Por que se internacionalizar?

Para as empresas, processo vai muito além das operações de exportação e importação

Crédito da imagem: Natanael Ginting/Freepik

Por Renata Goulart Fernandes

Antes de refletirmos sobre a pergunta tema desse artigo, vamos esclarecer alguns pontos sobre o conceito de internacionalização, que vai muito além de realizar operações de exportação e importação. O termo tem sido cada vez mais utilizado e muitas empresas ainda possuem restrições em operar de forma internacionalizada, por todos os aspectos que diferenciam uma exportação de uma venda no mercado interno e, da mesma forma, uma importação de uma compra com um fornecedor local, por exemplo.

Mas será que preciso exportar ou importar para estar internacionalizado?

O fato é que estar internacionalizado não necessariamente implica em realizar essas operações. Gosto muito de trazer um conceito mais abrangente de internacionalização, que é estar preparado para a competição global e se manter em um mercado cada vez mais diversificado, com ofertas de mercadorias de qualquer lugar do mundo, disponível para todos.

Mas como as empresas podem se internacionalizar dessa forma?

Pensar globalmente, buscar oportunidades, tecnologias, inovações que façam seu negócio estar competitivo e atraente para o consumidor local, mostrando seus diferenciais competitivos. Ainda, estar antenado ao que acontece no mercado, conhecer tendências, participar de feiras e melhorar processos internos são ações que ajudam a se manter no mercado.

Contudo, além desse olhar mais abrangente de internacionalização, também é essencial ressaltar o quanto importar e/ou exportar agregam competitividade, valor e conhecimento para as empresas.

Sabemos dos desafios que as operações internacionais nos trazem, como os riscos culturais, logísticos, cambiais e comerciais. Mas esses riscos trazem junto diversas oportunidades.

Falando especificamente de exportação, podemos pensar em seus benefícios como a diversificação de mercados, diminuição na sazonalidade nas vendas, visibilidade da marca, melhoria da competitividade através do melhor aproveitamento de sua capacidade produtiva, entre outras vantagens como a financeira, através de operações com pagamentos antecipados, por exemplo.

Na importação, a empresa tem acesso a novos fornecedores, aumentando seu poder de barganha, acesso a novas tecnologias e matérias-primas, além de diminuir os riscos de inflação, pensando na economia como um todo.

O grande desafio dos negócios é se manter competitivo. Então, internacionalizar-se pensando globalmente é essencial para todos os negócios, desde o pequeno empreendimento local até grandes empresas, em todos os setores: indústria, comércio e serviços.

 

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