Quais as vantagens de contratar uma transportadora?

Os caminhos de entrada e saída das mercadorias negociadas nas exportações e importações passam, quase que obrigatoriamente, pelas estradas. No caso do comércio internacional, o transporte rodoviário precisa ser tratado com a mesma seriedade que o marítimo ou o aéreo, pois, as particularidades dos processos são constantes do começo ao fim da viagem. Portanto, a melhor coisa a fazer é garantir a contratação de uma transportadora reconhecida. Vamos explorar alguns dos principais benefícios da contratação de serviços profissionais de transporte:

Atenção aos prazos e horários

O diretor comercial da Agillog Logística, Ricardo Ramos, explica que as cargas transportadas em containers exigem muita atenção com relação ao cumprimento de horários e prazos em conformidade com a programação dos portos e aeroportos.

Atenção às particularidades

Nas importações e exportações com container, a retirada e embarque nos portos têm agendamentos prévios e horários rigorosos que precisam ser cumpridos. No caso das importações, após a nacionalização das mercadorias, o importador é avisado que a carga se encontra disponível e então pode agendar o horário que ela será retirada. Já para exportar, a empresa compra um lugar no navio e, se perder o horário de entrega, a embarcação parte sem a carga. Em ambos os casos, as multas são aplicadas.

“É preciso lembrar que também é preciso agendar a devolução do container vazio da importação nos terminais autorizados”, reforça.

Serviço especializado

Ramos lembra que outro benefício que deve ser considerado é o nível de serviços disponíveis. Empresas de caminhões respeitáveis se especializam em diversas áreas, como transporte de caminhão plano, transporte pesado, serviços de transporte intermodal, entrega no mesmo dia e no próximo dia, transporte rápido, transporte de cargas LCL, transporte dedicado (entregas mais rápidas), transporte fracionado (prazo maior de entrega ), transporte em contêineres, veículos do tamanho certo para cada tipo de container e capacidade de peso, gerenciamento de risco, de frete, logística, armazenagem e muito mais. Além disso, os motoristas profissionais precisam de treinamento especial para informar qualquer imprevisto à base e possibilitar as soluções rapidamente.

Proximidade da transportadora

Outro ponto importante que diferencia o serviço de transportes comuns de um especializado em comércio exterior é o relacionamento mais próximo com as operações portuárias, o que dá mais agilidade em todas as etapas.

Incentivo aos negócios locais

Há também benefícios de contratar uma empresa de transporte da mesma comunidade onde é feita a produção. Não apenas a comunicação é melhor, o que normalmente equivale a um serviço aprimorado e a um preço mais baixo, isso dá a oportunidade de desenvolver e valorizar a cadeia de negócios locais. “O indicado é contratar sempre empresas que ficam instaladas próximo dos terminais portuários, pois, se ganha na agilidade, no cumprimento dos horários, na rapidez para resolver eventuais problemas que pode surgir, como documentos errados, nova senha, novo agendamento, encaixe”, finaliza Ramos.

O transporte rodoviário utiliza diversos tipos de caminhões. Conheça os principais modelos acessando a Comexpedia e os Tipos de Caminhões.