Setor portuário cresce quase 4% nos primeiros meses de 2020

Movimentação em portos brasileiros ultrapassa 436 milhões de toneladas

Imagem ilustrativa | Crédito: Portos do Brasil/Docas do Ceará/Porto do Mucuripe

O setor portuário brasileiro registrou crescimento de 3,98% nos primeiros meses de 2020. De janeiro a maio, os portos organizados e os terminais de uso privado movimentaram, juntos, 436,4 milhões de toneladas. Desse montante, quase 65% de participação foram das estruturas privadas, enquanto as públicas responderam a 35%.

Os dados são do Estatístico Aquaviário da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), divulgado nesta semana. Conforme o levantamento, na comparação com os cinco primeiros meses de 2019, os terminais privados cresceram 2,74% em movimentação de cargas. Nos portos organizados, o aumento em 2020 foi de 6,34%.

Analisando apenas o mês de maio, o setor portuário movimentou 94,6 milhões de toneladas. Em relação ao ano anterior, a alta foi de 3,5%.

Desempenho dos portos

Segundo a Antaq, de janeiro a maio deste ano, o Porto de Santos (SP) movimentou 46,2 milhões de toneladas. Esse total representa melhora de 10,45%, em comparação com o mesmo período de 2019. Com os resultados, a estrutura paulista lidera o ranking de movimentação, em se tratando de portos organizados.

Nos terminais de uso privado, o Terminal da Ponta da Madeira (MA) aparece em primeiro, com 64,7 milhões de toneladas. O crescimento foi de 0,91%, frente a 2019.

Mercadorias movimentadas

O minério de ferro foi a carga mais movimentada no setor portuário brasileiro nos primeiros meses de 2020, com 121,7 milhões de toneladas. Em seguida, figuraram na lista o petróleo e derivados (103,5 mi/t) e a soja (62,1 mi/t).

Boletim Aquaviário traz dois novos indicadores

Além de divulgar o balanço dos cinco primeiros meses de 2020, a Antaq também compartilhou uma novidade do Boletim Aquaviário. As informações relativas ao primeiro trimestre do ano trouxeram dois novos indicadores: o valor do THC (Terminal Handling Charge) e o índice de utilização da frota na cabotagem. Segundo a Agência, a partir de agora, eles passam a integrar as edições trimestrais do documento.

Em relação ao THC, por exemplo, a Antaq analisou dez portos e terminais privados brasileiros e dez em outros países. Os locais selecionados são Argentina, Colômbia, Holanda, Bélgica, Alemanha, China, Hong Kong, Singapura e Marrocos.

Quanto à frota de embarcações que realizam serviços regulares de cabotagem, o índice de utilização atingiu 77,4% em março. De acordo com o órgão responsável, esse percentual aponta uma elevada utilização das embarcações disponíveis.

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