Publicidade
OMDN
  • Notícias
  • Freetime
  • Colunistas
  • Comexpedia
No Result
View All Result
OMDN
  • Notícias
  • Freetime
  • Colunistas
  • Comexpedia
No Result
View All Result
No Result
View All Result
OMDN
Home Notícias
in Notícias, Principal

Covid-19: Embaixada lista 12 rumores infundados sobre a China

Alegações falsas estão relacionadas à pandemia do novo coronavírus

22/05/2020 - 11h10min
Covid-19 Embaixada lista 12 rumores infundados sobre a China_OMDN_O Mundo dos Negócios_Gerd Altmann por Pixabay

Foto: Gerd Altmann/Pixabay

O avanço da pandemia do novo coronavírus pelo mundo tem sido acompanhado pela disseminação de fake news. Nas mídias sociais, notícias sobre estudos e evolução da doença dividem espaço com teorias da conspiração e alegações falsas. Como muitos desses conteúdos estão ligados à China, onde ocorreram os primeiros registros da Covid-19, a Embaixada da China no Brasil listou 12 rumores contra o país.

O artigo, repercutido pelos consulados chineses no Brasil, refuta as fake news com base em conhecimentos científicos e dados factuais. Isso porque, segundo a própria Embaixada, “a China foi particularmente afetada por essa ‘epidemia da má informação’”. Confira os rumores e explicações listados pela entidade:

Rumor 1 – O novo coronavírus foi criado em um laboratório chinês

Realidade: as evidências indicam que o novo coronavírus se origina na natureza.

O SARS-CoV-2 é um novo tipo de coronavírus. A Organização Mundial da Saúde (OMS) observa que as evidências disponíveis indicam que ele se originou na natureza, não artificialmente. Contudo, por enquanto, a comunidade científica não esclareceu a fonte natural específica deste patógeno. As especulações é que ele possa estar associado a morcegos e pangolins.

Rumor 2 – A Covid-19 originou de um acidente de laboratório no Instituto de Investigação de Virologia de Wuhan

Realidade: o Instituto de Investigação de Virologia de Wuhan não tem nada a ver com a origem da Covid-19.

O Laboratório Nacional de Biossegurança do Instituto Wuhan de Virologia, subordinado à Academia Chinesa de Ciências (CAS), possui um nível certificado de proteção P4 e pode lidar com os patógenos mais mortais do mundo. O laboratório fica a cerca de 30 quilômetros do centro de Wuhan e é impossível para o vírus deixar o local de alta segurança.

Rumor 3 – O novo coronavírus é chinês porque se originou em Wuhan

Realidade: O nome oficial do novo coronavírus é SARS-CoV-2. Wuhan foi o primeiro lugar onde foram registrados casos desse vírus, mas não é necessariamente o local de origem.

Em dezembro de 2019, Wuhan informou pela primeira vez sobre a descoberta de uma nova infeção por coronavírus, que era então conhecida como “pneumonia atípica”. Mas a fonte exata do vírus não tem conclusões científicas claras. Historicamente, o local onde um vírus é descoberto geralmente não é a fonte. Os exemplos citados pela Embaixada são o do HIV, nos Estados Unidos (com origem provável na África Ocidental), e o vírus Marburg, na Alemanha (provavelmente originado na Uganda).

Para evitar estigmatização, em 2015, a OMS emitiu recomendações sobre a nomenclatura de doenças infeciosas e patógenos que afetam seres humanos. O pedido é para que sejam evitados nomes de lugares, países, pessoas, animais e conceitos que possam causar pânico. No caso do novo coronavírus, ele foi oficialmente nomeado “SARS-CoV-2” em 11 de fevereiro de 2020.

Publicidade

Rumor 4 – Em meados de novembro de 2019, a China foi informada do início do surto e ocultou informações relevantes durante 45 dias

Realidade: as instituições oficiais da China receberam pela primeira vez informações sobre um caso de pneumonia atípica em 27 de dezembro de 2019. Elas publicaram o primeiro aviso quatro dias depois, em 31 de dezembro.

