Publicidade
OMDN
  • Notícias
  • Freetime
  • Colunistas
  • Comexpedia
No Result
View All Result
OMDN
  • Notícias
  • Freetime
  • Colunistas
  • Comexpedia
No Result
View All Result
No Result
View All Result
OMDN
Home Especiais
in Especiais, Notícias, Principal

Como é a logística para o transporte de cargas perigosas?

Com tantas classes, subclasses e divisões, enviar os vários tipos de produtos perigosos ao redor do mundo pode ser bastante complicado

27/01/2020 - 15h39min
Como é a logística para o transporte de cargas perigosas? OMDN, o Mundo dos Negócios

Antes de entrarmos em detalhes sobre como é a logística para o transporte de cargas perigosas, é preciso entender que existem diferentes exigências e legislações a serem cumpridas, conforme o que precisa ser transportado. Por exemplo, produtos não perecíveis como vestuário, brinquedos e produtos de decoração para casa podem ser facilmente embalados e enviados por via aérea ou marítima sem ter que se preocupar muito com o manuseio.

Já a movimentação de produtos perigosos recebe uma atenção diferenciada dentro da cadeia de fornecimento devido ao elevado risco para os envolvidos no transporte e para o meio ambiente. Então, para transportar esse tipo de carga, são exigidos alguns cuidados para que se evite ao máximo qualquer imprevisto que venha a causar algum acidente durante o trajeto.

Os critérios de segurança a serem adotados no transporte de carga perigosa são definidos pelos órgãos competentes. As exigências vão desde embalagens, etiquetas de sinalização e o tipo de modal que pode ou não transportar certos produtos conforme a quantidade e seu grau de periculosidade. Dessa forma, a escolha do modal a ser utilizado deve ser feita baseada em vários fatores, como o produto a ser carregado, distância, localização, entre outros.

Segundo o desenvolvedor de negócios da Ethima Logistics, Carlos Castro, a classificação do material antes do transporte é fundamental para entender o produto transportado e suas propriedades físicas e vulnerabilidades para que não ocorram imprevistos dentro do processo logístico.

“Antes de iniciarmos o transporte de quaisquer mercadorias classificadas como perigosas, devem ser submetidos os documentos para análise e aprovação por todos os envolvidos durante o trajeto da carga desde a sua origem até seu destino. O documento mais comum e necessário para cotação de mercadorias perigosas é o MSDS (Material Safety Data Sheet) que é um formulário que contém dados relativos às propriedades de uma determinada substância”, informa o profissional da Ethima, empresa que agencia com regularidade cargas como as baterias de lítio.

Quando uma carga é considerada de risco (perigosa)?

O transporte de cargas perigosas é complexo e tem muitos detalhes e tratamentos para diversos tipos de cargas. “Podemos dizer que a carga é considerada perigosa quando oferece algum tipo de perigo à vida”, sintetiza Castro.

As mercadorias consideradas como perigosas já são classificadas previamente e podem ser identificadas pelo seu código UN (Definido pela: Organização das Nações Unidas – ONU). Esse código é uma sequência de quatro dígitos e serve para identificar cada tipo de mercadoria, bem como riscos e restrições que podem oferecer no transporte e manuseio. Além do código UN, as mercadorias são divididas em nove classes e suas subclasses:

Classe 1 – Matérias e objetivos explosivos;

Classe 2 – Gases;

Classe 3 – Líquidos inflamáveis

Classe 4 – Sólidos inflamáveis; Matérias sujeitas à inflamação espontânea e matérias que, em contato com a água, libertam gases inflamáveis;

Classe 5 – Substâncias oxidantes e peróxidos orgânicos;

Classe 6 – Substâncias toxicas e substâncias infectantes;

Classe 7 – Material radioativo;

Classe 8 – Substâncias corrosivas;

Classe 9 – Substâncias e artigos perigosos diversos.

“Por último e não menos importante, temos o packing group, que determinará o grau de periculosidade da carga e tipo de embalagem a ser usada. Algumas classes/mercadorias são isentas de packing group’, lembra.

Publicidade

Packing Group I: high danger

Packing Group II: medium danger

Packing Group III: low danger

Há um modal mais indicado para o transporte de cargas perigosas?

Para se definir o modal de embarque, é necessário classificar o produto (UN, Classe e packing group) e a quantidade. Alguns produtos, por exemplo, são permitidos no transporte aéreo em pequenas quantidades por embalagem, outros já podem não ter restrições ou serem totalmente restritos ao embarque por modal aéreo, mesmo para embarque em CAO (aeronave cargueira). “A classificação do produto e a quantidade nos dirá o modal mais adequado ou permitido para embarque”, afirma Castro.

Quais são os agentes fiscalizadores do transporte de cargas perigosas?

