O que é o frete de retorno e como ele pode ser lucrativo?

Por Licínio Lauro Nunes

No Brasil existem inúmeras possibilidades de rotas para os transportadores. Enquanto algumas regiões são populosas e economicamente desenvolvidas, aumentando assim as chances do condutor conseguir um frete na volta, outras são mais afastadas e com poucas possibilidades do caminhoneiro voltar para casa com a carroceria cheia. Considerando os altos custos do transporte de carga, por conta de questões como combustível, pedágios, despesas e possíveis multas, um desafio constante para as transportadoras é conseguir otimizar ao máximo essa operação. Uma maneira de potencializar o retorno financeiro de uma remessa é justamente o frete de retorno.

Regressar de uma viagem com o caminhão vazio é uma frustração que ainda contribui para elevar gastos. Contudo, reverter essa situação é possível com um bom planejamento, e é aí que entra o frete de retorno. Ele acontece quando uma empresa consegue organizar suas rotas de forma que um caminhão regresse de um determinado ponto de entrega cheio, atendendo um novo pedido, evitando, desse modo, circular vazio desperdiçando dinheiro. Isso pode aumentar muito os lucros da operação adicionando ao que já seria ganho, além de cobrir também os custos da volta do veículo, que anteriormente teriam que ser pagos pelo frete de ida.

Imagine viajar milhares de quilômetros para um lugar sabendo que não tem nada por lá para trazer na volta?

O frete de retorno é um excelente meio para elevar a rentabilidade e potencializar a sustentabilidade do negócio.

Com o apoio das estratégias certas, uma transportadora consegue se planejar para fazer viagens de ida e volta com o caminhão preenchido. Consequentemente, tem a oportunidade de lucrar mais e driblar problemas sérios como a ociosidade.

Se for aceitar um frete para regiões menos desenvolvidas, a transportadora precisa colocar no valor do frete o custo da volta.

Sabemos que o mercado está difícil e que o motorista não pode rejeitar fretes, mas muitas vezes é melhor ficar em casa parado do que aceitar um frete que só trará prejuízos.

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