MITO OU VERDADE? Produtos importados da China podem conter o coronavírus

Informações compartilhadas em redes sociais chegam a recomendar que a população se recuse a usar EPIs importados do país asiático

MITO

Segundo o próprio Ministério da Saúde, não há evidência de que produtos importados da China para o Brasil possam trazer o novo coronavírus. O motivo é simples: em geral, o vírus não sobrevive por mais de 24 horas fora do organismo humano ou de outros seres vivos. Mesmo considerando o modal de transporte mais rápido entre os dois países, o aéreo, o tempo de trânsito costuma levar não menos que cinco dias. Além disso, a Anvisa também intensificou o monitoramento diário em portos, aeroportos e fronteiras terrestres no combate ao contágio.

Os coronavírus são conhecidos desde meados dos anos 60. A mais recente mutação recebeu o nome de Covid-19. Os sintomas podem variar desde resfriado até casos mais graves, como pneumonia e insuficiência respiratória aguda. O agente viral da Covid-19, assim como das outras variações do coronavírus, é envolto em uma estrutura lipídica que o torna sensível ao dessecamento prolongado. Logo, o contágio dependerá do contato físico entre as pessoas, através de secreções contaminadas, como gotículas de saliva em um espirro, tosse ou aperto de mão. Por isso, o distanciamento social é necessário. Ademais, o simples ato de lavar as mãos com sabão e água já é capaz de inativar um vírus com esta característica.

Enquanto hábitos ainda são readequados para minimizar os efeitos catastróficos da Covid-19, é preciso atenção à veracidade dos conteúdos propagados na Internet. Nas redes sociais, circulam, inclusive, áudios e vídeos acusando a China de exportar equipamentos de proteção individual (EPIs) previamente contaminados pelo novo coronavírus. As mensagens, sem qualquer comprovação, recomendam que a população se recuse a usar, por exemplo, máscaras de procedência chinesa distribuídas pelo poder público.

Não é de hoje que as notícias falsas geram impactos negativos à sociedade. Diariamente há um bombardeio por desinformações travestidas de fake news. Disseminá-las deliberadamente, especialmente em meio a uma crise pandêmica, é um desserviço à humanidade. Infelizmente parece que a mentira é, por vezes, mais atraente. É como no velho ditado “uma mentira pode dar a volta ao mundo, enquanto a verdade leva o mesmo tempo para calçar os sapatos”. Curiosa e ironicamente, esta citação é atribuída de maneira falaciosa a Mark Twain, Thomas Jefferson, Winston Churchill, entre outros.

Em conclusão, Wish e AliExpress continuam seguros! Especialmente porque prazo de entrega, neste caso, dificilmente será inferior a 30 dias. Considerando o prazo entre a compra on-line e a chegada ao Brasil, os pedidos internacionais estarão seguros para serem abertos em casa, onde, quem conseguir, deve permanecer durante a pandemia, seguindo as recomendações dos órgãos competentes de saúde.

Confira também o assunto na 17ª edição da Revista O Mundo dos Negócios

Clique aqui e receba as notícias do OMDN diretamente no WhatsApp.