Em 27 de dezembro de 2019, a diretora do Departamento de Medicina Respiratória do Hospital Provincial de Medicina Chinesa e Ocidental de Hubei, Zhang Jixian, relatou três casos de pneumonia atípica ao Centro Chinês de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) do distrito de Jianghan. Foi a primeira vez que instituições oficiais chinesas obtiveram informações sobre a Covid-19.

Rumor 5 – A China ocultou a verdade sobre a epidemia de Covid-19 durante muito tempo, antes de se tornar uma pandemia global

Realidade: a China notificou tão cedo quanto possível o público nacional e global sobre a epidemia e tomou as mais rigorosas medidas de prevenção e controle. Com isso, deu ao resto do mundo pelo menos seis semanas para os países se prepararem. A OMS confirmou o cronograma anterior, no site oficial, em 8 de abril.

O SARS-CoV-2 é um vírus descoberto recentemente. Na fase inicial do surto, quase não havia base de referência científica capaz de demonstrar que ele poderia causar uma pandemia. Depois da confirmação que o vírus pode ser transmitido de pessoa para pessoa e que, provavelmente, tem taxa de mortalidade mais alta que a gripe, o governo chinês imediatamente emitiu um aviso ao público e adotou medidas mais rigorosas, abrangentes e preventivas de controle. Em 23 de janeiro, a cidade de Wuhan foi colocada em quarentena. Dois dias depois, a província de Hubei, com uma população de 60 milhões, também foi isolada.

Um mês após o isolamento de Wuhan, em 23 de fevereiro, 78.811 casos foram diagnosticados no planeta. Desses, apenas 2,2% estavam fora da China. Até então, exceto no leste da Ásia, o resto do mundo mal havia tomado medidas preventivas eficazes.

Rumor 6 – A China ocultou e reportou com inexatidão o número de casos diagnosticados e mortes por Covid-19

Realidade: a China sempre foi transparente no diagnóstico e no número de mortes por Covid-19 e cumpriu as obrigações de informar.

Em 20 de abril, o número acumulado de casos de Covid-19 contabilizados em Wuhan era de 50.333. O total de mortes era de 3.869, com taxa de mortalidade de 7,69%, acima da média mundial.

O baixo número de casos na China é atribuído a medidas rigorosas e abrangentes de prevenção e controle tomadas pelo governo chinês. Entre elas está o fechamento das vias de acesso à cidade de Wuhan. Segundo relatório de pesquisa da revista Science, as medidas anteriores reduziram o número de pessoas infetadas na China em mais de 700 mil.

Rumor 7 – A China manipulou a OMS para assegurar que esta não direcione críticas ao país

Realidade: a OMS é uma organização internacional independente, composta por 194 membros da Organização das Nações Unidas, e não pode ser manipulada.

Entre os 21 membros da equipe de liderança na sede da OMS, há apenas um membro chinês e 11 dos EUA, União Europeia e Canadá. Ren Minghui, da China, serve como diretor-geral assistente na OMS para a prevenção da AIDS, tuberculose, malária e doenças tropicais negligenciadas, desde janeiro de 2016.

Antes de anunciar a suspensão do financiamento da OMS, os norte-americanos eram os maiores contribuintes da instituição. Incluindo contribuições voluntárias, a China é a sexta maior fonte de financiamento da organização. Não só o país asiático, mas quase todos os estados-membros apoiam o trabalho do diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom. As teorias de que o diretor-geral “depende da China” e que fora “eleito apenas com o apoio da China” são infundadas.

Rumor 8 – A China é responsável pela pandemia e tem de compensar o mundo

Realidade: os vírus são um inimigo comum da humanidade e a China, tal como os outros países, é também uma vítima. Não há base legal para exigir uma “compensação” à China.

A OMS anunciou em 30 de janeiro que o novo coronavírus constitui “uma emergência de saúde pública de interesse internacional”. Isso ocorreu um mês após a China ter enviado a primeira notificação à organização.

As leis e regulamentos internacionais de saúde não fornecem uma base para um estado se responsabilizar por uma pandemia. Contudo, alguns juristas internacionais acreditam que a China deve ser responsabilizada e pagar compensações pela pandemia de Covid-19. “Nesse caso, quem deverá compensar por epidemias como a gripe H1N1, AIDS, e BSE?”, questiona a Embaixada.

