Saiba quais são os produtos mais importados por SC

Produtos manufaturados, polímeros de etileno e fios de fibra têxteis lideram as importações de Santa Catarina

Foto Fabricio Pereira

No ranking nacional entre os estados importadores Santa Catarina ocupa a terceira posição, ficando atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro. É uma condição importante já que os catarinenses superam unidades da federação com maior área territorial e populacional como Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná. E quais são os produtos mais importados por SC.

De acordo com dados do Ministério da Economia, Indústria, Comércio Exterior e Serviços, as importações movimentaram $ 16,9 bilhões de dólares em 2019, registrando um crescimento de 9,4% em relação a 2018. Como exportou $ 8,9 bilhões de dólares no mesmo período a balança comercial fechou com um déficit de $ 7.9 bilhões de dólares. A corrente de comércio exterior foi de $ 25,8 bilhões e 4,6% superior a 2019. E quais são os produtos mais comprados por Santa Catarina no exterior?

Abaixo você confere os cinco principais de uma lista bem diversificada e descentralizada.

5º Alumínio

A importação de alumínio cresceu 25,8 % em relação ao ano anterior e colocou o produto no Top-5 da lista dos mais importados por Santa Catarina. Foram movimentados $ 402 milhões de dólares que também significaram 2,4% de todas as importações catarinenses.

4º Cobre

A importação de insumos industriais como o cobre significou 4,1% de todas as importações catarinenses em 2019. Uma variação negativa de 12% em relação a 2018 e movimentação de recursos na ordem de $ 688 milhões de dólares. Este produto é matéria-prima para a produção de vergalhões, barras, fios, cordas e tubos de elevada flexibilidade e alta condutividade.

3º Fios têxteis

A indústria têxtil de Santa Catarina é responsável pela importação de matéria-prima como fios de fibras têxteis, sintéticas ou artificiais. O volume registrado em 2019 significou 4,5% de todas as negociações do estado com o exterior e movimentou $ 760 milhões de dólares, com variação negativa de 3,57% em relação a 2018.

2º Veículos Automóveis de passageiros

A importação de automóveis de passageiros cresceu 32,4% em relação ao ano anterior e o colocou como o segundo mais importado por Santa Catarina. Foram movimentados $ 793 milhões de dólares que também significaram 4,7% de todas as importações catarinenses.

1º Demais produtos manufaturados

A lista de produtos manufaturados é abrangente e inclui desde óleos combustíveis, medicamentos para medicina humana e veterinária até partes e peças para veículos automóveis e tratores. Por isso liderou as importações catarinenses no ano de 2019. O desempenho representa 4,8% do total e valores movimentados de $ 804 milhões de dólares. A variação foi 6,3% superior em relação a 2018.