Navios de carga elétricos e com emissão zero de poluentes

Os chamados ‘Tesla dos navios’ estão sendo desenvolvidos por empresas da Holanda e Alemanha

EC-52 - Imagem da Port-Liner

O lançamento de uma inovação que poderá revolucionar a indústria de transporte é aguardado com expectativa. A empresa holandesa Port-Liner anunciou que fará o lançamento de dois navios de carga elétricos até o final de 2019, segundo publicou o Dinheiro Vivo, de Portugal. Os projetos, que são chamados de ‘Tesla dos navios’, são desenvolvidos em parceria com a alemã H2-Industries vem sendo anunciado desde setembro de 2018, quando foi lançado durante a SSM, em Hamburgo.

A construção dos navios de carga elétricos é baseada em uma nova forma de abastecimento de energia, conhecida por LOHC (Liquid Organic Hydrogen Carrier), tecnologia desenvolvida pela H2-Industries para embarcações utilizadas em navegação em rios e lagos. Como não há mais necessidade de uma sala de máquinas, a capacidade de containers dos navios aumenta em 8%.

O investimento no projeto é estimado em € 100 milhões (R$ 443 milhões) com subsídio de € 7 milhões (R$ 31 milhões) da União Europeia.

Segundo comunicado da Port-Liner, o mercado para a eletrificação do transporte fluvial e lacustre europeu é de 15.000 navios, dos quais 7.300 são navios de carga. Na Rússia, existem 29.000 navios, dos quais 15.000 navios de carga. E na China, o maior mercado, existem 195.000 navios. De acordo com a empresa, “todos podem ser atualizados de forma rápida e eficaz usando a tecnologia H2-Industries LOHC”.

Dois modelos de navios de carga elétricos anunciados são:

EC52-1: embarcação multiuso (52 mX6.7 m, calado de 2 metros), para transporte simultâneo a granel (400 toneladas) e contentores 24/36 TEU. Eles serão equipados com casco duplo (ADN / produtos perigosos), com um sistema de lastro inteligente para navegação e estabilidade (sem carga), um sistema de hélice de última geração e uma casa do leme que pode se mover não apenas para cima e para baixo, mas também para trás.

EC110: a embarcação padrão de 110 mx11,45 m tem um raio de ação de pelo menos 14 horas. Será possível cobrir as rotas Roterdã (Holanda) – Antuérpia (Bélgica) – Duisburgo (Alemanha). Com capacidade para até 280 TEU.

Menor emissão de poluentes

Em busca de eficiência e menor emissão de poluentes outras empresas de transporte de como CMA CGM e MSC confirmam que seus navios estão tendo depuradores instalados. Quatro navios de propriedade destas corporações estão fora de serviço desde o mês de julho. Todos os quatro estão no processo de instalação de sistemas de purificação de gases de escape.

Saiba mais sobre outros tipos de navios conferindo a Comexpedia.