RFB localiza cocaína em carga de café que iria para a Bélgica

Cães farejadores indicaram a presença da droga em container que estava em um terminal portuário no Canal do Porto de Santos

Foto Receita Federal do Brasil - RFB

Equipes da Receita Federal do Brasil (RFB) localizaram 364 kg de cocaína em carga de café destinada à Europa. A ação de vigilância no pátio de containers de um terminal portuário situado na margem esquerda do Canal do Porto de Santos-SP.

A carga regular tratava-se de café verde, tipo arábica, a granel, destinada à Antuérpia/Bélgica, e foi selecionada para conferência através de critérios objetivos de análise de risco, incluindo a inspeção não intrusiva por escâner.

Equipes K9 (condutoras de cães de faro), tanto da Alfândega de Santos, quanto da Divisão de Repressão ao Contrabando e Descaminho (Direp) de São Paulo, ambas da Receita Federal, participaram da operação. Os cães sinalizaram positivamente para a presença de droga e, aberto o container, foram localizados, no meio da carga, diversos tabletes de uma substância branca que, após aplicação do narcoteste, revelou ser cloridrato de cocaína.

Em função das características observadas na operação, suspeita-se ter ocorrido a técnica criminosa denominada “rip-on/rip-off“, em que a droga é inserida em uma carga lícita (cocaína em carga de café) sem o conhecimento dos exportadores e importadores.

A droga interceptada pela Receita Federal foi entregue à Polícia Federal, que acompanhou todo o trabalho de desova e prosseguirá com as investigações, a partir das informações fornecidas pela Alfândega.

Leia também…
Cão farejador localiza cocaína no meio de carga de açúcar