O que está por trás do canal melancia?

Apesar de não existir oficialmente na parametrização, termo se tornou comum no comércio exterior

Crédito da imagem: PDPics/Pixabay

A parametrização em canal verde é sempre muito esperada. Algumas vezes, no entanto, o canal amarelo aparece e, em outras, o vermelho. O cinza não é tão comum, mas pode acontecer. Esses são os canais oficiais definidos pela autoridade brasileira. Mas o que seria o “canal melancia”, que eventualmente é mencionado?

Quando a importação é parametrizada em canal verde, a informação que aparece no sistema é de “análise fiscal”. Nesses casos, o despachante já espera que o desembaraço automático se concretize no período seguinte, na atualização do sistema. Muitas vezes, entretanto, a Receita Federal (RFB) pode alterar o status para canal vermelho, frustrando as expectativas. Por se tratar de um processo “verde por fora, mas vermelho por dentro”, passou a ser conhecido popularmente como “canal melancia”. Contudo, ele não existe oficialmente na parametrização.

Espaço para outras frutas?

Dentro das atribuições que possui, a Receita Federal também pode alterar outros canais, dependendo da circunstância. A popularidade do canal melancia, no entanto, não tem dado espaço para outras frutas. O canal verde se tornando amarelo poderia ser o “canal abacate”, por exemplo, sendo verde por fora e amarelo por dentro. E o canal amarelo transformando-se em vermelho poderia ser conhecido como “canal goiaba”, se o melancia não fosse tão célebre.

Todos eles, claro, sem uso oficial, pois, para a RFB, o que vale são os quatro canais já definidos.

 

Leia também:
Parametrização: precauções para evitar o canal vermelho
Canal Vermelho: os caminhos até a liberação
Canal Vermelho na importação: quais os critérios da RFB?

Clique aqui e receba as notícias do OMDN diretamente no WhatsApp.