Reservas cambiais da China aumentam e chegam a US$ 3,11 trilhões

Segundo a Administração Estatal de Divisas houve um aumento de 1,1% em relação a 2018

Foto de Xinhua/VCG

As reservas cambiais da China atingiram a maior alta dos últimos seis meses e chegaram a $ 3,11 trilhões de dólares no final de dezembro 2019. De acordo com a Administração Estatal de Divisas (Safe), o resultado foi obtido por exportações mais fortes e entradas estáveis de capital em meio à abertura financeira, na terça-feira.

O órgão estatal informou também que as reservas aumentaram 1,1% em relação a 2018 e subiram $ 12,3 bilhões de dólares só no mês de dezembro, sugerindo equilíbrio geral de oferta e demanda no mercado de câmbio. Em 2018, as reservas diminuíram $ 88,7 bilhões de dólares.

O índice mais fraco do dólar norte-americano, influenciado pela política monetária de flexibilização nas grandes economias e pela queda de preços dos títulos dos principais países, alterou o valor dos ativos estrangeiros reservados pelo governo chinês.

O otimismo permanece

Embora as incertezas políticas e econômicas mundiais estejam aumentando, a autoridade monetária chinesa permaneceu otimista sobre a estabilidade das reservas cambiais no futuro, apoiada pelo crescimento econômico dentro de uma faixa razoável, disse na terça-feira a porta-voz da Safe, Wang Chunying.

As reservas cambiais geralmente se referem a ativos denominados em moeda estrangeira, incluindo dinheiro, depósitos bancários estrangeiros e valores mobiliários estrangeiros. As reservas podem ser usadas para estabilizar a taxa de câmbio e pagar dívidas externas.

Com informações da Xinhua