Movimentação global de containers registra queda no terceiro trimestre

Segundo relatório da Maersk, as taxas médias de frete também tiveram redução

Foto Divulgação/Maersk

O terceiro trimestre de 2019 viu a movimentação global nos volumes de containers cair para 1,5%, enquanto as taxas de frete caíram uma média de 3,6%. Os dados fazem parte do relatório trimestral da AP Moller – Maersk, transportadora dinamarquesa.

Segundo a empresa “a desaceleração está alinhada com a projeção revisada para o ano inteiro de 1-2% em 2019 e reflete o enfraquecimento amplo do ambiente econômico em todas as principais economias. Os efeitos negativos da escalada das restrições comerciais também pesaram no crescimento do comércio”.

Em particular, as importações de containers nos EUA caíram 0,5% no trimestre, com as importações da Ásia caindo 0,9%, refletindo as restrições comerciais EUA-China.

Do lado da oferta, o crescimento da capacidade da frota de containers superou a demanda, com um aumento de 3,9% no terceiro trimestre, para 23,1 milhões de TEU.

Em termos de taxas de frete, o China Composite Freight Index (CCFI) mostrou que as taxas foram 1,7% mais baixas no terceiro trimestre de 2019 do que no mesmo período do ano anterior. A queda foi particularmente acentuada no comércio Ásia – Norte da Europa, onde as taxas caíram 9% no trimestre.