Os caminhos da desburocratização: cinco pontos positivos

Facilitação dos processos de importação e exportação traz segurança e transparência ao setor

O planejamento de importação e exportação sempre considera o tempo como fator estratégico nas transações. Há o período inevitável para o deslocamento e transporte dos produtos, mas também os prazos prolongados causados pela burocracia. Entre os envolvidos nas negociações internacionais é quase unânime dizer que a simplificação é o principal caminho para a desburocratização.

Iniciativas governamentais e de parcerias público-privadas como o Portal Único de Comércio Exterior e o Programa Brasileiro de Operador Econômico Autorizado (OEA) são exemplos de ações realizadas para reduzir o tempo e os custos para importar e exportar. Estas medidas permitem que mais empresas, incluindo as de pequeno porte, participem do ambiente de negócios internacionais.

Estima-se que o tempo médio de permanência de um container em porto americano seja de 48 horas. No Brasil, esta média é de 14 dias. Ou seja, essas ações são fundamentais para tornar o país mundialmente competitivo.

Pedimos a co-founder do Fazcomex e especialista na área, Sinara Bueno, que listasse cinco pontos positivos que a desburocratização traz para os empresários. Confira o que ela aponta:

Leia mais…
Como a tecnologia contribui para a evolução dos negócios internacionais