Porto de A a Z: conheça o Porto de Singapura

Com terminais operados pela PSA e Jurong Port, o complexo é considerado um dos mais importantes do mundo

Foto: PSA Singapore Terminals

Considerado um dos principais do mundo, o Porto de Singapura registra crescimento constante nas operações. Conforme a Autoridade Marítima e Portuária do país (MPA Singapore), em 2019, a taxa de transferência de containers atingiu a marca histórica de 37,2 milhões de TEUs. Anualmente, o complexo tem atraído mais de 130 mil navios, totalizando em torno de 1,5 bilhão de toneladas brutas.

Com localização estratégica no sudeste asiático, o porto conta com fluxo complexo de atividades. Uma das que mais se destaca é a de “bunkering”, já que a estrutura de Singapura é uma das mais importantes do mundo em abastecimento de combustível. Somente no último ano, o volume de venda de bunkers foi de 47,5 milhões de toneladas. Entre 2010 e 2019, a média de fornecimento de combustíveis para navios alcançou 45 milhões de toneladas.

Principais operadores

O Porto de Singapura possui terminais localizados em Tanjong Pagar, Keppel, Brani, Pasir Panjang, Sembawang e Jurong. Eles são gerenciados por dois operadores portuários comerciais: PSA Singapore Terminals, que administra a maior parte da movimentação de containers, e Jurong Port Pte Ltd, que é o principal operador de carga a granel e convencional.

PSA Singapore

Foto: PSA Singapore Terminals

A PSA opera quatro terminais de containers integrados, com 52 berços, em Tanjong Pagar, Keppel, Brani e Pasir Panjang. Esse último, chamado de PPT, é o mais novo e pode operar navios de mais de 13 mil TEUs. Além disso, os guindastes de cais podem atingir 22 filas de contentores.

A PSA Singapore Terminals também opera um terminal de automóveis dedicado na PPT e está se tornando um centro de transbordo de veículos para a região. A movimentação é de aproximadamente um milhão de unidades ao ano. O primeiro terminal de automóveis dedicado do país, o Asia Automobile Terminal, iniciou as operações em janeiro de 2009. Ele é um “joint venture” – ou acordo comercial – da PSA, NYK e “K” Line.

Porto de Jurong

Por outro lado, Jurong é um porto multiuso e o principal gateway, ou porta de entrada, de carga convencional e de granéis para Singapura e países próximos. Ele opera produtos siderúrgicos, cimento, carga projetada e de cobre, entre outros tipos. Para isso, é utilizada uma extensa rede de dutos e sistemas de transportadores para descarga e carregamento rápido e ecológico.

Movimentação econômica

No cenário internacional, Singapura é a 15ª maior economia exportadora do mundo e a quarta mais complexa, segundo o Índice de Complexidade Econômico (ECI, em inglês). As principais relações comerciais são com a China e Malásia, assim como Hong Kong e Estados Unidos.

Conforme o Observatório de Complexidade Econômica (OEC), em 2017, Singapura exportou US$ 320 bilhões e importou US$ 293 bilhões. Os circuitos integrados e o petróleo refinado figuram entre os principais produtos comercializados. O primeiro, por exemplo, correspondeu a 36% das exportações e 20% das importações. Já o segundo representou 13% e 15%, respectivamente.

Quanto à relação comercial com o Brasil, em 2019, Singapura ocupou a 16ª posição no ranking das exportações e a 41ª em importações brasileiras. Em dólares, isso representou, respectivamente, US$ 2,8 bilhões e US$ 632 milhões.

Ficou interessado em saber mais sobre os portos espalhados pelo mundo? Acesse a nossa Comexpedia e conheça a estrutura e os números sobre os complexos de outros países.