O que fazer com importações da China diante da alta do dólar?

Empresas precisam estar preparadas para quando o consumo for retomado

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Embora seja uma variável importante, o dólar não é a única coisa a se considerar em um processo de compra internacional. Algumas, aliás, andam no sentido contrário ao aumento da taxa cambial. Por isso, listo abaixo pontos sobre o que fazer com a importação diante do aumento do dólar.

Negociação com o parceiro internacional

Pela redução de negócios no globo, é natural que haja um interesse e uma flexibilização maior para a venda por parte do fornecedor chinês. Busque alternativas com ele e questione sobre o que pode ser feito para reduzir os valores. Oportunize uma redução pontual.

Verifique como foi a oscilação cambial

Mesmo não sendo flutuante como no Brasil, a China busca estimular a exportação aumentando o dólar. Neste período, em proporções menores, a moeda norte-americana também valorizou no país asiático. Por isso, solicite uma redução do preço em dólar proporcional à valorização da moeda.

Encontre caminhos logísticos melhores

Os preços do frete internacional da China oscilam conforme a sazonalidade. Neste caso, pela redução da demanda, é natural que os preços dos fretes internacionais também caiam. Além disso, é possível viabilizar o retorno dos containers refrigerados desligados, já que os armadores precisam desta transferência de equipamentos. O ganho pode ser potencial.

Negocie valores de toda cadeia

Terminais portuários ficam mais flexíveis para atender pleitos especiais para atrair cargas. Ou seja, melhores preços nas operações logísticas também podem ser solicitados. Custos, como armazenagem e movimentação, podem reduzir as despesas gerais.

No final, não há muito segredo senão bastante trabalho para compensar aspectos macroeconômicos, como a variação cambial. O conhecimento cultural, logístico e aduaneiro para isso é fundamental. Mesmo que a demanda atual esteja mínima, o consumo aumentará com o tempo e as empresas precisarão de condições para entregar o que os consumidores querem. Quem estiver melhor preparado sairá na frente de todos nesta recuperação econômica.

 

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