Publicidade
OMDN
  • Notícias
  • Freetime
  • Colunistas
  • Comexpedia
No Result
View All Result
OMDN
  • Notícias
  • Freetime
  • Colunistas
  • Comexpedia
No Result
View All Result
No Result
View All Result
OMDN
Home Notícias
in Notícias

Bolívia: crise política gera prejuízos para a logística de transporte

Fronteiras ficaram fechadas por três semanas impedindo a passagem de caminhões de carga

16/11/2019 - 14h32min
Bolívia: crise política gera transtornos na logística de transporte, OMDN, O Mundo dos Negócios

Fronteira com a Bolívia foi reaberta e normalização do trânsito de caminhões é lenta. Foto de CivArmy - CC BY-SA 4.0

A reabertura da fronteira da Bolívia com o Brasil, em Corumbá-MS não significa que a situação está normalizada automaticamente. A logística de transporte rodoviário segue prejudicada. Após três semanas de interrupção, os caminhoneiros estão inseguros de cruzar a fronteira e seguir o trajeto em território boliviano a partir das cidades de Arroyo Concepción, Puerto Quijarro e Puerto Suárez.

Durante o período de fechamento, cerca de 160 carretas ficaram paradas aguardando por uma definição. Segundo informações da imprensa local, cerca de 100 ainda permanecem no Porto Seco da Agesa (Armazéns Gerais Alfandegados de Mato Grosso do Sul). A empresa ampliou o horário de atendimento para tentar liberar as cargas o mais rápido possível e normalizar o movimento até o fim de semana.

Os representantes das empresas transportadoras estimam que os prejuízos no setor de logística de transporte chegaram a R$ 1 milhão por dia de fronteira fechada.

A transportadora paulista MVP Transportes é uma das empresas que atua em rotas rodoviárias internacionais, incluindo a Bolívia. “Tivemos queda do número de embarques com consequente queda de faturamento, além do acúmulo de cargas em nossa planta em Corumbá”, informa o agente comercial Edson Dias. “Todas as fronteiras do lado brasileiro estavam fechadas. Apenas veículos de emergência e alimentos não perecíveis passavam pela fronteira até ontem. Agora aos poucos estão normalizando”, completa.

Publicidade

A crise na Bolívia

A crise na Bolívia teve início a partir do resultado das eleições presidenciais de 20 de outubro. O então presidente Evo Morales teria sido reeleito, mas com o resultado das eleições sendo questionado pelos opositores e depois entidades internacionais.

Desde então uma série de protestos foi realizada pelo país, incluindo regiões de fronteira, e que culminaram com a renúncia de Morales no último domingo, 10/11. A senadora Jeanine Áñez se autoproclamou presidente do país com o compromisso de convocar novas eleições.

Tags: BolíviaLogísticaTransporte rodoviário

Compartilhe:

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Publicidade

Últimas Notícias

Internacionalização de Empresas de Tecnologia
Notícias

Internacionalização de Empresas de Tecnologia

Como saber se é o momento de transpor fronteiras e como conduzir este processo

by OMDN
26/05/2022 - 12h34min
0

Dos muitos caminhos para uma companhia de tecnologia marcar presença no exterior, um tem se mostrado cada vez mais interessante...

Read more
Movimentação de contêineres aumenta nos portos do país
Especiais

Movimentação de contêineres aumenta nos portos do país

O porto catarinense Portonave lidera o crescimento em 44% no período de comparação

by OMDN
02/05/2022 - 12h22min
0

Assim como ocorre no mundo todo, o Brasil tem visto um crescimento elevado na movimentação portuária em 2021. Até setembro,...

Read more
Como evitar multas na importação?
Especiais

Como evitar multas na importação?

Classificação equivocada ou imprecisa da mercadoria é o principal motivo de dor de cabeça na hora de importar

by OMDN
22/04/2022 - 12h35min
0

Crocs é uma marca de calçado impermeável ou de sandália de borracha? Perguntas assim podem não ter importância no dia...

Read more
Por que falta matéria-prima no mundo?
Destaques

Por que falta matéria-prima no mundo?

Escassez de contêineres se tornou causa e efeito de problemas na cadeia global de suprimentos

by OMDN
11/04/2022 - 18h26min
0

A começar por contêineres, chegando a embalagens, semicondutores e peças de reposição, o mundo todo passa por uma crise de...

Read more

Acesse+



Entenda os câmbios

Revistas

Portal lança a nova edição da Revista OMDN

NÃO PERCA! Revista OMDN apresenta sua vigésima primeira edição

Vigésima Edição da Revista OMDN já à Disposição

Capa Revista OMDN 19 - O MUNDO DOS NEGÓCIOS

O Mundo dos Negócios – Edição 19 – já está disponível!

Capa Revista OMDN 18 - O MUNDO DOS NEGÓCIOS

O Mundo dos Negócios – Edição 18 – já está disponível!

Veja todas as edições
Publicidade

Colunistas

Marcelo Raupp

A Responsabilidade do Comércio Exterior

Marcelo Raupp

Marcelo Raupp

Porto Público ou Porto Privado?

Marcelo Raupp

Renata Goulart Fernandes

Exportação Direta ou Indireta?

Renata Goulart Fernandes

Claudia Fiedler

Afinal, qual a importância da NCM – Nomenclatura Comum do Mercosul?

Claudia Fiedler

Renata Goulart Fernandes

Diferenças entre vender para o Brasil e para o exterior

Renata Goulart Fernandes

Mais Lidas

Qual é o tamanho de um container?

O que é peso bruto e peso líquido?

Tipos de caminhões: conheça o Truck ou Caminhão Pesado

Tipos de Navios: conheça o Roll on-Roll off (Ro-Ro)

Caça-Palavras do Comex

Siga-nos

  • Quem Somos
  • Contato
  • Participe
  • Catálogo Comex
  • Produtos OMDN
  • Anuncie Aqui
Next Post
Brasil passa presidência rotativa do Brics para a Rússia, OMDN, O Mundo dos Negócios

Brasil passa presidência rotativa do Brics para a Rússia

  • Quem Somos
  • Contato
  • Participe
  • Catálogo Comex
  • Produtos OMDN
  • Anuncie Aqui
  • Home
  • Notícias
  • FreeTime
  • Colunistas
  • Comexpedia
  • Quem Somos
  • Contato
  • Participe
  • Catálogo Comex
  • Produtos OMDN
  • Anuncie Aqui
  • Revistas OMDN
  • Política de Privacidade

© 2019 - Design by Move | Code & Development by Bike