crescimento em 44% no período de comparação

by OMDN
02/05/2022 - 12h22min
0

Assim como ocorre no mundo todo, o Brasil tem visto um crescimento elevado na movimentação portuária em 2021. Até setembro,...

Read more
Como evitar multas na importação?
Especiais

Como evitar multas na importação?

Classificação equivocada ou imprecisa da mercadoria é o principal motivo de dor de cabeça na hora de importar

by OMDN
22/04/2022 - 12h35min
0

Crocs é uma marca de calçado impermeável ou de sandália de borracha? Perguntas assim podem não ter importância no dia...

Read more
Por que falta matéria-prima no mundo?
Destaques

Por que falta matéria-prima no mundo?

Escassez de contêineres se tornou causa e efeito de problemas na cadeia global de suprimentos

by OMDN
11/04/2022 - 18h26min
0

A começar por contêineres, chegando a embalagens, semicondutores e peças de reposição, o mundo todo passa por uma crise de...

Read more

Acesse+



Entenda os câmbios

Revistas

Portal lança a nova edição da Revista OMDN

NÃO PERCA! Revista OMDN apresenta sua vigésima primeira edição

Vigésima Edição da Revista OMDN já à Disposição

Capa Revista OMDN 19 - O MUNDO DOS NEGÓCIOS

O Mundo dos Negócios – Edição 19 – já está disponível!

Capa Revista OMDN 18 - O MUNDO DOS NEGÓCIOS

O Mundo dos Negócios – Edição 18 – já está disponível!

Veja todas as edições
Publicidade
Água Marinha Comex, OMDN, O Mundo dos Negócios

Colunistas

Marcelo Raupp

A Responsabilidade do Comércio Exterior

Marcelo Raupp

Marcelo Raupp

Porto Público ou Porto Privado?

Marcelo Raupp

Renata Goulart Fernandes

Exportação Direta ou Indireta?

Renata Goulart Fernandes

Claudia Fiedler

Afinal, qual a importância da NCM – Nomenclatura Comum do Mercosul?

Claudia Fiedler

Renata Goulart Fernandes

Diferenças entre vender para o Brasil e para o exterior

Renata Goulart Fernandes

Mais Lidas

Qual é o tamanho de um container?

O que é peso bruto e peso líquido?

Tipos de caminhões: conheça o Truck ou Caminhão Pesado

Tipos de Navios: conheça o Roll on-Roll off (Ro-Ro)

Caça-Palavras do Comex

Siga-nos

  • Quem Somos
  • Contato
  • Participe
  • Catálogo Comex
  • Produtos OMDN
  • Anuncie Aqui
Next Post
Canal Verde apenas uma etapa da liberação cumprida_OMDN_O Mundo dos Negócios_Suchart Sriwichai por Pixabay

Canal verde: apenas uma das etapas de liberação concluída

  • Quem Somos
  • Contato
  • Participe
  • Catálogo Comex
  • Produtos OMDN
  • Anuncie Aqui
  • Home
  • Notícias
  • FreeTime
  • Colunistas
  • Comexpedia
  • Quem Somos
  • Contato
  • Participe
  • Catálogo Comex
  • Produtos OMDN
  • Anuncie Aqui
  • Revistas OMDN
  • Política de Privacidade

© 2019 - Design by Move | Code & Development by Bike