O que é uma trading company?

Empresa atua como facilitadora em negociações internacionais

Crédito da imagem: Freepik

A trading company é uma empresa especializada em negócios internacionais que busca aproximar empresas de diferentes países com interesses comuns de compra e venda. Ou seja, ela é uma facilitadora no desenvolvimento de negócios na importação e exportação, encontrando as melhores soluções.

Como se voltam a essa conexão no comércio internacional, as trading companies representam vantagens em negociações. Confira os principais benefícios que são atribuídos a elas:

Especialização

Em geral, as empresas precisam se dedicar ao seu core business. Comprar, produzir e vender são as etapas fundamentais. Muitas vezes, tirar o foco destas ações para se especializar em negócios internacionais pode gerar mais problemas do que soluções. Nesse sentido, a trading company consegue fornecer os caminhos à empresa, possibilitando que a organização mantenha a atenção naquilo que o negócio mais precisa.

Complexidade

O comércio exterior é muito burocrático. Caso o caminho seguido não seja o mais adequado, a perda pode ser significativa. Como é especializada, a trading company assumirá a responsabilidade pelo know how desenvolvido e disponibilizará maior garantia de agilidade e custo.

Dinamismo

A velocidade de mudança do mercado internacional é muito rápida. A melhor solução de hoje pode não ser a melhor no próximo mês. E isso em relação à moeda de pagamento, variação cambial, tipos de frete, porto/aeroporto de destino, tempo de trânsito, procedimento de liberações, entre outros. A trading company estará atualizada sobre todas essas circunstâncias.

Benefícios tributários

Em alguns estados, uma trading company pode ser detentora de benefícios específicos, que reduzem o pagamento de tributos. Através dela, a empresa pode também reduzir a carga tributária, usufruindo de um melhor custo benefício no processo.

Custos

Pela união de todos os fatores acima, embora seja intermediária no processo, a trading company pode garantir uma redução dos custos e propiciar ganhos de curto, médio e longo prazo.

 

Leia também:
O que é uma admissão temporária?
Quais são as responsabilidades do Incoterm CIF?
Como transportar uma mercadoria que excede o tamanho do container?