Sete projetos portuários disputam o Espo Award 2020

Prêmio visa estimular o desenvolvimento social e sustentável dos portos europeus

Porto de Gênova está entre as estruturas portuárias já laureadas com o Espo Award | Crédito da imagem: Merlo Fotografia/Divulgação/Ports of Genoa

Portos da Finlândia, Grécia, Portugal, Espanha e Holanda estão concorrendo no Espo Award 2020. Eles são os finalistas da 12ª edição do prêmio que visa estimular projetos inovadores desenvolvidos pelas autoridades portuárias europeias. Neste ano, a iniciativa tem como tema “Melhorando o relacionamento porto-cidade, incentivando startups locais e inovadoras a fazerem parte do ecossistema portuário”.

Os finalistas do Prêmio Espo 2020 foram divulgados nesta semana pela organização europeia. De acordo com o anúncio, concorrem nesta edição:

Segundo a Organização Europeia de Portos Marítimos (Espo), responsável pela premiação, será laureada a autoridade portuária que desenvolveu a estratégia mais bem-sucedida para atrair inovação e startups. “Portanto, corresponde à oferta e demanda de soluções inovadoras para o porto e seus stakeholders. O porto vencedor demonstrará em que medida essa estratégia levou não apenas a estimular a inovação no porto, mas também a tornar o ecossistema portuário um lugar atraente para ideias inovadoras e talentos locais para jovens iniciantes”, anunciou a instituição.

Candidaturas e entrega da premiação

O período de candidaturas à 12ª edição do prêmio encerrou na última sexta-feira (26). Conforme a organização, os finalistas serão avaliados por um júri independente de especialistas internacionais, chefiados pelo ex-presidente do Parlamento Europeu e coordenador da RTE-T, Pat Cox. O vencedor será anunciado em cerimônia de premiação da Espo, no dia 10 de novembro, em Bruxelas, na Bélgica.

Sobre o Prêmio Espo

O Prêmio Espo foi criado em 2009 para promover projetos inovadores de autoridades portuárias que busquem melhorar a integração social. O intuito principal é aprofundar a relação dos portos europeus com as cidades ou comunidades em que estão localizados. Dessa forma, o concurso visa estimular o desenvolvimento sustentável.

Sediada em Bruxelas, a Organização Europeia de Portos Marítimos foi criada em 1993. A entidade tem como objetivos defender os interesses comuns das autoridades portuárias que a integram, representando-as perante outras instituições.

Confira a lista de portos vencedores do Espo Award:

 

Clique aqui e receba as notícias do OMDN diretamente no WhatsApp.