Segunda etapa de manobras especiais inicia em Itajaí e Navegantes

Bacia de Evolução do complexo portuário catarinense passa por nova fase de testes

Ever Laurel é o primeiro “gigante” a ser operado na nova Bacia de Evolução | Crédito da imagem: Divulgação/Prefeitura de Itajaí

O primeiro dia de junho de 2020 entrou para a história do Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes (SC). Nessa segunda-feira (1º) a nova Bacia de Evolução recebeu o primeiro “gigante”, marcando o início da segunda etapa de manobras especiais. A embarcação Ever Laurel, com 334,9 metros de comprimento e 45,8 metros de largura, foi a primeira desse porte a ser operada no local.

O navio, com bandeira de Singapura, tem capacidade para transportar até 8.452 TEUs. A embarcação atracou na Portonave no domingo (31), após deixar o Porto de Paranaguá (PR). Foi no momento de deixar o complexo portuário, nessa segunda-feira, que ocorreu o teste na nova Bacia de Evolução. Assim, a manobra de saída com giro foi considerada um marco para a estrutura.

Segundo a Superintendência do Porto de Itajaí (SPI), a manobra iniciou às 10h, com o navio rebocado de popa (ré) até a baía Afonso Wippel (Saco da Fazenda), área em que está localizada a nova bacia. Já posicionado, ele concluiu um giro de 180° e seguiu o trajeto rumo ao Porto de Montevideo (Uruguai). Os trabalhos foram encerrados às 11h20min. A ação ocorreu sob coordenação e monitoramento da SPI, Marinha do Brasil, Praticagem, terminais portuários (APMT e Portonave) e empresa de rebocadores.

Confira o vídeo produzido pela Portonave desse momento histórico para o complexo portuário:

Dia de homenagens

Antes do início da manobra, autoridades e servidores que contribuíram para a concretização da nova Bacia de Evolução foram homenageados. A cerimônia foi realizada pela SPI, com a entrega de placas comemorativas. Entre os homenageados estava o Município de Itajaí, Superintendência do Porto de Itajaí, Câmara de Vereadores de Itajaí, Capitania dos Portos de Santa Catarina, Delegacia da Capitania dos Portos de Itajaí, Portonave, APM Terminals, Empresa Itajaí e Navegantes Práticos Serviços de Praticagem e servidores do porto.

A solenidade foi realizada na Marina Itajaí, em área aberta, com número de convidados restritos. Após a entrega das placas, os homenageados assistiram a manobra especial.

Importância da estrutura para o complexo portuário

Crédito da imagem: Luciano Sens/Secretário geral de Comunicação Social da SPI

A nova Bacia de Evolução é considerada um marco para o complexo portuário, colocando Itajaí e Navegantes na rota dos chamados “mega-ships”. Isso representa receber embarcações com até 350 metros de comprimento e capacidade para transportar até 12 mil TEUs.

Os estudos técnicos e projetos de engenharia para a nova Bacia de Evolução iniciaram em 2012. Por estar localizada entre os berços de atracação do Porto de Itajaí (APM Terminals) e Portonave, a área da antiga da bacia era limitada e não permitia a manobra de navios maiores.

A primeira etapa da obra da nova Bacia de Evolução foi finalizada no segundo semestre de 2019. Os testes iniciais, com embarcações menores (até 306 metros), começaram em janeiro de 2020, totalizando 12 navios manobrados em caráter especial. Agora, de forma paralela à nova fase de testes, autoridades portuárias e empresariais se mobilizam para viabilizar a segunda etapa da construção. A ampliação da bacia permitirá atender navios de até 400 metros de comprimento e 65 metros de largura.

Com informações da SPI, Prefeitura de Itajaí e Portonave.

 

Leia também:
Complexo de Itajaí e Navegantes realizará testes com navios maiores
Nova Bacia de Evolução do Porto de Itajaí tem bons resultados

Complexo de Itajaí recebe manobra inédita na Bacia de Evolução

Clique aqui e receba as notícias do OMDN diretamente no WhatsApp.