O que é o container NOR? Quais vantagens ele pode oferecer?

Opção por este equipamento pode reduzir custos de frete em até 30%

Apesar de atualmente ser uma opção mais conhecida no mercado, ainda é uma modalidade que para muitos precisa ser mais bem esclarecida e explorada. O container NORNon-Operating Reefer”, é a unidade de container Reefer que permanece desligada durante todo o trajeto, sendo muito utilizado para importação de carga geral seca e não restrita.

O Brasil possui uma grande demanda de exportação de mercadorias congeladas para outros países, especialmente países asiáticos, desta forma fazendo-se necessário o reposicionamento destes equipamentos para atender novas demandas de exportações no Brasil; porém a demanda por containers Reefer nas exportações superam em muito a demanda nas importações; isso faz com que haja um déficit de equipamentos disponíveis nos terminais de containers no Brasil.

A solução logística encontrada para manter os estoques de equipamentos Reefers nos terminais balanceados em relação a demanda de importação e exportação que são desiguais, foi a utilização desses equipamentos para cargas secas na importação, ou seja, cargas gerais que possam ser transportadas nestes equipamentos com segurança sem que haja danos ao mesmo e nem à mercadoria.

O maior benefício na utilização desses equipamentos está diretamente ligado ao preço reduzido do frete. Ao optar pelo container NOR, pode-se obter uma redução no valor do frete internacional de até 30% se comparado com o valor do frete de um container DRY, dependendo do período do ano.

Um ponto a ser destacado, é para quem utiliza exclusivamente equipamentos de 20 pés DRY para o transporte das mercadorias na importação. Quanto substituído por um NOR, a opção será apenas de container de 40 pés, uma vez que basicamente não há disponibilidade de equipamentos de 20 pés reefer no mercado. Neste caso deve-se observar o valor do frete para equipamento de 20 pés DRY naquele período e fazer os comparativos, pois pode haver diferença de custos na origem para o exportador no THC (capatazias de origem), bem como no valor do transporte rodoviário ao substituir o equipamento de 20 pés pelo de 40’.

É necessário estar atento a metragem cúbica total da carga antes de optar pelo NOR. A capacidade volumétrica do equipamento de 40 pés NOR é menor em relação ao equipamento de 40 pés HC. Essa redução de espaço pode apresentar uma perda de até 9 m³ tornando inviável a substituição.

Optar pelo uso do container NOR pode ser uma ótima escolha para redução de custos, uma vez que o frete internacional está diretamente ligado a base de cálculos dos impostos nas importações, mas fique atento ao escolher o container NOR. É importante analisar previamente o tipo de mercadoria a ser transportada neste container, pois, a parede interna possui um isolamento térmico feito de poliuretano e revestido com alumínio ou aço inoxidável que pode ser avariado dependendo o tipo de mercadoria ou amarração utilizada. Na dúvida consulte sempre um agente de carga de confiança e com conhecimento neste tipo de equipamento.