Panamá sedia Cúpula Empresarial China-ALC

Expectativa do encontro é gerar $ 190 milhões de dólares em negócios

Foto do Ministerio de Comercio e Industrias de Panamá/Divulgação

A 13ª Cúpula Empresarial China-América Latina e Caribe tem o objetivo de aumentar ainda mais os laços comerciais e o investimento corporativo inclusivo. O evento está sendo realizado na Cidade do Panamá, até esta quarta-feira (11/12). A expectativa é que a cúpula pode gerar até S $ 190 milhões de dólares em negócios, de acordo com os organizadores.

A China é definitivamente um mercado atraente para investidores multinacionais e pequenas e médias empresas”, disse o ministro do Comércio e Indústrias do Panamá Ramon Martinez durante a cerimônia de abertura.

Espera-se que cerca de 1.000 empresas participem da cúpula de três dias, incluindo aproximadamente 600 da América Latina e 400 da China.

“Em apenas uma década, o volume de comércio entre a China e a América Latina aumentou mais de 20 vezes, por meio de centenas de acordos assinados e dezenas de projetos em andamento em áreas-chave para o desenvolvimento da região, como infraestrutura, energia e transporte”, disse o oficial.

Veronica Zavala, representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) da América Central, disse que acredita que a Cúpula Empresarial China-América Latina e Caribe serve como uma ferramenta essencial para gerar novas oportunidades de negócios e promover exportações e investimentos estrangeiros.

As empresas são cada vez mais globais, mas são construídas com contatos entre pessoas em fóruns como esse”, disse Zavala, cuja agência é uma das organizadoras da Cúpula Empresarial China-América Latina e Caribe.

“Mais e melhores investimentos beneficiam a China, a América Latina e o Caribe. Precisamos abrir as portas para termos as oportunidades que nos colocam no caminho do crescimento inclusivo”, acrescentou Zavala, que também representa o BID no México, Haiti e Dominicana. República.

O presidente da Câmara de Comércio, Indústria e Agricultura do Panamá, Jorge Juan de la Guardia, observou que a China é um dos principais clientes da rota marítima do Canal do Panamá.

A China também é o principal fornecedor de mercadorias distribuídas nas Américas pela Zona de Livre Comércio de Cólon do Panamá, disse De la Guardia. Segundo ele, os recursos adequados para negócios do Panamá o tornam o anfitrião perfeito para a cúpula.

O Panamá oferece o cenário ideal para fazer negócios, devido à sua estabilidade política e econômica e à sua posição geográfica entre as Américas do Norte e do Sul”, afirmou.

Lu Pengqi, vice-presidente do Conselho da China para a Promoção do Comércio Internacional (CCPIT), disse que a Cúpula Empresarial China-América Latina e Caribe ajuda a fortalecer os laços entre a China e a América Latina e destaca a estratégia da China de crescimento e abertura contínuos.

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