Kawasaki lança projeto pioneiro no transporte marítimo

Empresa japonesa fabricou primeiro transportador de hidrogênio liquefeito do mundo

Foto Divulgação/Kawasaki

A Kawasaki Heavy Industries anunciou lançamento do primeiro navio transportador de hidrogênio liquefeito do mundo. O projeto foi batizado oficialmente de Suiso Frontier.

O navio foi desenvolvido para fornecer um meio de transporte seguro de hidrogênio liquefeito a 1/800 do seu volume original de gás, resfriado a –253° C em grandes quantidades e por longas distâncias. A Kawasaki planeja instalar no navio um tanque de armazenamento de hidrogênio liquefeito com estrutura de concha dupla e isolamento de vácuo de 1.250 m3. O equipamento está sendo fabricado na Harima Works e com isso a conclusão no navio ficará para o final de 2020.

Uma vez concluído, o Suiso Frontier será usado para testes de demonstração tecnológica no Japão, visando o estabelecimento de uma cadeia internacional de fornecimento de energia a hidrogênio, com o hidrogênio liquefeito produzido na Austrália sendo enviado ao Japão.

O hidrogênio está ganhando popularidade como principal fonte de energia da próxima geração para combater o aquecimento global. Não emite CO2 ou outros gases de efeito estufa durante o uso, e as possíveis utilizações incluem geração de energia, veículos com células de combustível e muito mais.

Com o objetivo de tornar o hidrogênio uma fonte de combustível tão comum quanto o petróleo e o gás natural, a Kawasaki se uniu em 2016 com a Iwatani Corporation (Iwatani), a Shell Japan Limited e a Electric Power Development Co., Ltd. (J-POWER) para formar Associação de Pesquisa em Tecnologia da Cadeia de Suprimento de Energia a Hidrogênio sem CO2 (HySTRA). Esta organização, com o apoio da NEDO, vem buscando o desenvolvimento tecnológico que visa a construção de uma cadeia de suprimento de energia que permita um suprimento econômico e confiável de hidrogênio em grande escala.

Além deste mais recente transportador de hidrogênio liquefeito, um terminal de descarga de hidrogênio liquefeito está sendo construído na cidade de Kobe, na província de Hyogo, e uma instalação de gaseificação de carvão marrom está sendo construída na Austrália.

Leia também…
O que é IMO 2020?