Rumor 9 – A China está ajudando outros países no combate à epidemia apenas para expandir a influência geopolítica

Realidade: a China ajuda outros países por motivos humanitários e de solidariedade, partilhando a experiência acumulada na luta contra epidemias.

A ajuda da China a outros países provém, não só do espírito humanitário internacional, mas também da crença em uma comunidade de destino comum para a humanidade. O apoio a outros países é também uma manifestação tradicional de agradecimento da nação. No momento mais severo da epidemia, no final de janeiro e início de fevereiro, os chineses receberam ajuda de várias partes do mundo.

A China acumulou experiência na luta contra epidemias. Após dois meses de prevenção e controle rigorosos, a situação no país foi controlada. O escritório europeu da OMS acredita que a experiência chinesa pode ser usada como referência a outros países, ajudando-os na implementação de medidas capazes de tratar doenças críticas.

Rumor 10 – Os produtos médicos importados da China são contrafeitos e de qualidade duvidosa

Realidade: a China leva a cabo inspeções rigorosas de qualidade nos produtos médicos exportados. Parte do problema deriva do uso impróprio ou da diferença de regulamentações entre o país e o resto do mundo.

De acordo com dados da Administração Geral Alfandegária da China, entre 1º de março e 4 de abril de 2020, o país exportou 10,2 bilhões de yuans em materiais de prevenção epidemiológica. Esse montante inclui:

  • 3,86 bilhões de máscaras;
  • 37,52 milhões de roupas protetoras;
  • 2,41 milhões de termômetros;
  • 16 mil ventiladores;
  • 2,84 milhões de caixas de reagentes para detecção da Covid-19;
  • 8,41 milhões de pares de viseiras.

Os produtos com problemas de qualidade detectados representam número reduzido.

Desde 2 de abril, o governo chinês emitiu políticas para reforçar a qualidade de gestão das exportações de materiais médicos. Os produtos expedidos precisam obedecer a requisitos da autoridade nacional regulatória de medicamentos e padrões do país importador.

Rumor 11 – A China criou o novo coronavírus para paralisar a economia ocidental

Realidade: a economia chinesa está intrinsecamente ligada à economia mundial. Ela só pode ser bem sucedida se a economia do resto do mundo operar dentro da normalidade.

A economia chinesa foi profundamente afetada pela epidemia do novo coronavírus. No primeiro trimestre do ano, o Produto Interno Bruto (PIB) chinês caiu em 6,8%. Esse é o valor mais baixo desde que a China começou a contabilizar o PIB, em 1992. A última retração econômica do país asiático nesta magnitude data de 1976.

Desde que a China se juntou à Organização Mundial do Comércio (OMC), em 2001, a economia do país foi, progressivamente, se integrando ao resto do mundo. Em 2019, as importações e exportações chinesas responderam a 31,54 trilhões de yuans. Desses, ¥ 17,23 trilhões são de exportações, contribuindo para 18% do total da economia.

A China e o mundo são interdependentes, sendo do interesse chinês que a economia mundial se recupere rapidamente e cresça de modo sustentado.

Rumor 12 – A China reabriu os mercados de animais selvagens

Realidade: não existem, neste momento, mercados de animais selvagens na China. A legislação do país proíbe a caça, comércio, transporte e consumo de animais selvagens.

O 16º encontro do Comitê Permanente da 13ª Assembleia Popular Nacional aprovou a “Decisão para a Proibição Integral do Comércio de Vida Selvagem, Eliminação de Animais Selvagens e Proteção da Saúde Popular”. O Fundo Mundial para a Natureza (WWF) aprovou a decisão.

O que reabriu no país foi o mercado tradicional dos agricultores de Wuhan. Nele, são comercializados legumes, frutas, mariscos e carnes. O local segue rigorosamente os regulamentos sanitários relevantes, com características que similares a de espaços europeus.

 

Informações da Embaixada da República Popular da China no Brasil. 

WhatsApp_OMDN_O Mundo dos NegóciosClique aqui e receba as notícias do OMDN diretamente no WhatsApp.

