Receita Federal agiliza desembaraço de testes para detecção do coronavírus

Alfândega liberou a entrada de 500 mil kits no Aeroporto de Guarulhos

Foto: Divulgação/Receita Federal

A Receita Federal (RFB) agilizou o desembaraço aduaneiro de 500 mil testes rápidos para a detecção do novo coronavírus (Covid-19). Os kits foram recebidos nesta semana no Aeroporto de Guarulhos (SP) e liberados em tempo recorde, segundo o órgão.

Em 68 minutos, a Equipe de Vigilância Aduaneira da Alfândega da Receita Federal no aeroporto conferiu e acompanhou o desembarque e armazenagem da carga. A remessa, com peso total de seis toneladas, teve, então, o desembaraço realizado pela Equipe de Despacho.

O trabalho ocorreu de forma articulada entre Receita Federal, Ministério da Saúde, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), concessionária GruAirport e a companhia aérea Emirates.

Esse foi o primeiro de cinco lotes de kits que serão importados da China, via Guarulhos. Eles serão recebidos nos próximos 30 dias, totalizando 5 milhões de testes.

Importação de respiradores

Também nos últimos dias, a Receita Federal agilizou a importação de 20 ventiladores pulmonares. Os trâmites foram realizados em Belém (PA). De acordo com o delegado da alfândega local, auditor-fiscal Antônio Marcos Lima, a unidade acompanhou o trâmite da Licença de Importação quando o lote ainda era objeto de análise pela Anvisa. A equipe priorizou, então, a verificação física da carga, que foi feita concomitante à chegada do equipamento.

Segundo Lima, esse intercâmbio entre Anvisa e RFB resultou no desembaraço imediato dos respiradores.