A ONU estabelece critérios sobre a segurança e manuseio de cargas disponível na portaria nº 204/97 do Ministério dos Transportes. Assim, as empresas de transporte de esfera rodoviária, aérea ou portuária devem seguir à risca as normas e regulamentações para obter autorização do transporte de cargas perigosas.

No Brasil:

– Aéreo: Anac (Agência Nacional de Aviação Civil)

– Marítimo: Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários)

– Rodoviário: ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres)

Os custos para o transporte de cargas perigosas são diferentes?

Para o transporte de carga perigosa as tarifas são diferenciadas, sendo aplicado um tarifário com valores mais altos devido à natureza da carga e os riscos envolvidos no transporte. “Os custos não são apenas mais elevados no transporte. Armazéns e portos também cobram taxas diferenciadas para produtos perigosos que precisam ser armazenados em locais apropriados”, finaliza Carlos Castro.

Leia também…
Porto tem área específica para armazenar produtos perigosos

Tags: AnacAntaqANTTCargas perigosasEthima LogisticsLogísticaONU

Compartilhe:

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Publicidade

Últimas Notícias

Internacionalização de Empresas de Tecnologia
Notícias

Internacionalização de Empresas de Tecnologia

Como saber se é o momento de transpor fronteiras e como conduzir este processo

by OMDN
26/05/2022 - 12h34min
0

Dos muitos caminhos para uma companhia de tecnologia marcar presença no exterior, um tem se mostrado cada vez mais interessante...

Read more
Movimentação de contêineres aumenta nos portos do país
Especiais

Movimentação de contêineres aumenta nos portos do país

O porto catarinense Portonave lidera o crescimento em 44% no período de comparação

by OMDN
02/05/2022 - 12h22min
0

Assim como ocorre no mundo todo, o Brasil tem visto um crescimento elevado na movimentação portuária em 2021. Até setembro,...

Read more
Como evitar multas na importação?
Especiais

Como evitar multas na importação?

Classificação equivocada ou imprecisa da mercadoria é o principal motivo de dor de cabeça na hora de importar

by OMDN
22/04/2022 - 12h35min
0

Crocs é uma marca de calçado impermeável ou de sandália de borracha? Perguntas assim podem não ter importância no dia...

Read more
Por que falta matéria-prima no mundo?
Destaques

Por que falta matéria-prima no mundo?

Escassez de contêineres se tornou causa e efeito de problemas na cadeia global de suprimentos

by OMDN
11/04/2022 - 18h26min
0

A começar por contêineres, chegando a embalagens, semicondutores e peças de reposição, o mundo todo passa por uma crise de...

Read more

Acesse+



Entenda os câmbios

Revistas

Portal lança a nova edição da Revista OMDN

NÃO PERCA! Revista OMDN apresenta sua vigésima primeira edição

Vigésima Edição da Revista OMDN já à Disposição

Capa Revista OMDN 19 - O MUNDO DOS NEGÓCIOS

O Mundo dos Negócios – Edição 19 – já está disponível!

Capa Revista OMDN 18 - O MUNDO DOS NEGÓCIOS

O Mundo dos Negócios – Edição 18 – já está disponível!

Veja todas as edições
Publicidade
Água Marinha Comex, OMDN, O Mundo dos Negócios

Colunistas

Marcelo Raupp

A Responsabilidade do Comércio Exterior

Marcelo Raupp

Marcelo Raupp

Porto Público ou Porto Privado?

Marcelo Raupp

Renata Goulart Fernandes

Exportação Direta ou Indireta?

Renata Goulart Fernandes

Claudia Fiedler

Afinal, qual a importância da NCM – Nomenclatura Comum do Mercosul?

Claudia Fiedler

Renata Goulart Fernandes

Diferenças entre vender para o Brasil e para o exterior

Renata Goulart Fernandes

Mais Lidas

Qual é o tamanho de um container?

Porto de A a Z: conheça o Porto de Singapura

O que é peso bruto e peso líquido?

Tipos de caminhões: conheça o Truck ou Caminhão Pesado

Quantos containers um navio pode transportar?

Siga-nos

  • Quem Somos
  • Contato
  • Participe
  • Catálogo Comex
  • Produtos OMDN
  • Anuncie Aqui
Next Post
Comex da Deprê, OMDN, O Mundo dos Negócios

ComexdaDeprê - dólar hoje

  • Quem Somos
  • Contato
  • Participe
  • Catálogo Comex
  • Produtos OMDN
  • Anuncie Aqui
  • Home
  • Notícias
  • FreeTime
  • Colunistas
  • Comexpedia
  • Quem Somos
  • Contato
  • Participe
  • Catálogo Comex
  • Produtos OMDN
  • Anuncie Aqui
  • Revistas OMDN
  • Política de Privacidade

© 2019 - Design by Move | Code & Development by Bike