Tags: ChinaCoronavírusCovid-19Fake News

Compartilhe:

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Publicidade

Últimas Notícias

Internacionalização de Empresas de Tecnologia
Notícias

Internacionalização de Empresas de Tecnologia

Como saber se é o momento de transpor fronteiras e como conduzir este processo

by OMDN
26/05/2022 - 12h34min
0

Dos muitos caminhos para uma companhia de tecnologia marcar presença no exterior, um tem se mostrado cada vez mais interessante...

Read more
Movimentação de contêineres aumenta nos portos do país
Especiais

Movimentação de contêineres aumenta nos portos do país

O porto catarinense Portonave lidera o crescimento em 44% no período de comparação

by OMDN
02/05/2022 - 12h22min
0

Assim como ocorre no mundo todo, o Brasil tem visto um crescimento elevado na movimentação portuária em 2021. Até setembro,...

Read more
Como evitar multas na importação?
Especiais

Como evitar multas na importação?

Classificação equivocada ou imprecisa da mercadoria é o principal motivo de dor de cabeça na hora de importar

by OMDN
22/04/2022 - 12h35min
0

Crocs é uma marca de calçado impermeável ou de sandália de borracha? Perguntas assim podem não ter importância no dia...

Read more
Por que falta matéria-prima no mundo?
Destaques

Por que falta matéria-prima no mundo?

Escassez de contêineres se tornou causa e efeito de problemas na cadeia global de suprimentos

by OMDN
11/04/2022 - 18h26min
0

A começar por contêineres, chegando a embalagens, semicondutores e peças de reposição, o mundo todo passa por uma crise de...

Read more

Acesse+



Entenda os câmbios

Revistas

Vigésima Edição da Revista OMDN já à Disposição

Capa Revista OMDN 19 - O MUNDO DOS NEGÓCIOS

O Mundo dos Negócios – Edição 19 – já está disponível!

Capa Revista OMDN 18 - O MUNDO DOS NEGÓCIOS

O Mundo dos Negócios – Edição 18 – já está disponível!

Portal lança a nova edição da Revista OMDN

NÃO PERCA! Revista OMDN apresenta sua vigésima primeira edição

Vigésima Edição da Revista OMDN já à Disposição

Capa Revista OMDN 19 - O MUNDO DOS NEGÓCIOS

O Mundo dos Negócios – Edição 19 – já está disponível!

Capa Revista OMDN 18 - O MUNDO DOS NEGÓCIOS

O Mundo dos Negócios – Edição 18 – já está disponível!

Portal lança a nova edição da Revista OMDN

NÃO PERCA! Revista OMDN apresenta sua vigésima primeira edição

Vigésima Edição da Revista OMDN já à Disposição

Veja todas as edições
Publicidade

Colunistas

Marcelo Raupp

A Responsabilidade do Comércio Exterior

Marcelo Raupp

Marcelo Raupp

Porto Público ou Porto Privado?

Marcelo Raupp

Renata Goulart Fernandes

Exportação Direta ou Indireta?

Renata Goulart Fernandes

Claudia Fiedler

Afinal, qual a importância da NCM – Nomenclatura Comum do Mercosul?

Claudia Fiedler

Renata Goulart Fernandes

Diferenças entre vender para o Brasil e para o exterior

Renata Goulart Fernandes

Mais Lidas

Qual é o tamanho de um container?

Tipos de caminhões: conheça o Truck ou Caminhão Pesado

Porto de A a Z: conheça o Porto de Singapura

Três vantagens e desvantagens do transporte marítimo

Quantos containers um navio pode transportar?

Siga-nos

  • Quem Somos
  • Contato
  • Participe
  • Catálogo Comex
  • Produtos OMDN
  • Anuncie Aqui
Next Post
Receita Federal atualiza Manual de Remessas Internacionais_OMDN_O Mundo dos Negócios_RioGaleão

Receita Federal atualiza Manual de Remessas Internacionais

  • Quem Somos
  • Contato
  • Participe
  • Catálogo Comex
  • Produtos OMDN
  • Anuncie Aqui
  • Home
  • Notícias
  • FreeTime
  • Colunistas
  • Comexpedia
  • Quem Somos
  • Contato
  • Participe
  • Catálogo Comex
  • Produtos OMDN
  • Anuncie Aqui
  • Revistas OMDN
  • Política de Privacidade

© 2019 - Design by Move | Code & Development by Bike