Quatro motivos para contratar um agente de carga

Experiência em gerenciamento logístico e contato constante com armadores conferem segurança a todo o processo

O transporte internacional de cargas é uma atividade que exige experiência, conhecimento e acesso a uma série de informações e contatos que possam ser acionados, ou seja, relacionamento. O setor exige também atualização constante dos profissionais envolvidos e capacidade de adaptação para atender as particularidades e necessidades de cada embarque. Neste cenário, surge a atuação do agente de carga e abaixo relatamos três motivos de porque ele deve ser contratado.

1 – Suporte logístico

O agente de carga, além de atuar junto ao armador para assegurar que tudo ocorra bem do início ao fim do trajeto, ainda oferece suporte quando o transporte precisa ser complementado por outro modal, como o rodoviário, inclusive no exterior. São eles que fazem a intermediação entre o importador ou exportador e as empresas de transportes e logística. Um bom agente de carga também monitora sempre o cenário logístico nacional, por meio do contato com os armadores e outras entidades.

“Optar por um bom agente de carga e de confiança ajudará você a obter a logística adequada para o seu tipo de carga, assim como valores competitivos”, orienta o diretor comercial da Ethima Logistics, Rafael Schneider.

2 – Garantia de espaço

O trabalho começa desde o pré-embarque, com o contato constante com os armadores e também exportador/importador (origem e destino) para deixar o terreno preparado antes mesmo de a carga chegar ao porto, por exemplo. “A garantia de espaço acontece sempre que há tempo para planejamento do embarque. Quanto maior o tempo de planejamento, menor será o risco de perder o espaço no navio”, adianta o especialista.

Para isso, basta que a empresa encaminhe ao agente de carga a programação de embarques com o nome, e-mail e telefone de contato do exportador para o primeiro contato e acompanhe o deslocamento da mercadoria através de follow ups periódicos.

3 – Opções de embarque

Outra vantagem fundamental é possuir mais de uma opção de embarque, que pode ser usada como plano de contingência. Schneider explica que é normal o agente de carga possuir mais de uma opção de armador, companhia aérea e até mesmo de agente de carga no país de origem ou destino como forma preventiva, caso algum problema aconteça. Porém, no caso em que envolve a alteração de armador e companhia aérea, há também uma alteração nos valores portuários/aeroportuários na origem e no destino, pois cada um destes fornecedores possui negociações diferente em cada um deste locais. “É neste momento que acontecem os entraves, pois, para cada embarque há uma proposta comercial pré-aprovada pelo importador e exportador e quando acontecem estes contratempos não há tempo de enviar uma nova cotação e aguardar a aprovação dela. As coisas acontecem muito rápido devido a janela de oportunidade de espaço no país de origem com o armador”, reforça.

O profissional da Ethima lembra ainda que para evitar este tipo de problema, alguns clientes têm uma negociação feita com o valor que pagará ao agente de carga pelo serviço e tem acesso as despesas de destino dos principais armadores que operam a rota determinada. “Desta forma, o agente não precisa formalizar uma proposta comercial e aguardar a aprovação dela para seguir com o embarque. Ele encaminha o valor do frete internacional de três principais armadores e o cliente, ciente do que irá pagar, aprova o embarque e assim, se houver um problema com algum dos armadores o agente tem autonomia de trocar sem precisar consultar o cliente novamente. Com este procedimento toda a logística acontece sem maiores problemas”.

4 – Experiência do agente de carga

O agente de carga pode manter um profissional responsável por todas as etapas do transporte, desde a programação do embarque até a liberação da carga no destino. Ele tem a responsabilidade de antever todas as situações possíveis no processo e buscar as melhores soluções em casos como emergências climáticas ou de força maior. Como o agente de cargas tem contratos de frete com vários armadores, há várias opções que podem ser acionadas em casos extremos. O importante é contar com a informação do parceiro, as ferramentas disponíveis para possíveis ações e opções para trabalhar a melhor solução de cada caso específico.

Como em toda compra ou venda nacional ou internacional, o transporte está sujeito a uma infinidade de imprevistos. O fator determinante para o sucesso é a capacitação e o conhecimento técnico para superar os obstáculos. É nesse sentido que o agente de carga pode ser um importante parceiro.

Ficou interessado em saber mais sobre prestadores de serviço na área de comércio exterior? Acesse o Catálogo Comex.