Porto do Itaqui recebe o maior petroleiro em operação no Brasil

Navio com bandeira das Ilhas Marshall está levando diesel ao Maranhão

Foto de Jan Verhoog / Marine Traffic

O Porto do Itaqui, no Maranhão, recebeu o maior navio petroleiro já operado por uma companhia distribuidora de combustíveis no Brasil. O Pacific Rawan, com 243 m de comprimento, realizou operação de descarregamento de 103 mil metros cúbicos de diesel da BR Distribuidora. Este volume significa cerca de um quarto da capacidade de armazenamento do porto. Este é o maior volume de granel líquido movimentado no país em um único desembarque.

O navio saiu do Porto de Roterdã, na Holanda, e a carga será distribuída às bases parceiras da companhia no Itaqui (Tequimar, Granel 2, Pool IPP/BR e Transpetro). Todo esse combustível que entra pelo Porto do Itaqui abastece não só o Maranhão, mas também o Piauí e estados do Centro-Norte do país (Tocantins, sul do Pará, parte de Goiás e Mato Grosso).

Ao lado dos grãos, os derivados de petróleo são uma das cargas que ajudaram a dar resultados positivos nas operações do porto público do Maranhão neste ano. De janeiro a novembro foram movimentadas 23,5 milhões de toneladas de cargas pelo Porto do Itaqui, volume 14,5% maior que a movimentação registrada no mesmo período de 2018. Só em granéis líquidos (os derivados de petróleo) foram 7,4 milhões de toneladas, um aumento de 23% na comparação com o mesmo período do ano passado.