Paranaguá tem carregamento recorde de 103 mil toneladas de farelo de soja

Graneleiro Pacific South é o maior já recebido no complexo portuário

Previsão é que carregamento leve cinco dias para ser concluído | Crédito da imagem: Claudio Neves/Portos do Paraná

A semana está sendo marcada por recordes no Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá (PR). Além de receber o maior graneleiro da história local, o complexo portuário também realiza o maior carregamento em granel sólido. São 103 mil toneladas de farelo de soja embarcadas no navio Pacific South, de bandeira das Ilhas Marshall.

A embarcação atracou no fim da tarde de segunda-feira (8) e já começou a ser operada. Conforme a Portos do Paraná, o embarque será feito a partir de três terminais. O carregamento deve levar em torno de cinco dias, se as condições climáticas forem favoráveis. Em caso de chuva ou umidade excessiva, podem ocorrer paralisações dos trabalhos.

O volume que será transportado no graneleiro é suficiente para carregar 3,4 mil caminhões, de acordo com a autoridade portuária. O montante supera em 13 mil toneladas o recorde anterior registrado em Paranaguá. Em maio de 2019, o complexo embarcou 90 mil toneladas de farelo de soja no navio chinês Lan Hua Hai, de 254 metros.

Detalhes sobre o navio graneleiro

Navio atracou no complexo portuário paranaense na última segunda-feira (8) | Crédito da imagem: Claudio Neves/Portos do Paraná

O Pacific South saiu em abril do porto de Xangai (China) e chegou na Baía de Paranaguá no primeiro dia de junho. O graneleiro tem 292 metros de comprimento e 45 metros de boca (largura), o que é considerado um marco histórico para o complexo.

Segundo a Portos do Paraná, os graneleiros recebidos medem, em média, entre 199 e 229 metros de comprimento. Esses, em geral, costumam carregar pouco mais de 60 mil toneladas de carga (soja, milho ou farelo). Além disso, segundo a autoridade portuária, os navios que transportam granéis têm cinco ou sete porões. Já o Pacific South tem nove.

De Paranaguá, o graneleiro partirá rumo ao porto de Amsterdã, na Holanda.

Corredor de Exportação do Paranaguá

O Corredor de Exportação conta com seis shiploaders (carregadores de navio), com capacidade para embarcar aproximadamente mil toneladas por hora. Os equipamentos carregam, por meio de esteiras, cargas de 11 terminais diferentes – nove privados e dois públicos.

Além disso, são três berços prioritários, que podem receber o serviço interligado dos terminais. O mecanismo permite embarques simultâneos em um único navio, o que cria maior flexibilidade e produtividade no Porto de Paranaguá.

Clique aqui e receba as notícias do OMDN diretamente no WhatsApp.