MITO OU VERDADE: É possível importar com o dólar alto!

A variação cambial é um fator importante nos custos de importação.

VERDADE! Certamente, é possível importar com o dólar alto. Se analisarmos os motivos que nos estimulam a importar, poderemos ter uma conclusão melhor. As importações são realizadas para 1) redução de custos e/ou 2) diferenciação de produtos e /ou ainda 3) para complementação de demanda.

Quando compramos do exterior para reduzir custos o nosso comparativo é com a compra local. Queremos trazer de fora porque é mais interessante economicamente. Muitas vezes, mesmo com o aumento do dólar, a importação continua sendo mais interessante. Ou seja, o comparativo precisa ser constante, já que os preços no mercado local podem também aumentar com o dólar ou ainda com o aumento pontual da demanda em relação à oferta disponível.

Se queremos produtos diferenciados, que não existem no mercado local, trabalharemos pelo valor agregado. Claro que o custo continua sendo importante para manter o preço e o giro, mas a diferenciação, neste caso, será o principal critério de atuação. Ou seja, importar produtos diferenciados pode dar um plus no mix de produtos e certificar um resultado operacional melhor com maiores margens de rentabilidade. O exterior certamente é cheio destas possibilidades.

A compra para complementação da demanda é a que mais sofre neste caso. O Brasil depende do trigo argentino, por exemplo, e a flutuação cambial pode alterar o custo do produto diretamente. Neste caso (e nos outros, inclusive), é importante verificar a variação cambial na origem também, buscando compensações com o fornecedor dentro da cadeia logística, já que ele terá um ganho cambial no processo caso o dólar tenha aumentado lá.

Conte com um especialista

Enfim, o dólar maior não é impeditivo para viabilizar uma importação. Sempre haverá uma melhor condição de compra para algum produto em algum momento e em algum lugar do mundo. É necessário, no entanto, uma condição de especialização nos negócios internacionais com pesquisas e estudos constantes para que os riscos sejam minimizados e as oportunidades sejam aproveitadas com resultados máximos.

Leia mais sobre câmbios.

Clique aqui e receba as notícias do OMDN diretamente no WhatsApp.