Três vantagens e desvantagens do transporte marítimo

Escolha por este modal deve ser planejada para considerar os pontos favoráveis e desfavoráveis

Nenhum outro modal é tão importante para os negócios internacionais. Para melhor aproveitá-lo é importante conhecer as vantagens e desvantagens do transporte marítimo. De acordo com dados da International Chamber of Shipping (ICS), cerca de 90% do comércio mundial é movimentado pela indústria marítima. Sem ela, a importação e exportação de produtos não seria possível e seriam registrados sérios problemas de abastecimento. Ou seja, 24 horas por dia, nos 365 dias do ano, temos uma circulação intensa de embarcações, que levam alimentos, combustíveis, equipamentos, matéria-prima, entre outros itens, e que garantem a circulação de bens e produtos.

Como o transporte marítimo é tão importante e significativo para o comércio exterior pedimos ao especialista em transporte internacional, Carlos Castro, da Ethima Logistics, que indicasse uma lista sobre as vantagens e desvantagens deste modal.

As vantagens do transporte marítimo

– Baixo custo nas operações de longas distâncias: esta é umas das grandes vantagens deste modal, principalmente se comparados os custos em relação ao transporte aéreo, por exemplo.

– Transporte de cargas volumosas: atende mercadorias pesadas e volumosas que não poderiam ser atendidas no modal aéreo por limitações das aeronaves, bem como no rodoviário por limitações das estradas. Tem capacidade de movimentar um volume de carga muito maior em apenas um embarque.

– Menores restrições: o marítimo pode ser a opção viável para o transporte de certas cargas consideradas IMO / DG (perigosas). Já que alguns produtos mais restritos não podem ser atendidos por modal aéreo, ou quando isso é possível, a quantidade é muito limitada e não podem ser embarcados em aeronave PAX (passageiro), sendo apenas possível carregar em CAO (cargueiros).

As desvantagens do transporte aquaviário

– Baixa velocidade, contraindicado para produtos perecíveis: o transporte marítimo é bem mais lento em comparação ao aéreo, apesar de que produtos perecíveis são na sua maioria carregados em contêineres refrigerados no modal marítimo (carnes, chocolates, frutas entre outros produtos com temperatura controlada). Ficam de fora mercadorias como medicamentos que possuem alto valor agregado, geralmente são produtos de extrema urgência e altamente perecíveis. Flores e algumas variedades específicas de frutas também são embarcados apenas no modal aéreo pelo tempo que se conserva em boas condições para consumo humano.

– Custos com a intermodalidade: é inadequado para atender todos os destinos, pois, no transporte marítimo, o serviço fica restrito a hidrovias que não acessam todos os lugares, sendo necessário um complemento em outro modal. Nestes casos, usar parte marítimo e parte rodoviário para atender internamente ou países vizinhos, pode sair mais caro e aumentar o tempo de trânsito consideravelmente. Exemplo é nossa vizinha Argentina que acaba sendo muito melhor transportar 100% do percurso no rodoviário (exportador para importador).

– Dificuldade com rotas: no marítimo muitos lugares não são acessíveis, ou seja, o serviço não cobre todo o globo. Muitos destinos não possuem acesso por hidrovias e torna-se necessário completar uma grande parte do percurso por outro modal.

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