O pós-coronavírus na China e os reflexos no mercado

Capacidade limitada das fábricas e entraves no setor logístico impactam na importação de produtos chineses

A China é um dos principais fornecedores de matérias-primas e produtos acabados para muitas empresas no Brasil, que dependem do fornecimento regular para manter suas linhas de produção operando normalmente. Porém, esta realidade vem sendo afetada drasticamente. Desde o início do ano a China vem enfrentando um problema grave com o surto do novo coronavírus, que obrigou um recesso geral, adiando por diversas vezes a retomada da produção e da logística no país.

O então esperado retorno do mercado na China após o feriado do Ano-Novo chinês não aconteceu como esperado e as empresas que dependem das importações dos produtos chineses estão vendo seus estoques se esvaindo dia após dia.

A maior parte dos staffs dos agentes de carga na China retornaram às atividades na última semana, enquanto os voos em aeronaves de passageiros – que absorvem uma grande parte das mercadorias que entram e saem do país pelo modal aéreo – permanecem cancelados. Voos em cargueiros estão operando normalmente, assim como as alfândegas e terminais de carga. O transporte marítimo, apesar de operante, vem acumulando atrasos, cancelamentos e alterações nos seus serviços.

De acordo com nossos parceiros na China, o desafio agora é a capacidade limitada das fábricas em produzir e entregar os pedidos aos seus clientes. Aproximadamente 50% da capacidade de produção foi restabelecida. Trabalhadores de algumas províncias ficarão isolados ainda por mais 14 dias antes de retornarem as suas atividades.

Ainda é esperado que o mês de março seja conturbado para quem depende da logística internacional para ter seus produtos disponíveis aqui no Brasil. Pedidos acumulados, fábricas com capacidade de produção deficitária e serviços logísticos limitados poderão gerar ainda mais atrasos. Como consequência, o mercado de frete espera que haja um aumento das tarifas a partir de março, dado a necessidade de atender a demanda para restabelecer a lacuna gerada pela interrupção do trabalho na China.

É importante salientar que o problema causado pelo coronavírus, antes limitado ao mercado da China, tem demonstrado novos casos em outros países. Fato que pode facilmente interferir em outras rotas e serviços no mundo, antes não afetados.

Se você é importador e está ansioso para embarcar suas mercadorias, saiba que ainda poderá enfrentar algumas dificuldades nas próximas semanas, como problemas com espaço nos navios e aeronaves, bem como atrasos e mudanças de rotas no decorrer da viagem. É importante buscar junto aos exportadores a programação das fábricas e disponibilizá-la com antecedência ao seu agente de carga de confiança. Trabalhar previamente com estas informações dará maior possibilidade de sucesso na operação.

Conte com a Ethima Logistics para auxiliar com suas importações. Entre em contato conosco pelo e-mail contato@ethima.com.br ou pelo telefone (47) 3349-2767.

 

Leia também outros artigos e reportagens com Carlos Castro