Qual é o tamanho de um container?

Apesar da diversidade de opções, unidades utilizadas para os transportes aéreos e marítimos precisam seguir alguns padrões internacionais

Foto: Rattakarn/Pixabay

O tamanho de um container pode apresentar pequenas variações entre os armadores, mas em geral seguem duas dimensões básicas, que são padrões internacionais. Eles possuem opções de tamanhos de 20 e 40 pés – representados por 20’ e 40’.

De maneira geral, os containers marítimos de 20’ costumam ter entre 5 e 6 metros de comprimento e entre 2 e 2,5 metros de largura e de altura. Já os de 40’ têm o dobro do comprimento, variando de 11 a 12 metros.

Em relação ao peso máximo de carga suportado, tanto os containers de 20’ quanto os de 40’ comportam entre 20 e 30 toneladas, mas dependem principalmente das orientações dos portos por onde passarão e dos armadores para entenderem seus limites. Há casos em que pode chegar a 40 toneladas, como os Flats de 40’.

A cubagem oscila próxima aos 30 m³, nas unidades menores, e entre 60 m³ e 70 m³, nas maiores. O container high cube de 40’, como o próprio nome diz, tem um volume estendido pelo aumento da altura. Ele pode ser usado para produtos que têm mais volume que peso, otimizando a logística.

Confira exemplos das dimensões internas de um container, com base no modelo Standard:

Crédito: Macrovector\Freepik | Adaptado por OMDN
Crédito: Macrovector/Freepik | Adaptado por OMDN

Containers aéreos

Embora a palavra container logo seja associada às unidades utilizadas no transporte marítimo, os containers também são utilizados no transporte aéreo. Neste caso, possuem dimensões diferentes e a variação é ainda maior para poderem se adaptar a cada aeronave. Tanto os da classe LD quanto os AQs e os Pallets possuem entre 1,5 e 3,3 metros de comprimento. Em relação à largura, eles podem ter de 130 centímetros (como o LD-1) a 425 centímetros (o LD-7). A altura média é de 162 centímetros, mas há diferenças, como o LD-29 (472 centímetros). O peso bruto máximo oscila entre 1,2 toneladas e 6,8 toneladas.

Recomendações de uso

Entretanto, não basta olhar apenas as dimensões do container antes de fechar negócio. Exportadores precisam também observar as aplicações de cada unidade, já que as que são recomendadas para o transporte de cargas com tamanhos irregulares não são as mesmas empregadas para mercadorias que necessitam de temperaturas controladas.

Detalhes de cada tipo de container e a diferenciação entre eles podem ser conferidos no Comexpedia.