O transporte rodoviário na multimodalidade e intermodalidade

Quase 100% dos transportes no mundo dependem do caminhão para completar o trajeto

O transporte rodoviário possui algumas características que o destacam, dentre elas, a disponibilidade, a diversidade e a agilidade. Existe uma, no entanto, que o diferencia de todos os modais disponíveis, a flexibilidade. Ou seja, pode seguir e mudar seu caminho por onde for e, em geral, é o único que consegue chegar à porta da indústria para coletar ou entregar.

Na prática, as demais categorias de deslocamento, salvo o dutoviário, dependem do transporte rodoviário.

As mercadorias só conseguem completar o destino no complemento do porto, no aeroporto ou na estação ferroviária até a fábrica e vice-versa com a participação do caminhão”, afirma o diretor comercial da Agillog Transportes, Ricardo Ramos.

Transporte rodoviário é estratégico

Essa condição transforma o transporte rodoviário em peça chave na estratégia logística das empresas. Segundo Ramos, “cada vez mais, os negócios precisam de celeridade e precisão na mobilidade. Hoje, ainda não contamos no Brasil com uma transição eficaz entre os modais, por isso, a gestão do processo precisa ser muito bem-feita”.

Pela burocracia e a complexidade tributária, o país não usufrui de mecanismos eficazes de multimodalidade, onde diferentes modais podem seguir apenas uma única documentação. Na intermodalidade, por mais complexos que sejam os transportes, dentro do plano logístico, o caminhão sempre será o início e o fim, ratificando o valor de um bom prestador de serviços.

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