Marinha monitora navio encalhado no Maranhão

Gabinete de crise foi formado para acompanhar o navio mercante que transporta minério de ferro da Vale

Foto Reprodução / FleetMon

A Marinha do Brasil montou um Gabinete de Crise na Capitania dos Portos do Maranhão; no comando do 4º Distrito Naval, em Belém; e no Comando de Operações Navais, no Rio de Janeiro, e monitora os possíveis danos ambientais oriundos do encalhe do navio Stellar Banner e dos planos de desencalhe e retirada da embarcação.

Representantes das empresas envolvidas, membros do Gabinete de Crise e demais órgãos de fiscalização se reuniram para discutir as ações para desencalhar a embarcação, de propriedade da empresa sul-coreana Polaris. O navio está carregado com minério de ferro e tinha como destino o Porto de Qingdao, na China.

O navio mercante apresentou um problema nas proximidades da boia nº 1, no canal da Baía de São Marcos, no Maranhão, a cerca de 32 milhas do Farol de Santana.

Por meio de uma nota a Vale informa que tem empenhado todos os esforços e recursos para “mitigar os possíveis impactos causados pelo incidente com o navio MV Stellar Banner, de propriedade e operado pela empresa sul-coreana Polaris”. Entre as medidas de apoio técnico e logístico adotadas pela Vale nesta quinta-feira, em conjunto com as autoridades marítimas e ambientais responsáveis, estão:

A embarcação está encalhada a cerca de 100 quilômetros da costa de São Luís (MA), fora do canal de acesso do Terminal Marítimo Ponta da Madeira, de onde partiu na última segunda-feira (24). Os 20 tripulantes foram retirados do navio em segurança.