Porto de Valência: referência na movimentação de mercadorias

Situado na Espanha, ele é o maior do país e um dos maiores de toda a Europa

Antigamente um assentamento romano, hoje, Valência é a terceira maior cidade da Espanha e um dos principais centros comerciais do Mediterrâneo. Localizada no litoral, ela situa o Porto de Valência, considerado o maior do país e um dos maiores da Europa quando se trata da quantidade de mercadorias que circulam anualmente. A história do porto começou ainda no século XI antes de Cristo, mas a primeira exportação nos moldes atuais ocorreu em 17 de março de 1491.

O Porto de Valência movimenta mercadorias de todos os setores da economia, como produtos e subprodutos alimentícios, máquinas, equipamentos, veículos, produtos químicos, petroquímicos, entre outros, principalmente por meio de contêineres. Isso se deve ao fato de que o porto está localizado em uma posição privilegiada, além de possuir uma área dinâmica de influência e uma extensa rede de conexões com os principais portos do mundo.

Atendendo não apenas os países do Sul da União Europeia, mas, também, os países do Norte da África, Marrocos, Argélia, Tunísia e Líbia, pode-se afirmar que o Porto de Valência alimenta um mercado de mais de 270 milhões de consumidores. Por ano, movimenta aproximadamente 70 milhões de toneladas de TEUS (sigla para Twenty-foot Equivalent Unit – unidade equivalente a um contêiner de 20 pés).

A relevância e os números expressivos são resultado dos investimentos em cadeias logísticas efetivas, como importantes ligações rodoviárias e ferroviárias com a área central da Espanha, além de infraestruturas portuárias e intermodais eficientes. Tudo isso faz com que o Porto de Valência consiga absorver as demandas da capital Madrid e, ainda, ser uma das principais plataformas para a Península Ibérica.

Ligação com o Brasil

Em torno de um terço das mercadorias que transitam entre o Brasil e a Espanha passa, necessariamente, pelo Porto de Valência. Desta forma, a cidade é considerada porta de entrada e saída fundamental entre os dois países. Inclusive, para o Brasil, o cais de Valência é o principal caminho para os produtos nacionais exportados, como pescados, frutas e carnes – os quais ficam na própria Europa ou são reenviados para outros locais, como o Norte da África.

Rota para cruzeiros e turistas

Além de movimentar todo tipo de cargas, Valência atrai cada vez mais navios de passageiros e o Porto de Valência converteu-se em base para vários tipos e itinerários de cruzeiros pelo Mar Mediterrâneo, acolhendo, até mesmo, uma linha regular de barcos com destino a Itália, com paradas nas Ilhas Baleares.

O crescimento da atividade portuária no século XX possibilitou a construção de diversos edifícios de relevância arquitetônica, como o Edifício do Relógio, projetado em 1914 como estação marítima e, hoje, um atrativo turístico.

 

Edifício do Relógio. Fonte: Roberto Nunes de Paiva

Considerada o berço da paella, Valência também viu a zona portuária e a marina se transformarem num local de passeio da cidade, com diversos bares e restaurantes, o que contribui para a chegada de visitantes.

Próximo ao porto está a Praia de Malvarrosa, considerada a principal praia urbana de Valência e, também, a mais frequentada e famosa. Ela é ampla, aberta e possui toda a infraestrutura necessária para os banhistas.

Clique aqui e receba as notícias do OMDN no WhatsApp.