O que são Incoterms e qual a sua importância?

Regras são usadas em todo o mundo em negociações internacionais

Imagem de MasterTux por Pixabay

Os Incoterms são termos de comércio internacional usados para definir responsabilidades do importador e do exportador no trâmite logístico e no risco da carga. Ou seja, o Incoterm instrui as partes em que local a carga será entregue e quais custos logísticos estarão envolvidos para cada um.

O EXW (EX Works), por exemplo, é o termo de menor risco para o exportador, já que o importador será responsável por todo o processo desde a fábrica produtora. Já o FOB, que é utilizado apenas no marítimo, a mercadoria é entregue a bordo do navio (FOB – Free on Board) sendo todos os custos até ali do exportador. O frete internacional e todas as despesas seguintes são responsabilidades do importador.

E assim até o DDP (Delivery Duty Paid), onde o exportador/vendedor faz todo o processo, incluindo a nacionalização da mercadoria para o importador/comprador. Além desses três, os outros oito (são onze no total) completam a lista dos Incoterms, que foram atualizados em 2020 com poucas alterações, mantendo a essência de suas definições.

Além dos custos, também são definidos os riscos de carga. No caso de algum sinistro no meio do caminho, por exemplo, a responsabilidade será daquele que o Incoterm tiver definido na negociação.

Qual a importância dos Incoterms?

A importância dos Incoterms está diretamente ligada ao custo de toda operação de comércio exterior. Negociar um produto sem considerar o Incoterm é um erro que pode levar ao insucesso do negócio, seja pela perda financeira com um custo operacional não planejado, ou com o descontentamento da outra parte quando as responsabilidades forem esclarecidas depois do acordo.