O que é parametrização?

Sistema da Receita Federal classifica as mercadorias por canais, conforme a necessidade de conferência

Sistema de canais aponta nível de conferência das cargas exportadas ou importadas | Crédito: Divulgação/RFB

Um dos termos mais utilizados em operações de comércio exterior no Brasil é “parametrização”. Aplicado tanto em importações quanto em exportações, esse procedimento é essencial para o despacho aduaneiro das mercadorias. Na prática, ele é um sistema de canais de conferência adotado pela Receita Federal (RFB) para as cargas que entram ou saem do país.

Com esse sistema, a declaração de importação ou exportação é classificada em um canal, que indicará o nível de verificação a ser aplicado pela autoridade aduaneira. Assim, é a parametrização que apontará se o desembaraço será de forma automática ou se um fiscal da Receita precisará verificar os documentos e os produtos.

A classificação por canais é dividida em cores, sendo quatro na importação e três na exportação.

Canais de parametrização na importação

Nas importações, o nível de parametrização é indicado pelas cores verde, amarelo, vermelho e cinza. Esses canais seguem uma ordem crescente de exigências de verificação da carga:

Parametrização nas exportações

Já uma declaração de exportação pode ser submetida ao canal verde, laranja ou vermelho. Eles seguem o mesmo conceito do sistema aplicado na importação:

Mudança de canal

Não é incomum que, durante o processo de parametrização, ocorra um redirecionamento do canal selecionado. Isso acontece quando a autoridade aduaneira verifica a necessidade de uma análise mais detalhada da operação, por exemplo. Assim, uma mercadoria pode estar em análise fiscal, o que naturalmente levaria a um canal verde, mas no final constar um canal vermelho. Nesse caso, ocorre o chamado “canal melancia”, como é popularmente conhecido no comex.

Clique aqui e receba as notícias do OMDN no WhatsApp.